Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Temas para a redação do Enem 2022

Temas para a redação do Enem 2022

Elencamos junto com professores alguns temas para você treinar a redação para as provas do Enem 2022.

Publicado por Érica Caetano
26/05/2022 16h56 , atualizado em 27/05/2022 10h44

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro e é hora de se preparar.

Pensando nisso, o Super Vestibular, com a ajuda da professores de alguns cursinhos pré-vestibulares, levantou alguns temas que podem ser cobrados na redação do Exame deste para que você possa praticar. Veja:

20 temas para a redação do Enem 2022

A professora de redação do curso Pré-vestibular Oficina do Estudante, em Campinas-SP, Vanessa Bottasso, elencou alguns possíveis assuntos, tais como:

1- Direitos da infância

A condição socioeconômica populacional caiu nos últimos anos por vários fatores, inclusive por impactos da pandemia. Com isso, muitas famílias precisaram expor suas crianças a maiores responsabilidades e demandas, o que acarreta no debate a cerca da proteção aos direitos de crianças.

Para a melhor garantia e proteção bem como o desenvolvimento das crianças é preciso que elas estejam asseguradas e resguardadas em direitos fundamentais, como os de segurança, bem-estar, convívio familiar e social, saúde, alimentação, educação e dignidade.

2- Valorização do trabalho docente

Não é de hoje que profissionais da educação são desvalorizados e contam com baixos salários, cortes de planos de carreira, hipervigilância e responsabilização individual, desvalorização da qualificação profissional, precariedade na estrutura escolar e conflitos no ambiente escolar.

Esses são alguns dos antigos problemas que se intensificaram na pandemia e tornam ainda mais evidente essa questão social, o que pode gerar uma boa reflexão no que diz respeito a tema de redação.

3- Juventude, trabalho e projeto de vida

Esse tema pode vir a tona devido a reforma do Ensino Médio junto com a nova realidade socioeconômica do país, que colocam em xeque as escolhas dos estudantes do ensino médio em relação à sua preparação para a atuação no meio social. 

Para esse assunto é interessante fazer uma análise a respeito da realidade social atual relacionando-a com as dimensões que cercam as fases da vida das pessoas, principalmente a juventude.

4- Percepção sobre bem-estar e felicidade

Pesquisas recentes têm mostrado uma significativa queda na percepção dos brasileiros em relação ao bem-estar do país e à felicidade futura, apontando para um período de maior pessimismo, que pode afetar as ações de retomada do desenvolvimento do país.

É impossível não co-relacionar a pandemia a esta condição de maior pessimismo, já que muitas pessoas tiveram a sua saúde mental prejudicada tanto pelo medo, dor e incertezas. A busca por formas de encontrar a felicidade e bem-estar estão sendo amplamente divulgadas a fim de mudar esta realidade, o que pode ser cobrado de alguma forma neste sentido na produção textual do Enem. 

5- Insegurança alimentar

A alta nos preços de alimentos que formam a cesta básica da população, o desemprego em alta e a desvalorização do poder de consumo são alguns dos fatores para a volta da fome como um problema social em todo o país. Esse tema pode abrir o leque de opções para um amplo debate.

A professora de redação e Língua Portuguesa do Colégio Mopi, no Rio de Janeiro, Adriana Gonçalves, também elencou alguns assuntos que podem estar presentes. Confira:

6- Ensino a distância: garantia de acesso à educação básica no Brasil

Neste caso, a proposta aborda uma questão social urgente, já que esta foi a forma de ensino utilizada durante os dois anos de pandemia em que passamos. Com o objetivo de garantir o acesso à educação de crianças e jovens, muitas escolas públicas e privadas tiveram que se reinventar, adaptando-se à modalidade de ensino a distância.

Contudo, há ainda muitos desafios para que esta seja uma ferramenta adequada e de êxito para o ensino, já que ela esbarra em desafios como acesso à internet, uso da tecnologia, falta de merenda e condições dignas de estudo, deixando de forma ainda mais clara a diferença social, a maior desigualdade social e, consequentemente, o abandono escolar de jovens de classes sociais mais carentes.

7- Desafios do trabalho remoto na sociedade brasileira 

Como muito já foi citado nos temas anteriores, os dois anos de pandemia e as consequências dela podem estar envolvidas em grande parte dos assuntos que se especula como o de tema da redação do Enem 2022.

Não muito diferente seria sobre a discussão contemporânea sobre o futuro do mundo do trabalho. Devido a pandemia, muitos trabalhadores e empresas foram forçados a se adaptar rapidamente ao trabalho remoto.

Embora para muitos o home office seja uma otimização maior do tempo e da qualidade de vida, após dois anos, pesquisas apontaram o aumento do estresse crônico, isolamento, deterioração física, além da ausência de uma legislação que regule as jornadas intermináveis de trabalho.

8- Caminhos para combater a escassez de água no Brasil

O tema possibilita, para além da discussão da mudança climática no Brasil e no mundo, a problematização no que se refere ao mito da abundância de água e a atual escassez desta no Brasil.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), mais de 35 milhões de pessoas ainda não tenham acesso à água tratada no Brasil, várias regiões do país que não sofriam desse problema relataram o desaparecimento de nascentes e rios, aumento da poluição da água e da temperatura do clima.

9- A importância do subsídio à produção cultural na sociedade brasileira

Em meio a votação para aprovação das leis Aldir Blanc, que institui uma política nacional de fomento ao setor cultural por meio da continuidade do apoio emergencial, e da lei Paulo Gustavo, que prevê o repasse de R$ 3,8 bilhões para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural, o retorno de shows, peças de teatro e do cinema ainda enfrentam dificuldades.

Importante apontar que o setor cultural no Brasil já enfrentava dificuldades antes mesmo da pandemia que só agravou o problema. Assim, é possível discutir a necessidade de investimento público e privado em um setor tão importante e essencial para a vida humana.

10- Investimento em tecnologia na saúde: estratégias de preservação da vida humana

Esta já é uma proposta ampla e que exigirá do candidato cuidado na delimitação do assunto e da hipótese a ser defendida. É possível delinear discussões sobre a criação de novas estratégias de tratamento e de prevenção para doenças que até pouco atrás eram incuráveis, de um prognóstico mais eficiente e preciso e de procedimentos menos invasivos ao corpo humano. 

O professor de História e coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Jr., também elencou possíveis temas que podem ser abordados na redação do Enem 2022.

Mas antes, ele ressaltou a importância de saber que o Enem exige um texto dissertativo-argumentativo.

Saiba como começar uma redação!

Sendo assim, o estudante precisará elaborar um texto no qual defenda o seu ponto de vista com argumentos fundamentais e plausíveis. Um dos aspectos muito importantes na redação do Enem é contextualizar o tema e apresentar o problema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O participante precisa ter um bom reportório cultural para então apresentar soluções para o problema, sempre respeitando os direitos humanos. Geralmente, os temas da redação do Enem envolvem problemas sociais que afetam a população brasileira. Pensando nisso, as indicações de Nicolazzi são: 

11- Importância do saneamento básico para a saúde da população brasileira

A pesar de estarmos na era da modernidade, ainda é grande a população que vive no Brasil sem as mínimas condições de saneamento básico. O tema, apesar de não ser novo, poderá estar nas provas do Enem 2022, já que quando o assunto é qualidade de vida, é comum que pessoas acabem direcionando sua atenção para avanços tecnológicos e suas facilidades, novas metodologias de nutrição, exercícios, entre outras frentes.

Porém, por mais que essas questões sejam sim, interessantes de serem exploradas, existe um tema muito mais fundamental que nem sempre é lembrado na medida em que merece: o saneamento básico. A carência do saneamento básico e a falta de investimentos e evolução em políticas públicas que façam com que todos tenham acesso a ele ainda um grande assunto que levanta questionamentos.

Confira como fazer citação na redação!

A pandemia nesse sentido também pode ser abordada, pois era necessário que as pessoas, pelo menos, higienizassem bem as mãos com água e sabão mas, mais de 35 milhões de pessoas vivem sem água tratada no Brasil.

12- Aumento da depressão entre os brasileiros na pandemia

Que a pandemia acarretou muitos problemas de saúde mental em grande parcela da população brasileira não é novidade para ninguém e é por isso que a abordagem pode acontecer na redação do Exame. 

Caso esteja, é importante ressaltar que uma das principais explicações para esse aumento pode estar ligado ao estresse sem precedentes causado pelo isolamento social decorrente da pandemia. Ligados a isso, as restrições na capacidade das pessoas de trabalhar, estudar, poder buscar apoio entre os entes queridos e envolvimento em suas comunidades.

13- Relevância dos influenciadores digitais nos padrões de consumo

Hoje em dia os influenciadores digitais estão fazendo jus ao nome e atingindo cada vez mais uma parcela maior da população. Isso pode ser abordado na redação como forma de reflexão, já que o impacto desses profissionais no mercado é inegável. 

Veja também: Como fazer uma redação nota mil no Enem

Um estudo da Qualibest mostrou que os influencers já são a segunda maior fonte de informação para a tomada de decisão dos consumidores. Para se ter uma ideia, os influencers só ficam atrás das recomendações dadas por parentes e amigos.

14- Uso das redes sociais na disseminação de fake news

As fake news nas redes sociais não são novidade. É comum acabar nos deparando com notícias falsas em grupos, em compartilhamento de amigos e até em perfis de pessoas conhecidas. O impacto dessas ações é bastante preocupante, principalmente quando elas envolvem outros fatores e podem influenciar resultados e decisões relevantes.

Ao confeccionar o texto sobre este tema é importante que o candidato tenha um bom embasamento a cerca do assunto, argumentos e exemplos práticos serão vistos como diferenciais no texto.

15- O agronegócio e a preservação ambiental

Tema atual e amplamente debatido, pois muitos acreditam que é possível a preservação ambiental andar de mãos dadas com o agronegócio. Entretanto, há aqueles que enxerguem no agronegócio só o interesse no lucro, sem preocupação com a questão ambiental do país.

A verdade é que o agronegócio nunca esteve tão bem no país. Mas, os números de crescimento pensando em uma perspectiva ambiental, gera preocupação por conta de diversos impactos ambientais causados pela superexploração do meio ambiente.

16- Crise hídrica e desenvolvimento de energias renováveis

O Brasil enfrenta uma das piores crises hídricas da sua história e pela primeira vez o Governo Federal emitiu um alerta de “risco hídrico” no país.

Neste sentido, se faz necessário abrir novos caminhos tanto para medidas preventivas, a fim de se evitar um racionamento de energia, como o ocorrido em 2001, como também para novas fontes renováveis. Um tema muito atual e que pode ser bastante explorado no Enem 2022.

17- O Homeschooling e o desenvolvimento social da criança

Outro tema polêmico herdado da pandemia no país refere-se ao homeschooling, termo adotado da língua inglesa, que quer dizer educação domiciliar e o desenvolvimento social da criança. No Brasil ele ainda não é uma prática legal, mas já é realizada por cerca de 5 a 6 mil famílias, segundo dados da Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED).

Muitos aderiram ao método durante a pandemia e não vêem mais a necessidade de seus filhos frequentarem a escola no formato tradicional. Já outros defendem que a escola vai muito além do que um espaço de estudar, e sim de socializar, explorar e aprender habilidades sociais que são cruciais para a vida.

18- Como diminuir a evasão escolar

A evasão escolar é um quadro que preocupa muitos educadores e profissionais pedagógicos. Na pandemia, o índice de evasão escolar aumentou consideravelmente. 

Elencar nesse tema as causas e as principais soluções para que os números da evasão escolar diminuam são os diferenciais para o estudante que escreve sobre este tema. O abandono da sala de aula por parte do estudante deve ser compreendido em suas raízes para ser combatido com eficácia.

19- Inclusão social por meio do esporte

A prática de esportes pode ser um grande ferramenta para a inclusão social, já que ela contribui em diversos ensinamentos motores e cognitivos para formação do indivíduo e é capaz de abrir oportunidades para toda vida. 

Neste sentido, candidato poderá sinalizar em seu texto as práticas esportivas e projetos sociais que tenham feito a diferença em determinado meio ou comunidade.

20- Como incluir a participação de indígenas e quilombolas na sociedade

Indígenas e quilombolas atuallmente lutam em torno de uma causa comum: a defesa de seus territórios que se encontram ameaçados pela demora na regularização fundiária e pelo avanço da exploração minerária. É importante salientar neste tema que é um direito de todos os brasileiros a tutela do patrimônio dos povos indígenas e quilombolas.

Esta é uma forma de autoconhecimento da história nacional e proteção das manifestações culturais que compõem não apenas a identidade dessas comunidades, como também a identidade brasileira. Sendo assim, o tema requer uma reflexão de como devemos fazer esse resgate diário sobre o que é o nosso país e todos os povos que aqui habitam. 

 

 

 

 

 

Veja também

Inscrições para o SiSU 2022/2 terminam nesta sexta (1)
Nesta edição são oferecidas mais de 65 mil vagas em cursos de 73 instituições de ensino superior públicas.

Unitins divulga resultado do seu Vestibular 2022
A previsão é que as aulas comecem no dia 03 de agosto. Foram ofertadas 240 vagas distribuídas entre os cursos do campus Palmas.

Candidatos ao Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) já podem acessar locais de provas
Exame será aplicado neste domingo (3), das 13h30 às 17h30.

Mackenzie divulga aprovados no Vestibular 2022/2
Os convocados das unidades Higienópolis e Alphaville deverão se matricular de hoje até 07 de julho. Em Campinas até 19 de julho.

Pernambuco: FPS divulga resultado do Vestibular 2022/2
Instituição disponibilizou neste vestibular 62 vagas para Medicina e 168 para demais cursos de graduação.

UFT e UFNT publicam 2ª chamada do Vestibular 2022/2 via Enem
Etapa de matrículas online ocorre nos dias 5 e 6 de julho.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/2 da UFU termina hoje (30)
Inscrições podem ser feitas pela internet até às 16h. Taxa é de R$117.

UPE encerra nesta quinta-feira as inscrições do Vestibular EaD 2023
Estão sendo ofertadas 1.410 vagas distribuídas em 16 polos presenciais. Provas acontecem em agosto.

UEMA informa locais de prova do Vestibular 2022/2 de cursos a distância
Candidatos farão provas no dia 3 de julho, para concorrer a mais de 3,5 mil vagas em cursos da modalidade EaD.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da Acafe está disponível
Os participantes fizeram as provas em 12 de junho, das 13h às 18h20. 

Unisc solta resultado do seu Vestibular de Inverno 2022
Aprovados em Medicina devem se matricular presencialmente na próxima segunda (4), para demais candidatos prazo vai até sexta (1) pela internet.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.