Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Veja o passo a passo para fazer a inscrição no Enem 2015

Veja o passo a passo para fazer a inscrição no Enem 2015

Confira um passo a passo para você preencher todos os dados necessários e fazer o cadastro de forma tranquila

Publicado por Silvia Tancredi
25/05/2015 14h31 , atualizado em 25/05/2015 15h28

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 começou na manhã de hoje, 25 de maio, e segue até 5 de junho. No momento de fazer o cadastro, os estudantes devem prestar atenção para preencher os dados corretos. Pensando nisso, preparamos este passo a passo para você se inscrever com tranquilidade e segurança. Clique nas imagens para ampliá-las.

1- Acesse a Página principal do Enem 2015. Leia as orientações ao Participante e clique em "Inscrição 2015". A opção página do participante é para quem já fez a inscrição no Enem 2015.


2 -Clique em "Inscrição 2015". Será aberta a página do participante, na qual você deve indicar o CPF PRÓPRIO e a data do seu nascimento.


3 - Preencha o formulário com seus dados pessoais. Atente-se à opção "Etnia", que pode ser usada para sistema de cotas, e para o e-mail, que deve ser único (clique na imagem para ampliar)



4 - Crie uma senha e uma pergunta e uma resposta secreta para recuperar a senha, caso você precise.



5 -  Marque se necessita de atendimento especializado ou específico.



6 – Confirme se todos os dados estão corretos



7 - Escolha a língua estrangeira para a prova (inglês ou espanhol) e a cidade onde você vai fazer o Enem. Lembre-se de que as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, portanto, escolha a cidade onde você estará nessas datas e não necessariamente a cidade que você mora atualmente. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

8 – Informe a sua escolaridade. Atenção: se você sinalizar que está cursando o ensino médio e o concluirá depois de 2015, não poderá participar do SiSUProUni e Fies. Para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, marque a opção "não estou cursando e não concluí o ensino médio".



9 -  Caso queira obter o certificado do ensino médio pelo Enem, você deve indicar esta opção e escolher um local para pegar o certificado. Guarde bem o nome do local.



10 – Responda o questionário. As informações poderão ser usadas para você conseguir isenção automática ou por meio da declaração de carência e para futuramente concorrer pelas cotas.



11 - Pronto! A sua inscrição foi finalizada. Agora você precisa gerar o boleto, se precisar pagar a taxa de R$ 63, ou declarar carência, no caso da isenção da taxa de inscrição. Você também pode imprimir seus dados ou alterá-los até o final do prazo de inscrição, dia 5 de junho.

12 - Pela Página do Participante é possível acompanhar a inscrição. Se o estudante preencheu que está no 3º ano do ensino médio na rede pública, aparecerá a seguinte informação: "Inscrição confirmada - inscrição gratuita". Caso não tenha efetuado o pagamento, a mensagem será: "Inscrição não efetuada - pagamento não confirmado". Em média, demora 48 horas para o banco processar o pagamento.

Veja também

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 via Enem da PUC-SP é disponibilizada
Seleção foi realizada baseada nas notas do Enem. Outras chamadas estão previstas para os dias 22 e 28 de julho além de 04 de agosto.

Resultado do SiSU 2020/2 já pode ser acessado
Agora, os convocados no SiSU deverão comparecer às universidades para fazer as matrículas nos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

Prazo de inscrições para ProUni 2020/2 está aberto
Estudantes vão concorrer a 167.780 bolsas de estudo em 1.061 universidades. São Paulo é o estado que oferece mais vagas.

Unicentro (PR) define datas do Vestibular e PAC 2020
Provas do vestibular devem ser realizadas em março de 2021 e as do PAC, em fevereiro

Paraná: UEPG está com inscrições abertas para Vestibular EaD 2020/2
Processo seletivo oferece 900 vagas gratuitas em cinco cursos de graduação. Prazo fecha no dia 31 de julho.

Fatecs (SP) liberam resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2020/2
Candidatos que ganharam a isenção ou a redução de taxa também devem se inscrever no processo seletivo até dia 22 de julho

Unicamp altera datas do Vestibular 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A Univerisdade também divulgou que ampliou o número de locais de provas e também incluiu as cidades de Barueri e Fernandópolis para a aplicação do Vestibular.

Coronavírus: Unesp adia Vestibular 2021 e informa mudanças por conta da pandemia
As datas novas foram estipuladas de forma que não chocassem com os mesmos dias em que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e dos demais vestibulares, como o da Fuvest (USP) e Unicamp.

USCS (SP) finaliza inscrições para o Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 50 vagas serão avaliados pelas notas do Enem de 2015 a 2019, desde que notas sejam acima de 600 pontos

Mackenzie libera resultado do Vestibular 2020/2
Saíram listas de selecionados pelas notas do Enem e notas de vestibulares anteriores

ESPM solta resultado do Vestibular 2020/2
Para selecionar candidatos, a instituição criou vestibular on-line com entrevista, produção de texto e vídeo

FGV publica resultado do Vestibular EaD 2020
Interessados nas mais de 7 mil vagas foram avaliados pelo Enem, por vestibulares anteriores ou, ainda, pela produção de redação em ambiente virtual