Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Quem não tem Fies tem três vezes mais chance de abandonar curso

Quem não tem Fies tem três vezes mais chance de abandonar curso

Participantes do programa seguem nas vagas financiadas em instituições de ensino superiores

Publicado por Silvia Tancredi
31/08/2016 15h09 , atualizado em 31/08/2016 15h27

Estudantes que participam do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abandonam três vezes menos instituições superiores de ensino particulares do que alunos que não usam o programa. A informação saiu nesta segunda-feira, 29 de agosto, por meio do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2016 lançado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).

Tire suas dúvidas sobre o Fies

Ainda conforme o estudo, em 2014, do total de estudantes com Fies que cursavam o primeiro ano da instituição de ensino, 7,4% não continuaram no curso. O número sobre para quase 26% quando são estudantes que não usam o programa. 

Dados apontam ainda que, em relação ao Fies, são registradas taxas de evasão maiores nos cursos de licenciaturas (27,9%) e de engenharias (26,2%). Por outro lado, há menos abandono quando são cursos mais tradicionais, como Odontologia (14,5%) e Medicina (4,8%) 

O mapa apresenta o panorama completo da educação superior do país ao longo dos últimos 14 anos, abrangendo todos os estados brasileiros e detalhado por mesorregião. Segundo o sindicato, o levantamento em relação ao Fies indica a importância de se criarem políticas públicas para inovar em formas de financiamento estudantil.

Queda no uso do Fies

Contudo, de acordo com Semesp, as instituições somente têm efetivado as matrículas da metade das oportunidades oferecidas pelo Fies. Isso porque os jovens, em especial os da classe C, não consideram, ultimamente, que o programa seja uma alternativa viável, por  conseguirem financiar apenas uma parcela das mensalidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros motivos apontados pelo sindicato para queda na procura pelas vagas do Fies é que cursos mais disputados, como Administração e Direito, por exemplo, disponibilizam poucas chances e, ainda, há pouco interesse nos cursos de licenciatura e evasão na carreira de engenharia. Além disso, para participar era necessário ter no máximo 2,5 salários mínimos per capita. 

Fies 2016/2

Na última edição do programa, o Fies ofertou 75 mil vagas, mas não todas foram preenchidas. O motivo, segundo o sindicato, é que as regras para participar não são flexíveis, como mencionado acima. Com isso, o Semesp acredita que as matrículas devem cair de 26% para 50%. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os motivos para evasão não estão relacionados apenas ao Fies, mas o problema é múltiplo e envolveria a dificuldade financeira até questões como qualidade dos cursos e expectativa do aluno.

Vagas remanescentes

Com a intenção de aproveitar as oportunidades do programa que não foram preenchidas, o MEC, em iniciativa inédita, abriu seleção para as vagas remanescentes. Com as novas regras do Fies, os interessados devem ter, no máximo três salários mínimos per capita. Mas, assim como antes, é preciso ter média igual ou superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo de inscrições foi de 22 a 28 de agosto. Saiba mais

*Com informações da Agência Brasil e Correio Braziliense

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.