As inscrições da lista de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2018/1 já podem ser feitas. Elas foram iniciadas nesta sexta-feira, 16 de março, e os interessados têm até a próxima segunda-feira (19) para a participação.
Os convocados na lista de espera serão conhecidos em 20 de março. Eles terão que comprovar as informações da inscrição nos dias 21 e 22 seguintes. Se não houver a confirmação dos dados, o candidato perderá a bolsa conquistada.
Quem pode participar?
A lista de espera do ProUni contempla a primeira e a segunda opção de curso do candidato que se inscreveu normalmente no programa. Abaixo estão os requisitos para participação:
Lista de espera da primeira opção de curso
=> Concorrente que não for pré-selecionado nas chamadas regulares.
=> Estudante pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado pela não formação de turma.
Lista de espera da segunda opção de curso
=> Candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares, no caso de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
=> Participante não pré-selecionado nas chamadas regulares por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
=> Estudante pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado pela não formação de turma.
Como foi o ProUni
O ProUni 2018/1 contou com a oferta de 242.987 bolsas de estudos (distribuídas em integrais e parciais). As vagas estiveram disponíveis em quase 3 mil instituições particulares.
As bolsas do ProUni 2018/1 foram exclusivas para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que tiveram média de 450 pontos e zeraram a redação.
Candidatos com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa puderam concorrer às bolsas integrais, enquanto as parciais foram destinadas aos concorrentes com rendimentos de até 3 salários mínimos por pessoa.
Os candidatos também tiveram que estar em uma das categorias abaixo para ter direitos às bolsas:
=> Ser aluno que fez o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular ou
=> Ser pessoa com deficiência ou
=> Comprovar ser professor da rede pública de ensino, em exercício do magistério da educação básica, que seja integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e pretenda concorrer para bolsas somente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, o candidato não precisa comprovar renda.
Mais informações no site do ProUni.