O Ministério da Educação (MEC) divulgou no início da noite de ontem, 25 de maio, o primeiro balanço das inscrições da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), iniciadas na manhã deste mesmo dia.
Segundo os dados, até às 19h de segunda-feira, já haviam sido registradas 410 mil inscrições. O número é superior ao registrado na última edição (2014), quando 393.890 inscritos se inscreveram. Entretanto, em 2013 o montante registrado no primeiro dia foi maior, sendo de 472.495 participantes. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que as inscrições da edição deste ano cheguem próximas ao dos 9 milhões.
Os estudantes que desejarem participar do maior exame educacional do País têm até às 23h59 do próximo dia 05 de junho para se inscreverem, exclusivamente pela internet. Como as mesmas não serão prorrogadas em hipótese alguma, é bom o estudante ficar atento aos prazos. A taxa de inscrição custa agora R$ 63.
É necessário que o candidato ao se inscrever fique atento a alguns detalhes, como a escolha da língua estrangeira de preferência, se deseja utilizar o Enem como certificado de conclusão do Ensino Médio, registrar um endereço de e-mail e número de telefone celular válidos, a cidade onde deseja realizar os testes e, por fim, se necessita de atendimento especial, específico ou ainda utilizar o nome social, já que nenhuma desses itens poderão ser alterados posteriormente.
Veja mais detalhes desta edição aqui!
As provas do Enem 2015 seguirão a mesma estrutura das edições anteriores. Elas serão realizadas no final de semana dos dias 24 e 25 de outubro. No entanto, devido aos 30 minutos de intervalo entre fechamento dos portões e início das provas, elas terão duração no primeiro dia, das 13h30 às 18h30 e das 13h30 às 19h, no segundo, respectivamente. Os participantes deverão seguir o horário de Brasília e levar o documento oficial de identidade com foto no dia dos exames.
No primeiro dia do Enem serão realizadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no total de 90 questões objetivas, e no segundo dia serão aplicadas as provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos.
A inscrição no Enem 2015 permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão ainda este ano.
Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do Ensino Médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal. Mais detalhes no Edital ou através do telefone 0800-616161.