Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UEM adere ao SiSU e ofertará 622 vagas em 2022

UEM adere ao SiSU e ofertará 622 vagas em 2022

Para cada curso, serão disponibilizadas 10% das oportunidades do sistema universal

Publicado por Silvia Tancredi
13/12/2021 14h33 , atualizado em 13/12/2021 14h39
Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná
Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná
Crédito da Imagem: Divulgação: UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, informou que assinou o termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. Esta é a primeira vez que a instituição vai ofertar vagas por meio do programa do Ministério da Educação (MEC). 

Segundo a UEM, a oferta no SiSU 2022 será de 622 vagas em 78 cursos de graduação. A universidade ressalta que, para cada carreira, são disponibilizadas 10% das oportunidades do sistema universal. 

Elyson Andrew Pozo Liberati, responsável institucional da UEM, afirma que a universidade assinou o termo com o SiSU para ampliar a oportunidade de alunos ingressarem em uma universidade pública. “Esse termo também contribuirá para a ampliação do reconhecimento e fortalecimento da UEM no cenário nacional”, reforça. 

Ainda conforme a UEM, as vagas para cotistas continuarão sendo oferecidas no vestibular tradicional. Do total de chances, 20% são para as cotas sociais e 20% para negros (¾ se dirigem para negros de baixa renda e ¼ ficam reservadas para negros sem esse recorte social).

Pesos e notas mínimas

O SiSU usa o desempenho dos estudantes no Enem. Para edição de 2022, serão avaliadas as notas do Enem 2021, as quais devem ser liberadas no dia 11 de fevereiro de 2022.

Para concorrer às vagas da UEM no SiSU, os estudantes precisam ter tirado notas mínimas em cada uma das cinco provas do Enem. Essas notas variam conforme o curso de escolha. As provas do Enem também contam com pesos específicos de acordo com a carreira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso da carreira de Medicina, por exemplo, o estudante precisa ter nota mínima de 600 pontos em todas as provas. Já as cinco provas do Enem têm peso igual, que equivale a 1. 

Para Engenharia Civil, por exemplo, o concorrente precisa ter nota mínima de 200 pontos em matemática, 150 na redação e 100 nas demais provas do Enem.  Enquanto isso, o peso da prova de matemática é  2 e o peso das demais, 1. 

Confira neste termo de adesão as notas mínimas e os pesos dos cursos da UEM no SiSU 2022

O MEC ainda não informou as datas e as regras do SiSU 2022. Outra universidadade paranaense, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) já anunciou que vai oferecer quase 4,4 mil vagas no SiSU.

Vestibulares em andamento

No momento, a UEM está com dois vestibulares em andamento. O primeiro é o vestibular tradicional, cujas provas serão aplicadas no dia 20 de fevereiro de 2022. Os inscritos concorrem a 2.367 vagas.

O segundo é o Processo de Avaliação Seriada (PAS), que é vestibular seriado. Os participantes vão realizar as provas no dia 27 de março. Os inscritos na terceira etapa disputam 747 vagas. 

Saiba mais sobre os vestibulares da UEM

Veja também

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
O processo seletivo está marcado para o dia 06 de fevereiro. As provas serão compostas por uma redação e nove questões objetivas de todas as disciplinas ministradas no ensino médio. 

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.