Logo Super Vestibular

Citação na redação do Enem

Usar fala de outro autor enriquece texto do estudante por comprovar repertório cultural amplo

Publicado por Silvia Tancredi
Usar citação na redação do Enem agrega valor ao texto
Usar citação na redação do Enem agrega valor ao texto

Existem maneiras de enriquecer a sua redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, com isso, valorizar o seu texto aos olhos dos corretores. Uma estratégia é usar a citação, ou seja, utilizar a fala de outro autor para complementar a sua linha de raciocínio. 

Ao usar uma citação na sua redação do Enem, você mostra que tem amplo repertório cultural, que lê bastante e que está atento aos melhores autores. Em síntese: usar uma citação acrescenta pontos à sua redação.

Mas, fique atento! A citação só deve ser usada quando há um autor adequado cuja fala vai acrescentar dados à ideia que você está defendendo. É fundamental que a citação seja utilizada em um contexto correto, em que fique claro para o avaliador o motivo do uso. 

Quem citar?

O autor pode ser um filósofo, educador, pensador, sociólogo ou outro escritor do qual você goste ou admire e que tenha uma citação que possa ser usada ao longo da sua redação. É preferível que a fala seja curta para não ocupar muito espaço do seu texto.

Em primeiro lugar, é obrigatório que você apresente o autor da citação. Veja abaixo:

  • Nome do autor
  • Profissão do autor
  • Obra ou projeto pelo qual o autor recebeu destaque

Vamos a dois exemplos de apresentação de autores:

1) No conto "O Alienista", de Machado de Assis, o mais importante autor da literatura brasileira, encontra-se a seguinte ideia...

2) Conforme afirmou Madre Teresa de Calcutá, religiosa que dedicou sua vida a obras de caridade e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz: "Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las". 

Tipos de citação

Você pode usar três tipos de citação na redação do Enem: direta, indireta e indireta livre. O primeiro estilo de citação é o mais usado, mas o segundo também aparece com frequência. Já a citação indireta livre é mais incomum. Confira abaixo os detalhes de cada uma:

Citação direta

O que é: quando copiamos a fala de algum autor de forma literal e a usamos no texto. Como o trecho é exatamente o que a pessoa falou, é obrigatório usar aspas ou travessão

Quando usar: usamos a citação direta em textos dissertativo-argumentativos, justamente o tipo de redação que é cobrado no Enem. Também podemos utilizar a citação direta em textos narrativos, artigos de opinião, contos, crônicas, fábulas, entre outros. 

Leia também: 5 passos para escrever um bom texto dissertativo

Citação indireta

O que é: não usamos a reprodução exata da fala do autor. Neste caso, escreveremos o conteúdo que ele disse, mas com as nossas próprias palavras. Para introduzir a frase do autor, você pode usar "de acordo com o autor", "segundo o autor", "conforme o autor.

Quando usar: podemos usar a citação indireta em redações dissertivas, textos expositivos, narrativos etc. Em resumo, em todos os textos nos quais também se pode usar citação direta. 

Indireta livre

O que é: quando o autor do texto "imita" o que o seu personagem está sentindo, dando a impressão que ambas as ideias são estabelecidas ao mesmo tempo. É uma espécie de citação direta com características de citação indireta.

Quando usar: por conta dinamicidade, a citação indireta livre é mais encontrada em textos narrativos.

Como usar a citação?

Nas redações do Enem costumam ser abordados problemas voltados a públicos específicos, como negros e surdos, ou temas sociais, como cultura e doenças mentais, que foram trabalhados nas edições do Enem 2019 e 2020, respectivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais: todos os temas das redações do Enem

Por isso, é interessante que você leia bastante sobre temas da atualidade, preferencialmente questões sociais, as quais, como são amplamente discutidos pela sociedade, podem aparecer na redação do Enem. Em seguida, você pode separar alguns autores que trabalham esses assuntos. Assim, no dia da prova, você terá um leque de frases ou ideias para usar no seu texto. 

Caso não se lembre da citação de forma direta, você pode usá-la de forma indireta, sinalizando o autor e escrevendo a ideia dele com as suas próprias palavras.

Conforme já citamos, é interessante que a citação seja curta para não ocupar muito espaço no seu texto. Veja abaixo um exemplo de como você pode usar a citação em uma redação:

1º parágrafo: introduzir ao leitor o autor e citação
2º e 3ª parágrafos: mostrar ao seu leitor por que usou essa citação
4º parágrafo: confirmar ao leitor que a citação se relaciona com sua linha de raciocínio

Citação de textos motivadores

No caderno de questões com a proposta de redação do Enem, você vai encontrar recortes ou textos motivadores, os quais podem ser artigos, reportagens, charges etc. Segundo a Cartilha do Participante, não é permitido copiar trechos desses textos.

"A recorrência de cópia é avaliada negativamente e fará com que sua redação tenha uma pontuação mais baixa ou até mesmo seja anulada como Cópia", avisa a cartilha. 

Ainda conforme a cartilha, os textos motivadores somente devem ser lidos para ajudar na compreensão da proposta de redação. E, caso o estudante use opiniões limitadas aos argumentos dos textos motivadores, pode perder pontos. 

Por isso, se lembre: é importante você já chegar à prova da redação do Enem com seu próprio repertório cultural para acrescentar ao seu texto. 

Exemplos de citações no Enem

Separamos, a seguir, exemplos práticos de citações usadas em redações do Enem 2020 que receberam nota 1.000. Confira:

Isabela Alves Saraiva de Sousa, de Brasília/DF

"...evidencia-se que, na sociedade brasileira, existe um notório construto de naturalização dos sintomas indicadores de problemas psíquicos, o que desencoraja a busca por auxílio médico. Nesse viés, pode-se analisar o olhar sob a perspectiva da filósofa Simone de Beauvoir. De acordo com sua análise, mais escandalosa que a existência de uma problemática é o fato de a sociedade se habituar a ela..."

Ingrid Bascef, de Campinas/SP

"Na obra “Quincas Borba”, de Machado de Assis, é mencionada a trajetória de Rubião que, após receber grande herança e atrair vários amigos, é acometido por uma enfermidade mental, fazendo com que seus conhecidos se afastassem e que fosse abandonado em um hospital psiquiátrico..." 

"...Nesse sentido, Nise da Silveira, médica psiquiatra, revelou que muitas famílias se envergonham por terem um ente com transtornos mentais e optam por o deixar, de forma vitalícia e quase sem visitas, em hospitais especializados..."

Júlia Sampaio, de Imperatriz/MA

"...Tal conjuntura segregacionista contrária o princípio do “Espaço Público”, da filósofa Hannah Arendt, que defende a total inclusão dos oprimidos — aqueles que possuem algum tipo de transtorno, nesse caso — na teia social..."

Maria Júlia Passos, de Niterói/RJ

"...A obra “Holocausto Brasileiro”, da escritora e jornalista Daniela Arbex, retrata as péssimas condições do maior hospital psiquiátrico do país, na cidade de Barbacena..."

"Segundo o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza recursos financeiros para todos os setores públicos, promovendo uma igualdade de oportunidades a todos os cidadãos".

Confira como fazer uma redação notal 1.000 no Enem

Veja também

Manual do Candidato do Vestibular 2022 da Fuvest é disponibilizado
No documento, é possível verificar os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª fases, além de matrículas e outras informações.

2ª chamada do ProUni 2021/2 já pode ser acessada
Agora, os selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A documentação deverá ser apresentada até o dia 11 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021 do 2º semestre
Nesta edição, oferta é de 62.365 vagas em 70 instituições públicas de educação superior

UPE publica resultado dos pedidos de isenção de taxa do SSA 2022
Instituição receberá recursos de amanhã (3) até a próxima quinta-feira, 5 de agosto

Unemat está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2 via Enem
Processo seletivo oferece 2.570 vagas em 62 carreiras ministradas em Cuiabá e outras cidades do interior

UFRGS recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021/2
Para participar, é necessário possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter estudado na rede pública

ITA recebe inscrições do Vestibular 2022
As oportunidades do ITA são divididas para quem decidir cursar a graduação como civil e e para quem optar por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

Inscrições do Vestibular 2022 da Unicamp estão abertas
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 08 de setembro. Pedidos de isenção de taxa já foram recebidos.

Unesp solta resultado do Vestibular EaD 2021 de Pedagogia
Seleção ofertou 700 vagas para São Paulo, 50 para Guarulhos e 50 para Cubatão

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2021/2 via Enem do IFF
Devido a pandemia de Covid-19, as provas não serão aplicadas de forma presencial, sendo aceitas as notas do Enem das edições entre 2018 e 2020.

Provas das etapas I e II do PAC 2020 da Unicentro (PR) são aplicadas
As provas das duas primeiras etapas do PAC 2020 serão formadas por conhecimentos dos anos respectivos do Ensino Médio.

Provas do Vestibular 2021 da Unioeste (PR) são aplicadas neste domingo
Os mais de 10 mil inscritos farão as provas de manhã e à tarde, nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo.