Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Sem estrutura, UEG mantém suspensão do Vestibular 2021 de Medicina

Sem estrutura, UEG mantém suspensão do Vestibular 2021 de Medicina

Precariedade do curso foi denunciada pelo Cremego e confirmada por professores da faculdade de Itumbiara. Novo vestibular depende de investimentos do estado.

Publicado por Adriano Lesme
23/02/2021 18h16 , atualizado em 23/02/2021 18h20
Crédito da foto: divulgação UEG
Crédito da foto: divulgação UEG
Crédito da Imagem: UEG

Em reunião virtual realizada na tarde de hoje, 23 de fevereiro, o Conselho Superior Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU|UEG) decidiu manter a suspensão das inscrições para o Vestibular 2021 do curso de Medicina em Itumbiara. O placar da votação foi apertado: 17 a 16 pela suspensão, com uma abstenção.

No início do mês, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) denunciou que a faculdade não tem estrutura física adequada nem cumpre a carga horária de acordo com o exigido. Provocada pela denúncia, a UEG decidiu suspender as inscrições e convocar uma reunião do CsU. Inicialmente, ela seria realizada antes do Carnaval, mas foi adiada para contar com a presença de um representante do governo de Goiás.

Leia também: Como passar em Medicina

Na reunião, o Conselho ouviu do coordenador do curso e do representante dos docentes que a situação da faculdade é grave. Existem apenas cinco professores, sendo que dois deles manifestaram a intenção de pedir exoneração. Há perspectiva de contratação de três professores em cadastro de reserva, mas a quantidade mínima para funcionamento da faculdade de Medicina é de 50 professores.

Os professores do curso também relataram a situação de precariedade do laboratório de anatomia. Faltam cadáveres e peças para o estudo dos alunos, que são obrigados a estudar em manequins.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Governo não envia representante

Apesar de a reunião ter sido marcada para hoje para contar com a presença de um representante do governo estadual, isso não aconteceu. Em diversos momentos, membros do Conselho mostraram indignação pela falta de iniciativa do governo do estado em resolver o problema da faculdade, que perdura há dois anos.

Diante deste cenário, o Conselho decidiu manter a suspensão até que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), apresente um plano de investimentos específicos para a faculdade de Medicina, com contratação de professores, técnicos e modernização de laboratórios. Na imprensa, Caiado tem se manifestado a favor da manutenção do curso.

Veja abaixo o vídeo da reunião:

Vestibular 2021/1

O Conselho também decidiu prorrogar até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o Vestibular 2021/1, pois a procura até o momento foi baixa. Elas encerrariam hoje. A taxa é de R$ 80 e poderá ser paga até o dia 1º de março.

A previsão é que as provas ocorram no dia 21 de março, de forma presencial. No entanto, a UEG espera um parecer da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás para decidir sobre a manutenção da data ou adiamento. Atualmente, Goiás é um dos estados com situação mais grave em relação à pandemia de coronavírus, com poucos leitos de UTI.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.