O Ministério da Educação (MEC) liberou ontem, 29 de janeiro, a consulta as vagas com os respectivos cursos e instituições do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2018/1.
De acordo com o órgão, este é o maior número de vagas já disponibilizado deste a criação do ProUni, em 2005. A oferta é de 242.987 vagas distribuídas em 2.976 instituições.
Do total de vagas, 113.863 são integrais, das quais 37.604 são para cursos na modalidade educação a distância. Já o número de bolsas parciais é de 129.124.
No mesmo período do ano passado, o ProUni teve a oferta de 214.110 bolsas de estudos.
A consulta das oportunidades pode ser feita na página do ProUni, na internet, no link citado acima.
Para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo a inscrição pode ser feita para bolsas integrais. Já as bolsas parciais podem ser solicitadas por aqueles cuja renda familiar não exceda 3 salários-mínimos.
O período de inscrições vai de 06 a 09 de fevereiro. Poderão ser indicadas até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida.
Veja como se inscrever no ProUni
Os cursos de graduação e sequenciais de formação específica terão início no primeiro semestre de 2018.
Quem pode fazer o ProUni?
Podem participar do ProUni candidatos que não possuam diploma de nível superior e tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota mínima de 450 pontos na média dos cinco testes objetivos, sem ter zerado a prova de redação.
Além disso, é preciso comprovar pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino;
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede privada de ensino como bolsista integral da própria escola;
- Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.
Resultado
O ProUni é formado por duas chamadas consecutivas e a previsão é de que o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada seja divulgado no dia 14 de fevereiro. Já a segunda chamada está prevista para sair em 02 de março.
Os pré-selecionados deverão comparecer à respectiva instituição de ensino para comprovação das informações prestadas em sua inscrição, de 15 a 23 de fevereiro (1ª chamada) e de 02 a 09 de março (2ª chamada).
Para participar da lista de espera, o candidato que não foi pré-selecionado deverá manifestar seu interesse por meio da página do Programa, na internet, entre os dias 16 e 19 de março. Ela estará disponível para consulta no SISprouni a partir do dia 20 seguinte.
Mais informações podem ser obtidas na página do ProUni ou no Edital desta edição.