Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Citação na redação do Enem

Usar fala de outro autor enriquece texto do estudante por comprovar repertório cultural amplo

Publicado por Silvia Tancredi
Usar citação na redação do Enem agrega valor ao texto
Usar citação na redação do Enem agrega valor ao texto

Existem maneiras de enriquecer a sua redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, com isso, valorizar o seu texto aos olhos dos corretores. Uma estratégia é usar a citação, ou seja, utilizar a fala de outro autor para complementar a sua linha de raciocínio. 

Ao usar uma citação na sua redação do Enem, você mostra que tem amplo repertório cultural, que lê bastante e que está atento aos melhores autores. Em síntese: usar uma citação acrescenta pontos à sua redação.

Mas, fique atento! A citação só deve ser usada quando há um autor adequado cuja fala vai acrescentar dados à ideia que você está defendendo. É fundamental que a citação seja utilizada em um contexto correto, em que fique claro para o avaliador o motivo do uso. 

Quem citar?

O autor pode ser um filósofo, educador, pensador, sociólogo ou outro escritor do qual você goste ou admire e que tenha uma citação que possa ser usada ao longo da sua redação. É preferível que a fala seja curta para não ocupar muito espaço do seu texto.

Em primeiro lugar, é obrigatório que você apresente o autor da citação. Veja abaixo:

  • Nome do autor
  • Profissão do autor
  • Obra ou projeto pelo qual o autor recebeu destaque

Vamos a dois exemplos de apresentação de autores:

1) No conto "O Alienista", de Machado de Assis, o mais importante autor da literatura brasileira, encontra-se a seguinte ideia...

2) Conforme afirmou Madre Teresa de Calcutá, religiosa que dedicou sua vida a obras de caridade e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz: "Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las". 

Tópicos deste artigo

Tipos de citação

Você pode usar três tipos de citação na redação do Enem: direta, indireta e indireta livre. O primeiro estilo de citação é o mais usado, mas o segundo também aparece com frequência. Já a citação indireta livre é mais incomum. Confira abaixo os detalhes de cada uma:

Citação direta

O que é: quando copiamos a fala de algum autor de forma literal e a usamos no texto. Como o trecho é exatamente o que a pessoa falou, é obrigatório usar aspas ou travessão

Quando usar: usamos a citação direta em textos dissertativo-argumentativos, justamente o tipo de redação que é cobrado no Enem. Também podemos utilizar a citação direta em textos narrativos, artigos de opinião, contos, crônicas, fábulas, entre outros. 

Leia também: 5 passos para escrever um bom texto dissertativo

Citação indireta

O que é: não usamos a reprodução exata da fala do autor. Neste caso, escreveremos o conteúdo que ele disse, mas com as nossas próprias palavras. Para introduzir a frase do autor, você pode usar "de acordo com o autor", "segundo o autor", "conforme o autor.

Quando usar: podemos usar a citação indireta em redações dissertivas, textos expositivos, narrativos etc. Em resumo, em todos os textos nos quais também se pode usar citação direta. 

Indireta livre

O que é: quando o autor do texto "imita" o que o seu personagem está sentindo, dando a impressão que ambas as ideias são estabelecidas ao mesmo tempo. É uma espécie de citação direta com características de citação indireta.

Quando usar: por conta dinamicidade, a citação indireta livre é mais encontrada em textos narrativos.

Como usar a citação?

Nas redações do Enem costumam ser abordados problemas voltados a públicos específicos, como negros e surdos, ou temas sociais, como cultura e doenças mentais, que foram trabalhados nas edições do Enem 2019 e 2020, respectivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais: todos os temas das redações do Enem

Por isso, é interessante que você leia bastante sobre temas da atualidade, preferencialmente questões sociais, as quais, como são amplamente discutidos pela sociedade, podem aparecer na redação do Enem. Em seguida, você pode separar alguns autores que trabalham esses assuntos. Assim, no dia da prova, você terá um leque de frases ou ideias para usar no seu texto. 

Caso não se lembre da citação de forma direta, você pode usá-la de forma indireta, sinalizando o autor e escrevendo a ideia dele com as suas próprias palavras.

Conforme já citamos, é interessante que a citação seja curta para não ocupar muito espaço no seu texto. Veja abaixo um exemplo de como você pode usar a citação em uma redação:

1º parágrafo: introduzir ao leitor o autor e citação
2º e 3ª parágrafos: mostrar ao seu leitor por que usou essa citação
4º parágrafo: confirmar ao leitor que a citação se relaciona com sua linha de raciocínio

Citação de textos motivadores

No caderno de questões com a proposta de redação do Enem, você vai encontrar recortes ou textos motivadores, os quais podem ser artigos, reportagens, charges etc. Segundo a Cartilha do Participante, não é permitido copiar trechos desses textos.

"A recorrência de cópia é avaliada negativamente e fará com que sua redação tenha uma pontuação mais baixa ou até mesmo seja anulada como Cópia", avisa a cartilha. 

Ainda conforme a cartilha, os textos motivadores somente devem ser lidos para ajudar na compreensão da proposta de redação. E, caso o estudante use opiniões limitadas aos argumentos dos textos motivadores, pode perder pontos. 

Por isso, se lembre: é importante você já chegar à prova da redação do Enem com seu próprio repertório cultural para acrescentar ao seu texto. 

Exemplos de citações no Enem

Separamos, a seguir, exemplos práticos de citações usadas em redações do Enem 2020 que receberam nota 1.000. Confira:

Isabela Alves Saraiva de Sousa, de Brasília/DF

"...evidencia-se que, na sociedade brasileira, existe um notório construto de naturalização dos sintomas indicadores de problemas psíquicos, o que desencoraja a busca por auxílio médico. Nesse viés, pode-se analisar o olhar sob a perspectiva da filósofa Simone de Beauvoir. De acordo com sua análise, mais escandalosa que a existência de uma problemática é o fato de a sociedade se habituar a ela..."

Ingrid Bascef, de Campinas/SP

"Na obra “Quincas Borba”, de Machado de Assis, é mencionada a trajetória de Rubião que, após receber grande herança e atrair vários amigos, é acometido por uma enfermidade mental, fazendo com que seus conhecidos se afastassem e que fosse abandonado em um hospital psiquiátrico..." 

"...Nesse sentido, Nise da Silveira, médica psiquiatra, revelou que muitas famílias se envergonham por terem um ente com transtornos mentais e optam por o deixar, de forma vitalícia e quase sem visitas, em hospitais especializados..."

Júlia Sampaio, de Imperatriz/MA

"...Tal conjuntura segregacionista contrária o princípio do “Espaço Público”, da filósofa Hannah Arendt, que defende a total inclusão dos oprimidos — aqueles que possuem algum tipo de transtorno, nesse caso — na teia social..."

Maria Júlia Passos, de Niterói/RJ

"...A obra “Holocausto Brasileiro”, da escritora e jornalista Daniela Arbex, retrata as péssimas condições do maior hospital psiquiátrico do país, na cidade de Barbacena..."

"Segundo o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza recursos financeiros para todos os setores públicos, promovendo uma igualdade de oportunidades a todos os cidadãos".

Confira como fazer uma redação notal 1.000 no Enem

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro