A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou que vai oferecer 5.223 vagas na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). É necessário ter feito o Enem 2021 para concorrer às oportunidades.
Segundo este termo de adesão da UFRJ ao SiSU, do total de vagas 2.595 destinam-se a candidatos que se encaixam na ampla concorrência. Já as 2.628 vagas restantes são para estudantes da rede pública de ensino, conforme prevê a Lei nº 12.711/2012 ou Lei de Cotas.
Confira como funcionam as cotas no SiSU
No total, a UFRJ oferece 139 opções de cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, que costuma ser a mais procurada pelos estudantes, são 100 vagas para ingresso no primeiro semestre.
Os cursos da UFRJ da capital são: Cidade Universitária Praia Vermelha, Escola de Música, Faculdade de Direito, Largo São Francisco e Observatório do Valongo.
Os outros dois campi da UFRJ situam-se no interior do estado, nas cidades de Duque de Caxias (Campus Xerém) e Macaé.
Notas mínimas e pesos
Os inscritos no SiSU são selecionados pelas notas do Enem. No SiSU 2022, serão avaliadas as notas do Enem 2021, as quais devem ser liberadas em fevereiro, de acordo com o ministro da educação, Milton Ribeiro.
Para disputar uma vaga da UFRJ por meio do SiSU, o estudante precisa ter tirado, pelo menos, 300 pontos na prova de redação do Enem. Já nas demais provas, não há nota mínima, mas o candidato não pode ter nota zero.
Os pesos de cada área de conhecimento do Enem variam conforme o curso de graduação. Novamente citando o exemplo da carreira de Medicina: as notas da redação e ciências da natureza têm peso 4; linguagens e matemática peso 2 e ciências humanas, peso 1.
Outro exemplo é o curso de Direito. Nesse caso, a redação tem peso 3, enquanto ciências humanas e linguagens têm peso 2. Por fim, ciências humanas e matemática contam com peso 1.
Saiba qual é melhor para você: Medicina ou Direito
Confira neste termo de adesão os pesos de todos os cursos da UFRJ no SiSU 2022/1