Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Espírito Santo
  4. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Criada em 1954, UFES oferece mais de 90 cursos de graduação em quatro unidades educacionais, situadas em Vitória, Alegre e São Mateus.

Publicado por Wanja Borges
Quase 20 mil alunos estudam na UFES atualmente
Quase 20 mil alunos estudam na UFES atualmente

Gerar avanços científicos, tecnológicos, artísticos e culturais, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, produzindo e socializando conhecimento para formar cidadãos com capacidade de implementar soluções que promovam o desenvolvimento sustentável. Com esse objetivo, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foi criada em maio de 1954. Instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação, a UFES conta com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.  
    
Presente atualmente em quatro regiões capixabas, a UFES possui mais de 90 cursos de graduação e, anualmente, quase 5 mil vagas são oferecidas para vestibulandos do estado. A Universidade conta, ainda, com cerca de 20 mil estudantes, 2 mil professores e 3 mil servidores técnico-administrativos. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição se destacou ao ser classificada com conceito 4. Além disso, em 2012, seu curso de Direito obteve o melhor desempenho do Brasil no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

CAMPUS
•    Campus Vitória 

Av. Fernando Ferrari, nº 514, Goiabeiras, Vitória – ES
Av. Marechal Campos, s/nº, Maruípe, Vitória – ES
http://portal.ufes.br
(27) 4009-2200

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Plásticas, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Audiovisual), Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade), Desenho Industrial (Programação Visual), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gemologia, Geografia, História, Letras (Inglês), Letras (Português), Letras (Português/Espanhol), Letras (Português/Italiano), Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social, Tecnologia em Manutenção Industrial e Terapia Ocupacional. 

•    Campus Alegre
Alto Universitário, s/nº, Guararema, Alegre – ES
http://www.cca.ufes.br
(28) 3558-8961

Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Geologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia. 

•    Campus São Mateus
Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, São Mateus – ES
http://www.ceunes.ufes.br
(27) 3312-1511

Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia e Matemática Industrial. 

INFRAESTRUTURA
A UFES é constituída por quatro campi, localizados em Goiabeiras e Maruípe, na capital, e nos municípios de Alegre e São Mateus. No total, a Universidade conta com uma área territorial de 4,3 milhões de m² e área construída de 292 mil m². Recentemente, foram investidos mais de R$ 1 milhão em seu acervo bibliográfico, que resultou em novos 11 mil títulos para suas seis bibliotecas. Teatro, cinema, galeria de arte, centro de idiomas, planetário, observatório astronômico, auditórios, laboratórios especializados, complexo esportivo também integram a infraestrutura da instituição. Além disso, um Hospital Universitário é coordenado pela UFES. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular tradicional da UFES é constituído por duas etapas. A primeira é composta pela prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enquanto a segunda é formada por uma prova de Redação e duas provas discursivas sobre matérias específicas de cada curso. Cada uma das disciplinas conta com cinco questões. Treineiros também podem participar do Processo Seletivo, desde que escolham opções de provas discursivas, e não cursos. 

•    Sistema de Cotas 
A UFES oferece 50% de suas vagas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. As vagas são igualmente divididas entre estudantes com renda familiar bruta inferior e superior a 1,5 salário mínimo per capita. Dentro de cada faixa de renda, é reservada, ainda, uma porcentagem para pretos, pardos e indígenas, conforme o censo demográfico do IBGE. 

•    Sisu 
O Processo Seletivo da UFES não está integrado ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) promovido pelo Ministério da Educação, com base no desempenho do estudante no Enem. Contudo, a possibilidade de aderir ao sistema como única forma de ingresso no vestibular vem sendo estudada desde 2010 para reduzir a sobra de vagas. 

•    Enem
O Enem é utilizado pela UFES na primeira etapa de seu Processo Seletivo. O desempenho do candidato nas provas objetivas do Exame constitui, automaticamente, a pontuação do aluno na primeira fase do Vestibular, servindo, assim, como método de habilitação dos vestibulandos. Neste caso, somente a última edição do Exame é considerada.  

•    Ensino a Distância 
Desde 2001, a UFES está credenciada pelo Ministério da Educação para a oferta de cursos superiores na modalidade aberta e a distância. Hoje, são oferecidas as seguintes graduações pelo método EaD: Artes Visuais, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Física e Química. O Núcleo de Ensino a Distância da Universidade está estruturado em 26 polos e três centros regionais, em quase 30 municípios do Espírito Santo. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Flickr | Orkut

 

 

 

Veja também

UCB prorroga inscrições e adia provas do Vestibular 2020/2
Quem tiver interesse nas mais de 3 mil vagas pode se inscrever agora até dia 28 de junho. Provas são aplicadas em 5 de julho.

UniCEUB está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2
Interessados nas vagas podem usar notas do Enem ou fazer provas on-line. Para Medicina, somente será aceito desempenho no exame educacional.

Unicamp 2021: Provas da 1ª fase terão alterações por conta da pandemia do novo coronavírus
As medidas visam reduzir a quantidade de estudantes circulando no mesmo ambiente e evitar assim aglomerações.

FTT está com inscrições abertas para o seu Vestibular 2020/2 via Enem
A seleção utilizará o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos entre 2016 a 2019.

PUCRS libera resultado do Vestibular de Inverno 2020
Convocados para as mais de 2 mil vagas devem fazer as matrículas no dia 8 de junho

Provas do Vestibular 2020/2 do Cederj são adiadas
Testes seriam aplicados em 14 de junho, mas, por conta da pandemia do coronavírus, não serão realizados. Nova cronograma será divulgado posteriormente.

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.