O XIV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, constituído pela participação da Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerra nesta sexta-feira, 19 de dezembro, as provas do seu certame. Elas tiveram início ontem, dia 18.
As provas estão acontecendo no Centro Politércio (Cedeteg), em Guarapuava, situado na Rua Simeão Varela de Sá, nº 3, Vila Carli. Hoje, serão realizadas as provas objetivas, constituídas por de Língua Portuguesa (interpretação de textos), Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, Física, História, Matemática e Química, além da confecção de uma Redação, das 08h às 13h.
É recomendável que os candidatos cheguem com antecedência aos locais e estejam munidos de um documento de identificação, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha. A saída definitiva dos locais de prova será liberada somente a partir de uma hora e trinta minutos após o início da seleção.
No primeiro dia, os inscritos passaram pelo teste de Língua Portuguesa oral, que vale 50 pontos. Ele foi aplicado das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Estão sendo ofertadas seis vagas em cada uma destas universidades estaduais para índios do estado e outras dez para a Universidade Federal, também para indígenas que qualquer região do país.
Já o resultado é esperado para o dia 23 deste mês e os registros acadêmicos serão realizados de acordo com o calendário de cada instituição. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do Edital ou Manual do Candidato, além do e-mail vestibularindigena@unicentro.br e telefones (42) 3621-1034/1032.