A segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2018/1 foi publicada nesta sexta-feira, 2 de março. Os aprovados terão até o próximo dia 9 para confirmar as informações e garantir as bolsas de estudos.
Confira os aprovados no ProUni
Os candidatos precisam consultar a documentação necessária no site do ProUni. Os documentos têm que ser entregues nas instituições de ensino.
É importante que os candidatos que foram convocados acessem as páginas oficiais das universidades e faculdades para as quais foram aprovados, já que várias instituições exigem formulários adicionais e têm editais específicos com documentação complementar. A falta de documentos no momento da comprovação de informações gera a perda da bolsa.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições têm o direito de solicitar alguma avaliação complementar para o preenchimento das bolsas. Essa informação deve ser verificada na própria universidade.
Lista de Espera
A Lista de Espera do ProUni receberá inscrições de 16 a 19 de março. Os candidatos convocados serão conhecidos no dia 20 seguinte e a confirmação das informações será feita em 21 e 22 do mesmo mês.
Confira abaixo quem pode manifestar interesse nas bolsas da lista de espera na primeira opção:
=> Candidato que não for pré-selecionado nas chamadas regulares.
=> Participante pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado pela não formação de turma.
Pode participar da lista de espera para o curso da segunda opção:
=> Particpante não pré-selecionado nas chamadas regulares, no caso de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
=> Concorrente não pré-selecionado nas chamadas regulares por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
=> Candidato pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado pela não formação de turma.
ProUni
O ProUni 2018/1 teve a oferta de 242.987 bolsas de estudos (divididas em integrais e parciais) para cursos ministrados em quase 3 mil instituições particulares.
As bolsas foram exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 com média 450 pontos em cada uma das provas e nota superior a zero na redação.
O desconto nas mensalidades varia conforme a renda do candidato. Bolsas integrais foram para pessoas com até um salário mínimo por pessoa, enquanto as de 50% foram para quem comprovou renda de até 3 salários mínimos por pessoa.
Além da participação no Enem e os critérios de renda, os candidatos tiveram que se encaixar em uma das categorias abaixo:
=> Aluno que fez todo o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular ou
=> Ser pessoa com deficiência ou
=> Comprovar ser professor da rede pública de ensino, em exercício do magistério da educação básica, que seja integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e pretenda concorrer para bolsas somente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, o candidato não precisa comprovar renda.
Mais informações no site do ProUni.