Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como começar uma redação

Como começar uma redação

Muitos estudantes possuem dificuldade em como começar a sua redação, afinal, ela precisa despertar o interesse no leitor em continuar o texto.

Publicado por Érica Caetano

Muitos estudantes se queixam da dificuldade de iniciar uma redação e como redigir uma introdução que vá auxiliar no desenvolvimento do texto. A introdução é uma parte importante da redação, afinal, é através dela que o estudante vai apresentar o problema a ser discutido.

Para os estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que exige o gênero textual dissertativo-argumentativo, começar bem a redação pode ajudar na composição da nota final.

Leia também: Tipos de introdução no texto dissertativo-argumentativo

Confira algumas dicas que o Mundo Educação separou para você dar início a sua redação dissertativa para vestibulares e Enem:

1-    Identifique o foco do texto

Existem inúmeras formas de iniciar uma redação, mas o raciocínio natural é: o que está sendo pedido pelo tema? Leia atentamente o tema e descubra qual a palavra que problematiza esse foco. 

Também é importante identificar o problema a ser solucionado e a localidade (regional, nacional ou internacional). No caso do Enem, por exemplo, o tema geralmente é um problema do Brasil.

2-    Cite o tema

É logo no início do texto que o leitor decide se vai continuar a leitura ou não e, para isso, é preciso despertar o interesse dele. Então, pense: qual a parte que não posso deixar de falar? 

O leitor não pode sair da introdução do seu texto sem saber o foco do problema. O tema precisa estar implícito na introdução do texto. Se, ao ler o primeiro parágrafo, perceber que não citou o foco do texto, é melhor refazer a introdução da redação.

3-    Defina seu ponto de vista, aonde você quer chegar

É importante definir o seu ponto de vista sobre o tema antes de começar a escrever a sua redação. Caso contrário, o seu texto ficará "escorregando" entre um assunto e outro, o famoso “florear” – como costumam ser chamados àqueles textos sem propósito, que não levam a lugar nenhum. 

Para não ficar confuso, saiba aonde você quer chegar com a discussão. Construa essa linha de raciocínio. Isto vai te ajudar, inclusive, a chegar à conclusão da sua redação com maior facilidade. 

Sabendo qual será a conclusão que você vai chegar lá na frente, com o determinado ponto de vista que defende, ficará mais fácil começar a sua redação. O processo de construção do texto fluirá naturalmente.


4-    Trace um panorama histórico sobre o tema 

Uma outra boa forma de iniciar o seu texto no gênero dissertativo-argumentativo é citar como era determinada situação no passado e como ela está no presente. Está melhor, pior ou igual?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Neste caso, é possível concluir a introdução fazendo projeções sobre o tema para o futuro. Por exemplo, o que poderá acontecer se a situação/problema apresentada permanecer a mesma, o que acarretará se nada for alterado.

5-    Inicie com uma análise crítica

Você também pode iniciar o texto fazendo uma análise crítica sobre o tema na atualidade e seus efeitos na sociedade. A introdução pode ser concluída chamando a atenção do leitor para a relevância do tema, convocando-os à reflexão e ao debate.

6-    Tenha uma técnica para início da redação

Muitos vestibulandos, ao lerem o tema proposto, já sabem quais argumentos usarão para redigir a redação. Mas, apesar de já criarem toda a linha argumentativa, empacam no início do texto.

Uma boa dica é iniciar utilizando alguma frase que tenha memorizada. Veja alguns exemplos:

•    “Atualmente, [tema] é um desafio que atinge a sociedade brasileira”.
•    “Sob a perspectiva histórica, a [tema]...”
•     “Dentro os inúmeros motivos que levaram ao [tema]...”

7-    Relacione o tema com livros, filmes ou fatos

Uma técnica bastante utilizada por participantes do Enem é começar a redação citando algum filme, livro ou notícia que se relacione com o tema de alguma forma. Isso demonstra ao corretor que o estudante possui um repertório e conhecimento sobre o que está escrevendo.

Como exemplo, veja o primeiro parágrafo de uma das redações nota 1000 no Enem 2020, cujo tema foi: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

A obra “Holocausto Brasileiro”, da escritora e jornalista Daniela Arbex, retrata as péssimas condições do maior hospital psiquiátrico do país, na cidade de Barbacena. Nesse livro, os pacientes são tratados por meio de métodos arcaicos e invasivos, desde agressões psicológicas até choques elétricos, demonstrando a violência sofrida por indivíduos portadores de transtornos psíquicos. Assim, além de expor os abusos do sistema de saúde da época, o texto também é atual, uma vez que o preconceito e a omissão estatal perpetuam o estigma associado às doenças mentais no Brasil.

Repare que a participante relacionou o livro “Holocausto Brasileiro” com o tema da redação. Em apenas um parágrafo, ela apresentou o problema e suas consequências, determinou a localidade da situação a ser discutida, no caso, o Brasil, traçou um panorama histórico, além de destacar a relevância do tema. 
 

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023