A Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu adiar as provas da primeira fase do Vestibular 2020/2021, previstas para o próximo domingo, 28 de fevereiro. A nova data será divulgada amanhã, 24.
Segundo comunicado da universidade, o motivo do adiamento foi "a troca da coordenação geral do Núcleo de Concursos, bem como da necessidade do cumprimento de todos os desafios logísticos envolvidos, sobretudo em atenção ao atual estado de pandemia".
A troca na coordenação ocorreu após a suspensão do concurso da Polícia Civil do Paraná horas antes das provas do último domingo, 21. Anunciada na madrugada, a suspensão pegou de surpresa 106 mil inscritos que se deslocaram de várias regiões do país para fazer o concurso.
O coordenador do Núcleo de Concursos, Altair Pivovar, foi exonerado do cargo e substituído temporariamente por Alexandre Trovon de Carvalho.
Vestibular
O Vestibular 2021 da UFPR oferece 5.495 vagas, sendo 4.698 para o primeiro semestre e as demais (797) para o segundo. Metade das vagas é reservada para o sistema de cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual, há uma parcela destinada aos candidatos de baixa renda e/ou pretos, pardos e indígenas.
A prova da primeira fase terá 90 questões objetivas, sendo 12 questões de Português, 6 de Literatura Brasileira, 9 de Matemática, 9 de Física, 9 de Química, 9 de Biologia, 9 de Geografia, 9 de História, 5 Filosofia, 5 de Sociologia e 8 de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Polonês, Japonês ou Italiano).
A segunda fase está prevista para 18 de abril, sendo formada por três questões discursivas comuns a todos os cursos e algumas de disciplinas específicas aos cursos. Concorrentes a cursos que exigem testes de habilidades específicas, como é o caso de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Música, passarão pelo THE em 19 de abril.
As provas da primeira e segunda etapas serão aplicadas nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Em nota, a UFPR afirma que tomará todas as medidas de biossegurança contra o coronavírus.
"Salientamos que o Vestibular UFPR ocorrerá com a garantia plena a integridade da saúde de todos os candidatos e aplicadores envolvidos e da segurança das provas, sem prejuízos à isonomia e obedecendo todas as condições de biossegurança estabelecidas pelo Núcleo de Concursos e referendadas pelas autoridades de saúde do município e do estado do Paraná." (Núcleo de Concursos da UFPR)
Resultado
O adiamento da primeira fase não irá inteferir na data do resultado do vestibular, que está previsto para 4 de junho. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser objetivas no Edital e Guia do Candidato.