Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Sem estrutura, UEG mantém suspensão do Vestibular 2021 de Medicina

Sem estrutura, UEG mantém suspensão do Vestibular 2021 de Medicina

Precariedade do curso foi denunciada pelo Cremego e confirmada por professores da faculdade de Itumbiara. Novo vestibular depende de investimentos do estado.

Publicado por Adriano Lesme
23/02/2021 18h16 , atualizado em 23/02/2021 18h20
Crédito da foto: divulgação UEG
Crédito da foto: divulgação UEG

Em reunião virtual realizada na tarde de hoje, 23 de fevereiro, o Conselho Superior Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU|UEG) decidiu manter a suspensão das inscrições para o Vestibular 2021 do curso de Medicina em Itumbiara. O placar da votação foi apertado: 17 a 16 pela suspensão, com uma abstenção.

No início do mês, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) denunciou que a faculdade não tem estrutura física adequada nem cumpre a carga horária de acordo com o exigido. Provocada pela denúncia, a UEG decidiu suspender as inscrições e convocar uma reunião do CsU. Inicialmente, ela seria realizada antes do Carnaval, mas foi adiada para contar com a presença de um representante do governo de Goiás.

Leia também: Como passar em Medicina

Na reunião, o Conselho ouviu do coordenador do curso e do representante dos docentes que a situação da faculdade é grave. Existem apenas cinco professores, sendo que dois deles manifestaram a intenção de pedir exoneração. Há perspectiva de contratação de três professores em cadastro de reserva, mas a quantidade mínima para funcionamento da faculdade de Medicina é de 50 professores.

Os professores do curso também relataram a situação de precariedade do laboratório de anatomia. Faltam cadáveres e peças para o estudo dos alunos, que são obrigados a estudar em manequins.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Governo não envia representante

Apesar de a reunião ter sido marcada para hoje para contar com a presença de um representante do governo estadual, isso não aconteceu. Em diversos momentos, membros do Conselho mostraram indignação pela falta de iniciativa do governo do estado em resolver o problema da faculdade, que perdura há dois anos.

Diante deste cenário, o Conselho decidiu manter a suspensão até que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), apresente um plano de investimentos específicos para a faculdade de Medicina, com contratação de professores, técnicos e modernização de laboratórios. Na imprensa, Caiado tem se manifestado a favor da manutenção do curso.

Veja abaixo o vídeo da reunião:

Vestibular 2021/1

O Conselho também decidiu prorrogar até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o Vestibular 2021/1, pois a procura até o momento foi baixa. Elas encerrariam hoje. A taxa é de R$ 80 e poderá ser paga até o dia 1º de março.

A previsão é que as provas ocorram no dia 21 de março, de forma presencial. No entanto, a UEG espera um parecer da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás para decidir sobre a manutenção da data ou adiamento. Atualmente, Goiás é um dos estados com situação mais grave em relação à pandemia de coronavírus, com poucos leitos de UTI.

Veja também

Unicamp antecipa divulgação do resultado do Vestibular 2021
As notas dos candidatos do Vestibular 2021 deverão ser liberadas na quarta. A matrícula virtual será recebida no dia 15 de março, das 09h às 17h.

UFMS divulga resultado do Vestibular 2021 e 3ª etapa do PASSE 2020
Processos seletivos foram realizados no final de janeiro em 11 cidades do Mato Grosso do Sul

MEC libera consulta às vagas que serão oferecidas no SiSU 2021/1
Sistema oferecerá 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas

UFRR disponibilizará mais de 700 vagas no SiSU 2021/1
Oferta é de 37 cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 16 vagas.

Unesp adia Testes de Habilidades do Vestibular 2021 por causa do coronavírus
Provas de aptidão estavam marcadas para o próximo domingo (7). Testes são para cursos como Arquitetura e Música.

Cursinho social gratuito 2021 no Rio de Janeiro inscreve para novas turmas
Pré-vestibular prepara estudantes de baixa renda para processos seletivo e Enem 2021

UFRB recebe inscrições do Vestibular 2020/2 para cursos de Matemática, Música Popular Brasileira e Artes
O prazo vai até 11 de março e não há cobrança de taxa. A oferta da UFRB é de 450 vagas, metade para cada grupo de candidatos.

UFSCar recebe inscrições para Vestibular EaD 2021 de Pedagogia
Interessados nas 150 vagas serão avaliados por meio de análise das notas do Enem 2015 a 2019

Resultado do Vestibular 2021 via Enem do IFPA é publicado
As 442 oportunidades foram oferecidas via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas as edições de 2017, 2018 e 2019.

Resultado da lista de espera do ProUni 2021/1 é liberado
Próxima etapa dos pré-selecionados é confirmar informações prestadas no momento da inscrição de 8 a 12 de março

Ceará: URCA divulga resultado do Vestibular 2020/2
Processo seletivo ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro em seis municípios do estado

UFT oferta quase mil vagas no SiSU 2021/1
A UFT oferecerá vagas nas seguintes modalidades de concorrência, de acordo com a existência de vagas em cada modalidade: ampla concorrência, ações afirmativas (Indígenas e Quilombolas) e Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).