Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus

Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

Publicado por Silvia Tancredi
06/07/2020 18h22 , atualizado em 07/07/2020 16h23

Em meio à pandemia do coronavírus, vestibulares com provas presenciais ficaram comprometidos. Para respeitar as regras de isolamento social, a maioria das instituições teve que cancelar os processos seletivos in loco e criar novas estratégias para avaliar os candidatos. 

Grande parte das universidades optou por selecionar os vestibulandos por meio das notas do Enem. Há algumas que aceitam o desempenho da última edição do exame educacional; outras, para ampliar o leque, recebem notas de até dez edições passadas. 

Nesse caso, os estudantes precisam fazer a inscrição no processo seletivo e também apresentar o número de inscrição no Enem para que as notas sejam localizadas. É importante destacar que somente são aceitas notas acima de zero. Geralmente, as universidades exigem notas mínimas. 

A Universidade Tiradentes (Unit), com unidades em Alagoas e Sergipe, por exemplo, exigiu que os vestibulandos tenham notas mínimas de 450 pontos no Enem, mas, para o curso de Medicina, a pontuação aumenta: mínimo 600 pontos. 

Vestibulares on-line

Porém, há instituições de ensino que resolveram inovar e criaram vestibulares on-line, nos quais os concorrentes são, literalmente, avaliados pela internet. Há provas teóricas ou práticas, dependendo do processo seletivo. 

Entre os exemplos de vestibulares on-line, está o do Insper, de São Paulo, que já era conhecido por adotar um vestibular com etapas práticas. Antes da pandemia, os estudantes faziam as tradicionais provas presenciais e, ainda, eram submetidos a desafios ou precisavam resolver problemas. 

Saiba como funcionam os vestibulares com etapas práticas

Plataforma específica

Com a pandemia do coronavírus, o Insper mudou o formato do vestibular. Agora, a primeira etapa é a realização de provas de conhecimentos gerais em uma plataforma on-line específica. Para isso, é necessário que o estudante esteja conectado à internet por meio de um computador desktop ou de um notebook, com webcam e microfone.

Os selecionados para a segunda fase devem, então, passar por quatro atividades obrigatórias, todas agendadas e monitoradas pela internet:

  • Desafio de design
  • Dinâmica em grupo
  • Arguição oral
  • Redação 

Vídeo

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) é outra instituição que mudou o formato do processo seletivo para se adequar às regras do isolamento social por causa do coronavírus. Com isso, o vestibular on-line é composto por uma entrevista de 30 minutos com um professor do curso e uma redação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diferencial, de acordo com Alexandre Gracioso, vice-presidente acadêmico da ESPM, é que o candidato não só produz a redação como também precisa realizar um vídeo. "Primeiro o candidato grava um vídeo com a ideia e depois envia o texto. Assim, avaliamos o raciocínio lógico e a clareza de ideias. Como no vídeo ele precisa desenvolver a ideia, depois somado o texto, teremos um bom resultado na avaliação", explica.

Entretanto, Gracioso destaca que a ESPM apenas antecipou o novo formato do vestibular, uma vez que já tinha essa alteração em mente. "Estamos realizando mudanças nas trilhas de todos os cursos há alguns anos e o nosso processo seletivo, mais dia menos dia, também seria totalmente transformado".

A Universidade Metodista (SP) criou um vestibular on-line para se adequar
ao isolamento social na pandemia do coronavírus

Segurança

O desenvolvimento da redação no vestibular on-line também é um destaque da Universidade Metodista de São Paulo. Nesse caso, os concorrentes precisam se logar em um sistema e escolher um tema para dissertar entre cerca de cem opções disponíveis.  

Leandro Cardoso Lula, coordenador Comercial da Educação Metodista, ressalta que a instituição fica atenta ao período de produção do texto. "O candidato tem até 120 minutos para fazer a prova. Se ultrapassar o período, precisa encerrar, logar-se novamente e iniciar outra prova com outro tema", explica.

O coordenador salienta que, como parte de segurança, as redações são corrigidas com os mesmos critérios do Enem, há assinatura digital com validade jurídica (ICP-Brasil) e prova com chave criptografada (hash) para viabilizar auditoria. Além disso, na matrícula digital há detecção automática de plágio. 

Veja também

Fies 2024: confira os estados com mais vagas no programa
Inscrições para o Fies 2024 terminam às 23h59 desta segunda (18)
Etecs (SP) liberam datas do Vestibulinho 2024/2
Seleção ofertará vagas para Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica
Saiba como é trabalhar em uma plataforma de petróleo em alto-mar
Conheça a realidade de diferentes profissionais que trabalham em uma plataforma de petróleo da Petrobras
UECE divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2024/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece mais de 2,2 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2024/2
UFU abre inscrição para Vestibular 2024/2
Processo seletivo oferece 1.665 vagas em 49 cursos de graduação
Prazo para manifestar interesse na Lista de espera do ProUni 2024 começa hoje (18)
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas ainda podem ser convocados
Fuvest anuncia datas do Vestibular 2025
Processo seletivo, que contará com duas fases, ofertará mais de 8 mil vagas em cursos da USP
Unicamp divulga datas do Vestibular 2025
Inscrições para o Vestibular 2025 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 30 de agosto
UNIFASE/FMP abre inscrições para vestibular de Medicina
O Centro Universitário UNIFASE/FMP, que já formou mais de 5 mil alunos, está com vagas abertas para a graduação em medicina.
Inscrições do Fies 2024 são prorrogadas
O prazo estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15)
UEL anuncia datas e novidades do Vestibular 2025
Uma das mudanças é que processo seletivo somente ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná
Olimpíada Brasileira de Economia está com as inscrições abertas
Os vencedores desta competição podem participar de uma Olimpíada Internacional de Economia, em Hong Kong.