Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFRJ anuncia quantidade de vagas que será oferecida no SiSU 2021

UFRJ anuncia quantidade de vagas que será oferecida no SiSU 2021

Sistema de Seleção Unificada ofertará mais de 9,2 mil vagas em diversos cursos de graduação

Publicado por Silvia Tancredi
16/02/2021 14h33 , atualizado em 16/02/2021 14h35
Crédito: divulgação UFRJ
Crédito: divulgação UFRJ
Crédito da Imagem: Divulgação UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já liberou, por meio de Edital, informações sobre a sua participação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021, tais como vagas, cotas, pesos e notas mínimas. 

Conforme o documento, serão oferecidas 9.280 vagas, sendo 5.248 para o SiSU 2021/1 e 4.032 para o SiSU 2021/2. No mínimo metade das oportunidades serão destinadas a candidatos que se encaixam nos requisitos Lei nº 12.711 ou Lei de Cotas.

Leia também - Enem, SiSU e Lei de Cotas: qual a relação?

Há ainda vagas reservadas para estudantes com renda familiar igual ou até um salário mínimo e meio, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e Pessoas com Deficiência (PcD). 

Confira a seguir a quantidade de vagas para alguns cursos de graduação que costumam ser os mais procurados:

Enem 

Para se inscrever no SiSU, é obrigatório que o candidato tenha feito o Enem 2020, uma vez que seleção será por meio dessas notas. O desempenho dos participantes deve ser liberado no dia 29 de março.

A previsão é que as inscrições para o SiSU do primeiro semestre de 2021 sejam feitas em abril. A informação foi liberada pelo Ministério da Educação (MEC).

Pesos 

O Enem conta com cinco provas. Cada uma delas tem um peso diferente conforme o curso de escolha ou a área da carreira: biológicas, humanas ou exatas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por exemplo, no curso de Psicologia da UFRJ, a prova de redação conta com peso 3. Já os testes de ciências humanas e linguagens, peso 2. As outras provas (matemática e ciências da natureza), peso 1. 

Em cursos da área de saúde, os pesos das provas do Enem são diferentes. Para a carreira de Medicina, por exemplo, as provas de redação e de ciências da natureza têm peso 4. Já os exames de linguagens e matemática, peso 2. Por fim, ciências humanas, peso 1.

Notas mínimas

As notas mínimas do SiSU são aquelas que os estudantes precisam ter tirado no Enem, no mínimo, para conseguirem concorrer à vaga. Nesse caso, as notas são as mesmas para todos os cursos de graduação da UFRJ. 

Os candidatos não podem ter zerado nenhuma das cinco provas do Enem. Para a redação, é exigida nota mínima de 300 pontos.

THE

Geralmente, os cursos que exigem Testes de Habilidades Específicas (THE) da UFRJ não são oferecidos no SiSU. Excepcionalmente neste ano, as carreiras serão disponibilizadas pelo programa do MEC.

Os cursos que exigem habilidades são Arquitetura e Urbanismo, Dança, Composição de Interior, Composição Paisagística, Comunicação Visual, Design, Música e Desenho Industrial - Projeto de Produto.

Somente o curso de Música da UFRJ contará com THE. O prazo de inscrições para os testes já começou e segue aberto até o dia 19 de fevereiro

Para mais detalhes, acesse este Edital da UFRJ de adesão ao SiSU 2021

Veja também

Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010
MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil