Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Chegam ao fim as inscrições do ProUni 2018/1

Chegam ao fim as inscrições do ProUni 2018/1

Elas serão finalizadas às 23h59. Os interessados em participar precisam ter feito as provas do Enem 2017

Publicado por Érica Caetano
09/02/2018 00h01 , atualizado em 25/11/2019 13h35

Serão finalizadas às 23h59 desta sexta-feira, 09 de fevereiro, as inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2018/1. Podem participar os candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. 

Saiba como funciona o ProUni

Consulte as bolsas do ProUni

A consulta das bolsas já está disponível desde 30 de janeiro. A oferta de 242.987 bolsas por quase 3 mil instituições de ensino superior particulares do ProUni 2018 para o primeiro semestre é a maior da história do programa. 

Além de ter feito as provas do Enem 2017, também é preciso ter alcançando a média mínima de 450 pontos em cada uma das provas e nota superior a zero na redação. 

Em seguida, o participante precisa comprovar a renda para concorrer às bolsas. O valor da renda familiar mensal per capita (por pessoa) indica para qual tipo de bolsa o estudante pode concorrer, lembrando que o ProUni conta com oportunidades de 50% e 100%. 

As bolsas de 100% destinam-se a candidatos com renda de até um salário mínimo por pessoa, enquanto as bolsas de 50% para aqueles que possuem renda de até três salários mínimos.

Preenchidos os critérios acima, é preciso estar em uma das situações abaixo:

=> Ter estudado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular ou
=> Ser pessoa com deficiência ou
=> Ser professor da rede pública de ensino, em exercício do magistério da educação básica, que seja integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e pretenda concorrer para bolsas somente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, o candidato não precisa comprovar renda.

Inscrições

As inscrições no ProUni são totalmente gratuitas e online. O candidato precisa usar o seu número de inscrição no Enem 2017 e a senha mais recente que foi usada para acessar as notas do exame. 

Esqueceu a senha? Veja aqui como recuperá-la

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), até às 18h de ontem, dia 08, já haviam se registrado 1.032.680 inscritos, totalizando 1.985.571 inscrições.

E por falar em inscrições, no ato dela, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, turno e instituição em que desejam bolsas, obedecendo sempre a ordem de preferência para ser chamado. Esses dados ficam disponíveis para mudança até o prazo final de inscrições, ou seja, até às 23h59 de hoje.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ProUni também possui reserva de bolsas para cotistas. As vagas por cotas são para pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Os cotistas devem atender a todos os critérios de participação citados anteriormente. 

Selecionados

Serão feitas duas chamadas regulares do ProUni 2018/1, assim como já aconteceu nas edições anteriores do programa. A primeira convocação será publicada em 14 de fevereiro, enquanto a segunda é esperada para 02 de março. 

Os candidatos que forem convocados terão que apresentar a documentação comprobatória nas instituições de ensino para poder garantir a bolsa. 

Os selecionados em primeira chamada terão que comprovar as informações de 15 a 23 de fevereiro. Os participantes que forem chamados na segunda lista devem comparecer às faculdades de 02 a 09 de março. 

Vale lembrar que algumas instituições podem exigir um processo de avaliação complementar ao programa. Esses detalhes devem ser conferidos na própria faculdade. 

Lista de Espera

Aqueles que não forem chamados em nenhuma das duas convocações regulares do ProUni poderão participar da Lista de Espera das vagas remanescentes. 

A manifestação de interesse pelas bolsas remanescentes será de 16 a 19 de março, exclusivamente pela Página do Programa. 

A relação dos participantes da lista de espera será divulgada em 20 de março. Os candidatos terão que ir até as faculdades nos dias 21 e 22 seguintes para comprovar as informações. 

Veja quem pode participar da Lista de Espera (apenas para o curso correspondente à primeira opção):

=> Quem não for pré-selecionado nas chamadas regulares.
=> Candidato pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado pela não formação de turma.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção:

=> Candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares, no caso de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
=> Participante não pré-selecionado nas chamadas regulares por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
=> Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado pela não formação de turma.

ProUni + Fies

Os candidatos que forem beneficiados com bolsa de 50% podem tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar o restante da mensalidade. 

A partir de 2018, o Fies apresenta novas regras e diferentes modalidades de financiamento. Os critérios para participação podem ser vistos aqui. O Fies contará com inscrições de 19 a 23 de fevereiro. 

Outros detalhes podem ser obtidos no site do ProUni. 
 

Veja também

IFMS recebe inscrições de vagas remanescentes via Enem
A seleção será feita mediante a nota mais alta alcançada pelo candidato na prova do Enem dos anos de 2019, 2018 ou 2017.

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 da PUC-Rio é liberada
Matrículas dos calouros são virtuais e seguem até 17 de agosto. Seleção foi realizada com o Enem.

Enem 2020: mais de 47 mil pessoas terão atendimento especializado nas provas
Inep, que organiza o exame educacional, explicou como será aplicação de provas para grávidas, lactantes, idosos, surdos, cegos, entre outros

Resultado do Vestibular 2020/2 de Enfermagem da Faculdade Einstein (SP) é divulgado
Candidatos aprovados estão recebendo por e-mail as orientações para a matrícula, que será ainda nesta semana.

Provas do Vestibular 2020/2 da URCA (CE) são adiadas por conta do coronavírus
Provas estavam agendadas para os próximos dias 15 e 16 de agosto em seis cidades do estado. Novo cronograma deve ser liberado em breve.

Resultado do Vestibular 2020/2 EaD da UEPG está disponível
Para participar, os concorrentes precisaram apresentar o histórico escolar do ensino médio. A seleção foi feita por meio de análise das notas e a classificação por ordem decrescente das notas. 

UFGD, no MS, muda cronograma do Vestibular 2021
Instituição fez alteração com o objetivo de diminuir risco de contaminação pelo coronavírus para os candidatos

Pré-vestibular gratuito 2020 em Limeira (SP) inscreve para turmas on-line
Oferta é de 500 vagas. Aulas serão ministradas pela Unicamp em salas virtuais.

No RS, UFPel recebe inscrições para Vestibular EaD 2020/2
Interessados nas mais de 800 vagas serão selecionados por meio de uma redação, que deverá ser produzida e enviada pela internet

UEL recebe pedidos de isenção e redução de taxa do Vestibular 2021
O benefício da isenção total ou desconto parcial vai depender da renda do candidato. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 14 de setembro a 30 de outubro.

UERJ divulga novo cronograma de reclassificações do Vestibular 2020
O calendário foi suspenso antes da matrícula dos aprovados na 2ª reclassificações em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Fatecs (SP) divulgam resultado do Vestibular 2020/2
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as matrículas deverão ser realizadas on-lin, através do link informado pelas Fatecs.