Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como começar uma redação

Como começar uma redação

Muitos estudantes possuem dificuldade em como começar a sua redação, afinal, ela precisa despertar o interesse no leitor em continuar o texto.

Publicado por Érica Caetano

Muitos estudantes se queixam da dificuldade de iniciar uma redação e como redigir uma introdução que vá auxiliar no desenvolvimento do texto. A introdução é uma parte importante da redação, afinal, é através dela que o estudante vai apresentar o problema a ser discutido.

Para os estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que exige o gênero textual dissertativo-argumentativo, começar bem a redação pode ajudar na composição da nota final.

Leia também: Tipos de introdução no texto dissertativo-argumentativo

Confira algumas dicas que o Mundo Educação separou para você dar início a sua redação dissertativa para vestibulares e Enem:

1-    Identifique o foco do texto

Existem inúmeras formas de iniciar uma redação, mas o raciocínio natural é: o que está sendo pedido pelo tema? Leia atentamente o tema e descubra qual a palavra que problematiza esse foco. 

Também é importante identificar o problema a ser solucionado e a localidade (regional, nacional ou internacional). No caso do Enem, por exemplo, o tema geralmente é um problema do Brasil.

2-    Cite o tema

É logo no início do texto que o leitor decide se vai continuar a leitura ou não e, para isso, é preciso despertar o interesse dele. Então, pense: qual a parte que não posso deixar de falar? 

O leitor não pode sair da introdução do seu texto sem saber o foco do problema. O tema precisa estar implícito na introdução do texto. Se, ao ler o primeiro parágrafo, perceber que não citou o foco do texto, é melhor refazer a introdução da redação.

3-    Defina seu ponto de vista, aonde você quer chegar

É importante definir o seu ponto de vista sobre o tema antes de começar a escrever a sua redação. Caso contrário, o seu texto ficará "escorregando" entre um assunto e outro, o famoso “florear” – como costumam ser chamados àqueles textos sem propósito, que não levam a lugar nenhum. 

Para não ficar confuso, saiba aonde você quer chegar com a discussão. Construa essa linha de raciocínio. Isto vai te ajudar, inclusive, a chegar à conclusão da sua redação com maior facilidade. 

Sabendo qual será a conclusão que você vai chegar lá na frente, com o determinado ponto de vista que defende, ficará mais fácil começar a sua redação. O processo de construção do texto fluirá naturalmente.


4-    Trace um panorama histórico sobre o tema 

Uma outra boa forma de iniciar o seu texto no gênero dissertativo-argumentativo é citar como era determinada situação no passado e como ela está no presente. Está melhor, pior ou igual?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Neste caso, é possível concluir a introdução fazendo projeções sobre o tema para o futuro. Por exemplo, o que poderá acontecer se a situação/problema apresentada permanecer a mesma, o que acarretará se nada for alterado.

5-    Inicie com uma análise crítica

Você também pode iniciar o texto fazendo uma análise crítica sobre o tema na atualidade e seus efeitos na sociedade. A introdução pode ser concluída chamando a atenção do leitor para a relevância do tema, convocando-os à reflexão e ao debate.

6-    Tenha uma técnica para início da redação

Muitos vestibulandos, ao lerem o tema proposto, já sabem quais argumentos usarão para redigir a redação. Mas, apesar de já criarem toda a linha argumentativa, empacam no início do texto.

Uma boa dica é iniciar utilizando alguma frase que tenha memorizada. Veja alguns exemplos:

•    “Atualmente, [tema] é um desafio que atinge a sociedade brasileira”.
•    “Sob a perspectiva histórica, a [tema]...”
•     “Dentro os inúmeros motivos que levaram ao [tema]...”

7-    Relacione o tema com livros, filmes ou fatos

Uma técnica bastante utilizada por participantes do Enem é começar a redação citando algum filme, livro ou notícia que se relacione com o tema de alguma forma. Isso demonstra ao corretor que o estudante possui um repertório e conhecimento sobre o que está escrevendo.

Como exemplo, veja o primeiro parágrafo de uma das redações nota 1000 no Enem 2020, cujo tema foi: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

A obra “Holocausto Brasileiro”, da escritora e jornalista Daniela Arbex, retrata as péssimas condições do maior hospital psiquiátrico do país, na cidade de Barbacena. Nesse livro, os pacientes são tratados por meio de métodos arcaicos e invasivos, desde agressões psicológicas até choques elétricos, demonstrando a violência sofrida por indivíduos portadores de transtornos psíquicos. Assim, além de expor os abusos do sistema de saúde da época, o texto também é atual, uma vez que o preconceito e a omissão estatal perpetuam o estigma associado às doenças mentais no Brasil.

Repare que a participante relacionou o livro “Holocausto Brasileiro” com o tema da redação. Em apenas um parágrafo, ela apresentou o problema e suas consequências, determinou a localidade da situação a ser discutida, no caso, o Brasil, traçou um panorama histórico, além de destacar a relevância do tema. 
 

Veja também

FPS, no Pernambuco, está com inscrições abertas para Vestibular 2022/1
Há vagas para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia

Cederj divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa e cotas do Vestibular 2022/1
Agora, a revisão da documentação que comprove o direito aos benefícios pode ser feita até amanhã, 19 de outubro. 

UFT divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022/1
Puderam participar candidatos de baixa renda e estudantes da rede pública de ensino

UFRGS libera resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às mais de 1,4 mil vagas foram avaliados pelas notas de vestibulares anteriores ou do Enem

Pará: Cesupa recebe inscrições para Vestibular 2022
Processo seletivo oferece mais de 1,7 mil vagas. Para carreira de Medicina, são 160 oportunidades.

UEMS inscreve para o Vestibular 2022
Estudantes de escolas públicas terão o prazo até 29 de outubro para solicitarem isenção da taxa de inscrição. O resultado das solicitações está previsto de ser liberado em 18 de novembro.

UFSC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022
Será a retomada das provas presenciais da Universidade. Estão sendo oferecidas pela UFSC 4.521 vagas distribuídas em 102 cursos de graduação.

Inscrições do Pism 2022 da UFJF são finalizadas
O Pism é o vestibular seriado da instituição mineira. Os candidatos fazem provas ao final de todos os anos do ensino médio, mas somente podem concorrer às vagas no terceiro e último ano.

Após prazo prorrogado, inscrições do PAES 2020 da Unimontes são finalizadas
A Unimontes está oferecendo 720 vagas para os aprovados na 3ª etapa do PES 2020. É reservado, pelo menos, 50% das oportunidades para as cotas.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022 de Medicina da Unitau (SP) é finalizado
Para efetivar a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto, gerado a partir do preenchimento dos dados no site. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 31 de outubro.

Provas da 1ª fase de Medicina da UVV do Vestibular 2022/1 são realizadas
A UVV oferece 85 vagas para o curso de Medicina. As oportunidades são para Vila Velha/ES.

PUCPR: provas on-line do Vestibular de Verão 2022 dos demais cursos são realizadas hoje (17)
As provas on-line ocorrem em dois blocos de duas horas e um intervalo de 10 minutos.