Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFPR adia provas do Vestibular 2020/2021

UFPR adia provas do Vestibular 2020/2021

Universidade trocou a direção do Núcleo de Concursos após suspensão do concurso da Polícia Civil horas antes das provas.

Publicado por Adriano Lesme
23/02/2021 10h14 , atualizado em 23/02/2021 10h15
Campus Rebouças da UFPR / Crédito da Foto: Marcos Solivan/SUCOM UFPR
Campus Rebouças da UFPR / Crédito da Foto: Marcos Solivan/SUCOM UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu adiar as provas da primeira fase do Vestibular 2020/2021, previstas para o próximo domingo, 28 de fevereiro. A nova data será divulgada amanhã, 24.

Segundo comunicado da universidade, o motivo do adiamento foi "a troca da coordenação geral do Núcleo de Concursos, bem como da necessidade do cumprimento de todos os desafios logísticos envolvidos, sobretudo em atenção ao atual estado de pandemia".

A troca na coordenação ocorreu após a suspensão do concurso da Polícia Civil do Paraná horas antes das provas do último domingo, 21. Anunciada na madrugada, a suspensão pegou de surpresa 106 mil inscritos que se deslocaram de várias regiões do país para fazer o concurso.

O coordenador do Núcleo de Concursos, Altair Pivovar, foi exonerado do cargo e substituído temporariamente por Alexandre Trovon de Carvalho.

Vestibular

O Vestibular 2021 da UFPR oferece 5.495 vagas, sendo 4.698 para o primeiro semestre e as demais (797) para o segundo. Metade das vagas é reservada para o sistema de cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual, há uma parcela destinada aos candidatos de baixa renda e/ou pretos, pardos e indígenas. 

A prova da primeira fase terá 90 questões objetivas, sendo 12 questões de Português, 6 de Literatura Brasileira, 9 de Matemática, 9 de Física, 9 de Química, 9 de Biologia, 9 de Geografia, 9 de História, 5 Filosofia, 5 de Sociologia e 8 de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Polonês, Japonês ou Italiano).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda fase está prevista para 18 de abril, sendo formada por três questões discursivas comuns a todos os cursos e algumas de disciplinas específicas aos cursos. Concorrentes a cursos que exigem testes de habilidades específicas, como é o caso de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Música, passarão pelo THE em 19 de abril.

As provas da primeira e segunda etapas serão aplicadas nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Em nota, a UFPR afirma que tomará todas as medidas de biossegurança contra o coronavírus.

 "Salientamos que o Vestibular UFPR ocorrerá com a garantia plena a integridade da saúde de todos os candidatos e aplicadores envolvidos e da segurança das provas, sem prejuízos à isonomia e obedecendo todas as condições de biossegurança estabelecidas pelo Núcleo de Concursos e referendadas pelas autoridades de saúde do município e do estado do Paraná." (Núcleo de Concursos da UFPR)

Resultado

O adiamento da primeira fase não irá inteferir na data do resultado do vestibular, que está previsto para 4 de junho. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser objetivas no Edital e Guia do Candidato.

Veja também

UnB suspende provas da 3ª etapa do PAS 2020
Candidatos fariam provas no próximo domingo, 7 de março, em Brasília, Taguatinga e Gama

UFMG abre inscrições para Vestibular 2021 de Habilidades Específicas
Processo seletivo é específico para cursos que exigem aptidão, tais como Música e Artes Visuais

UECE divulga 1ª chamada de classificáveis do Vestibular 2020/2
Também foi disponibilizada a chamada única de classificáveis cotistas e de pessoas com deficiência.

UFCG terá mais de 3 mil vagas oferecidas no SiSU 2021/1
A média mínima para tentar o ingresso em cursos da UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.

UFPR ofertará mais de 1.200 vagas no SiSU 2021/1
Os cursos da UFPR são ministrados nos campi Centro, Agrárias, Batel, Centro Politécnico, Jandaia do Sul, Jardim Botânico, Juvevê, Litoral, Palotina, Pontal do Sul, Rebouças, Toledo, Santos Andrade e Unidade Mirassol.

Abertas inscrições para lista de espera do ProUni 2021/1
Interessados podem participar somente até amanhã (2). Resultado sairá na próxima sexta-feira (5).

IFS recebe inscrições para Vestibular 2021/1 somente até hoje (1º)
Estudantes devem apresentar as notas do Enem de 2011 a 2019, desde que sejam acima de 300 pontos

IFB finaliza inscrições para Vestibular 2021/1 via Enem
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram a edição de 2019 do exame educacional e que não zeraram alguma das provas

Chegam ao fim inscrições para Vestibular 2021 do IFAM
Estudantes serão avaliados pelas notas do Enem ou pelo desempenho no ensino médio

Mais de 8 mil estudantes fazem provas do Pism 2021 da UFJF
Somente inscritos na terceira etapa vão realizar os testes. Para primeira e segunda fase, exames foram adiados.

UFMA ofertará quase 2,5 mil vagas no SiSU 2021/1
Inscrições para o SiSU poderão ser feitas entre os dias 6 e 9 de abril

Ufes estará presente no SiSU 2021/1 com 2,7 mil vagas
Termo de Adesão contém os cursos que estarão no SiSU, as vagas e notas mínimas exigidas.