Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como começar uma redação

Como começar uma redação

Muitos estudantes possuem dificuldade em como começar a sua redação, afinal, ela precisa despertar o interesse no leitor em continuar o texto.

Publicado por Érica Caetano

Muitos estudantes se queixam da dificuldade de iniciar uma redação e como redigir uma introdução que vá auxiliar no desenvolvimento do texto. A introdução é uma parte importante da redação, afinal, é através dela que o estudante vai apresentar o problema a ser discutido.

Para os estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que exige o gênero textual dissertativo-argumentativo, começar bem a redação pode ajudar na composição da nota final.

Leia também: Tipos de introdução no texto dissertativo-argumentativo

Confira algumas dicas que o Mundo Educação separou para você dar início a sua redação dissertativa para vestibulares e Enem:

1-    Identifique o foco do texto

Existem inúmeras formas de iniciar uma redação, mas o raciocínio natural é: o que está sendo pedido pelo tema? Leia atentamente o tema e descubra qual a palavra que problematiza esse foco. 

Também é importante identificar o problema a ser solucionado e a localidade (regional, nacional ou internacional). No caso do Enem, por exemplo, o tema geralmente é um problema do Brasil.

2-    Cite o tema

É logo no início do texto que o leitor decide se vai continuar a leitura ou não e, para isso, é preciso despertar o interesse dele. Então, pense: qual a parte que não posso deixar de falar? 

O leitor não pode sair da introdução do seu texto sem saber o foco do problema. O tema precisa estar implícito na introdução do texto. Se, ao ler o primeiro parágrafo, perceber que não citou o foco do texto, é melhor refazer a introdução da redação.

3-    Defina seu ponto de vista, aonde você quer chegar

É importante definir o seu ponto de vista sobre o tema antes de começar a escrever a sua redação. Caso contrário, o seu texto ficará "escorregando" entre um assunto e outro, o famoso “florear” – como costumam ser chamados àqueles textos sem propósito, que não levam a lugar nenhum. 

Para não ficar confuso, saiba aonde você quer chegar com a discussão. Construa essa linha de raciocínio. Isto vai te ajudar, inclusive, a chegar à conclusão da sua redação com maior facilidade. 

Sabendo qual será a conclusão que você vai chegar lá na frente, com o determinado ponto de vista que defende, ficará mais fácil começar a sua redação. O processo de construção do texto fluirá naturalmente.


4-    Trace um panorama histórico sobre o tema 

Uma outra boa forma de iniciar o seu texto no gênero dissertativo-argumentativo é citar como era determinada situação no passado e como ela está no presente. Está melhor, pior ou igual?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Neste caso, é possível concluir a introdução fazendo projeções sobre o tema para o futuro. Por exemplo, o que poderá acontecer se a situação/problema apresentada permanecer a mesma, o que acarretará se nada for alterado.

5-    Inicie com uma análise crítica

Você também pode iniciar o texto fazendo uma análise crítica sobre o tema na atualidade e seus efeitos na sociedade. A introdução pode ser concluída chamando a atenção do leitor para a relevância do tema, convocando-os à reflexão e ao debate.

6-    Tenha uma técnica para início da redação

Muitos vestibulandos, ao lerem o tema proposto, já sabem quais argumentos usarão para redigir a redação. Mas, apesar de já criarem toda a linha argumentativa, empacam no início do texto.

Uma boa dica é iniciar utilizando alguma frase que tenha memorizada. Veja alguns exemplos:

•    “Atualmente, [tema] é um desafio que atinge a sociedade brasileira”.
•    “Sob a perspectiva histórica, a [tema]...”
•     “Dentro os inúmeros motivos que levaram ao [tema]...”

7-    Relacione o tema com livros, filmes ou fatos

Uma técnica bastante utilizada por participantes do Enem é começar a redação citando algum filme, livro ou notícia que se relacione com o tema de alguma forma. Isso demonstra ao corretor que o estudante possui um repertório e conhecimento sobre o que está escrevendo.

Como exemplo, veja o primeiro parágrafo de uma das redações nota 1000 no Enem 2020, cujo tema foi: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

A obra “Holocausto Brasileiro”, da escritora e jornalista Daniela Arbex, retrata as péssimas condições do maior hospital psiquiátrico do país, na cidade de Barbacena. Nesse livro, os pacientes são tratados por meio de métodos arcaicos e invasivos, desde agressões psicológicas até choques elétricos, demonstrando a violência sofrida por indivíduos portadores de transtornos psíquicos. Assim, além de expor os abusos do sistema de saúde da época, o texto também é atual, uma vez que o preconceito e a omissão estatal perpetuam o estigma associado às doenças mentais no Brasil.

Repare que a participante relacionou o livro “Holocausto Brasileiro” com o tema da redação. Em apenas um parágrafo, ela apresentou o problema e suas consequências, determinou a localidade da situação a ser discutida, no caso, o Brasil, traçou um panorama histórico, além de destacar a relevância do tema. 
 

Veja também

Pernambuco: FPS divulga resultado do Vestibular 2022/2
Instituição disponibilizou neste vestibular 62 vagas para Medicina e 168 para demais cursos de graduação.

UFT e UFNT publicam 2ª chamada do Vestibular 2022/2 via Enem
Etapa de matrículas online ocorre nos dias 5 e 6 de julho.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/2 da UFU termina hoje (30)
Inscrições podem ser feitas pela internet até às 16h. Taxa é de R$117.

UPE encerra nesta quinta-feira as inscrições do Vestibular EaD 2023
Estão sendo ofertadas 1.410 vagas distribuídas em 16 polos presenciais. Provas acontecem em agosto.

UEMA informa locais de prova do Vestibular 2022/2 de cursos a distância
Candidatos farão provas no dia 3 de julho, para concorrer a mais de 3,5 mil vagas em cursos da modalidade EaD.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da Acafe está disponível
Os participantes fizeram as provas em 12 de junho, das 13h às 18h20. 

Unisc solta resultado do seu Vestibular de Inverno 2022
Aprovados em Medicina devem se matricular presencialmente na próxima segunda (4), para demais candidatos prazo vai até sexta (1) pela internet.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.

UFT solta resultado do Vestibular EaD 2022/2
Para a classificação do candidato, foram atribuídos pesos às disciplinas, de acordo com o curso para o qual o candidato se inscreveu.

Idomed recebe inscrições de Vestibular via Enem para bolsas em Medicina
Candidatos poderão concorrer a 19 bolsas integrais para Medicina em diferentes regiões brasileiras por meio de notas do Enem.

Bahiana publica aprovados no Vestibular 2022/2 de Medicina
Candidatos convocados deverão se matricular pela internet entre os dias 4 e 6 de julho.

IFSuldeMinas divulga resultado do Vestibular 2022/2
A seleção dos candidatos foi feita por meio do uso da nota obtida no Enem, em qualquer edição do exame de 2014 a 2021, e também pela prova regular.