Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus

Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

Publicado por Silvia Tancredi
06/07/2020 18h22 , atualizado em 07/07/2020 16h23

Em meio à pandemia do coronavírus, vestibulares com provas presenciais ficaram comprometidos. Para respeitar as regras de isolamento social, a maioria das instituições teve que cancelar os processos seletivos in loco e criar novas estratégias para avaliar os candidatos. 

Grande parte das universidades optou por selecionar os vestibulandos por meio das notas do Enem. Há algumas que aceitam o desempenho da última edição do exame educacional; outras, para ampliar o leque, recebem notas de até dez edições passadas. 

Nesse caso, os estudantes precisam fazer a inscrição no processo seletivo e também apresentar o número de inscrição no Enem para que as notas sejam localizadas. É importante destacar que somente são aceitas notas acima de zero. Geralmente, as universidades exigem notas mínimas. 

A Universidade Tiradentes (Unit), com unidades em Alagoas e Sergipe, por exemplo, exigiu que os vestibulandos tenham notas mínimas de 450 pontos no Enem, mas, para o curso de Medicina, a pontuação aumenta: mínimo 600 pontos. 

Vestibulares on-line

Porém, há instituições de ensino que resolveram inovar e criaram vestibulares on-line, nos quais os concorrentes são, literalmente, avaliados pela internet. Há provas teóricas ou práticas, dependendo do processo seletivo. 

Entre os exemplos de vestibulares on-line, está o do Insper, de São Paulo, que já era conhecido por adotar um vestibular com etapas práticas. Antes da pandemia, os estudantes faziam as tradicionais provas presenciais e, ainda, eram submetidos a desafios ou precisavam resolver problemas. 

Saiba como funcionam os vestibulares com etapas práticas

Plataforma específica

Com a pandemia do coronavírus, o Insper mudou o formato do vestibular. Agora, a primeira etapa é a realização de provas de conhecimentos gerais em uma plataforma on-line específica. Para isso, é necessário que o estudante esteja conectado à internet por meio de um computador desktop ou de um notebook, com webcam e microfone.

Os selecionados para a segunda fase devem, então, passar por quatro atividades obrigatórias, todas agendadas e monitoradas pela internet:

  • Desafio de design
  • Dinâmica em grupo
  • Arguição oral
  • Redação 

Vídeo

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) é outra instituição que mudou o formato do processo seletivo para se adequar às regras do isolamento social por causa do coronavírus. Com isso, o vestibular on-line é composto por uma entrevista de 30 minutos com um professor do curso e uma redação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diferencial, de acordo com Alexandre Gracioso, vice-presidente acadêmico da ESPM, é que o candidato não só produz a redação como também precisa realizar um vídeo. "Primeiro o candidato grava um vídeo com a ideia e depois envia o texto. Assim, avaliamos o raciocínio lógico e a clareza de ideias. Como no vídeo ele precisa desenvolver a ideia, depois somado o texto, teremos um bom resultado na avaliação", explica.

Entretanto, Gracioso destaca que a ESPM apenas antecipou o novo formato do vestibular, uma vez que já tinha essa alteração em mente. "Estamos realizando mudanças nas trilhas de todos os cursos há alguns anos e o nosso processo seletivo, mais dia menos dia, também seria totalmente transformado".

A Universidade Metodista (SP) criou um vestibular on-line para se adequar
ao isolamento social na pandemia do coronavírus

Segurança

O desenvolvimento da redação no vestibular on-line também é um destaque da Universidade Metodista de São Paulo. Nesse caso, os concorrentes precisam se logar em um sistema e escolher um tema para dissertar entre cerca de cem opções disponíveis.  

Leandro Cardoso Lula, coordenador Comercial da Educação Metodista, ressalta que a instituição fica atenta ao período de produção do texto. "O candidato tem até 120 minutos para fazer a prova. Se ultrapassar o período, precisa encerrar, logar-se novamente e iniciar outra prova com outro tema", explica.

O coordenador salienta que, como parte de segurança, as redações são corrigidas com os mesmos critérios do Enem, há assinatura digital com validade jurídica (ICP-Brasil) e prova com chave criptografada (hash) para viabilizar auditoria. Além disso, na matrícula digital há detecção automática de plágio. 

Veja também

Dia do Papa: conheça mais sobre esta data católica
Saiba a história e os símbolos por trás do dia do Papa, lendo nossa entrevista com o Padre Brasileiro Alexandre Nunes.
Conheça o experimento online compartilhado da Unicamp para calcular Pi
A olimpíada de matemática da Unicamp desenvolveu um experimento em que você pode ajudar a trabalhar em um dos maiores mistérios da matemática, as casa decimais do número Pi
Cederj aplica provas do Vestibular 2024/2 neste domingo (30)
Candidatos concorrem a vagas de cursos superiores à distância no Vestibular 2024/2 do Cederj
Provas do Vestibular 2024/2 da Fatec (SP) serão aplicadas no domingo (30)
Candidatos terão de responder a 54 questões objetivas e produzir uma redação no Vestibular 2024/2 da Fatec
Enem 2024: Inep encerra recursos do atendimento especializado nesta sexta (28)
O atendimento especializado no Enem 2024 é direcionado a candidatos que precisam de recursos específicos para as provas
Unimontes (MG) publica Edital do Vestibular 2025
Processo seletivo marcado para novembro ofertará mais de 2,2 mil vagas em vários cursos de graduação
UFNT, no Tocantins, abre inscrição para Vestibular 2024/2 via Enem para Medicina e outros cursos
Para participar deste processo seletivo, estudantes precisam ter feito uma edição do Enem de 2019 a 2023
MEC abre inscrição do Fies 2024 para vagas remanescentes
Podem concorrer estudantes já matriculados em faculdades participantes do Fies
Locais de prova do vestibular 2024/2 da Fatec estão disponíveis
Confira onde as provas do vestibular 2024/2 serão aplicadas e mais informações sobre o processo seletivo
UENP, no Paraná, divulga datas e vagas do Vestibular 2025
Processo seletivo ofertará 775 vagas em cursos ministrados em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho
USP ofertará mais de 11 mil vagas nos Vestibulares de 2025
Entre as oportunidades de ingresso em 2025 da USP, mais de 5,5 mil são destinadas a cotistas
Violência nas escolas: o que professores podem fazer?
Conversamos com o advogado e professor Fabiano Ferreira para conseguir conselhos práticos de como professores podem se respaldar juridicamente em situações de risco