A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, informou que assinou o termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. Esta é a primeira vez que a instituição vai ofertar vagas por meio do programa do Ministério da Educação (MEC).
Segundo a UEM, a oferta no SiSU 2022 será de 622 vagas em 78 cursos de graduação. A universidade ressalta que, para cada carreira, são disponibilizadas 10% das oportunidades do sistema universal.
Elyson Andrew Pozo Liberati, responsável institucional da UEM, afirma que a universidade assinou o termo com o SiSU para ampliar a oportunidade de alunos ingressarem em uma universidade pública. “Esse termo também contribuirá para a ampliação do reconhecimento e fortalecimento da UEM no cenário nacional”, reforça.
Ainda conforme a UEM, as vagas para cotistas continuarão sendo oferecidas no vestibular tradicional. Do total de chances, 20% são para as cotas sociais e 20% para negros (¾ se dirigem para negros de baixa renda e ¼ ficam reservadas para negros sem esse recorte social).
Pesos e notas mínimas
O SiSU usa o desempenho dos estudantes no Enem. Para edição de 2022, serão avaliadas as notas do Enem 2021, as quais devem ser liberadas no dia 11 de fevereiro de 2022.
Para concorrer às vagas da UEM no SiSU, os estudantes precisam ter tirado notas mínimas em cada uma das cinco provas do Enem. Essas notas variam conforme o curso de escolha. As provas do Enem também contam com pesos específicos de acordo com a carreira.
No caso da carreira de Medicina, por exemplo, o estudante precisa ter nota mínima de 600 pontos em todas as provas. Já as cinco provas do Enem têm peso igual, que equivale a 1.
Para Engenharia Civil, por exemplo, o concorrente precisa ter nota mínima de 200 pontos em matemática, 150 na redação e 100 nas demais provas do Enem. Enquanto isso, o peso da prova de matemática é 2 e o peso das demais, 1.
Confira neste termo de adesão as notas mínimas e os pesos dos cursos da UEM no SiSU 2022
O MEC ainda não informou as datas e as regras do SiSU 2022. Outra universidadade paranaense, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) já anunciou que vai oferecer quase 4,4 mil vagas no SiSU.
Vestibulares em andamento
No momento, a UEM está com dois vestibulares em andamento. O primeiro é o vestibular tradicional, cujas provas serão aplicadas no dia 20 de fevereiro de 2022. Os inscritos concorrem a 2.367 vagas.
O segundo é o Processo de Avaliação Seriada (PAS), que é vestibular seriado. Os participantes vão realizar as provas no dia 27 de março. Os inscritos na terceira etapa disputam 747 vagas.