Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública

Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Publicado por Érica Caetano
25/09/2020 11h40 , atualizado em 25/09/2020 12h21
Crédito imagem: Divulgação / Unicamp
Crédito imagem: Divulgação / Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta sexta-feira, 25 de setembro, a concorrência do Vestibular 2021. De acordo com a instituição, a procura pela seletiva aumentou significativamente se comparado aos dois últimos anos.

Foram registradas 77.653 inscrições, sendo que no ano passo o número foi de 72.859 e em 2019, 76.327. Já o número de candidatos isentos, este aumentou  passando de 10,1% no Vestibular 2020, para 14,1% este ano, números também nunca alcançados.

Cursos mais buscados

As dez carreiras mais buscadas no Vestibular Unicamp 2021 foram a de Medicina, com 308,3 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo, com 79,5 candidatos por vaga; Ciências Biológicas, com 47,1 candidatos por vaga; Comunicação Social-Midialogia, com 38,1 candidatos por vaga; Ciência da Computação, com 37 candidatos por vaga; Engenharia da Computação, com 32,2 candidatos por vaga; Farmácia, com 31,3 candidatos por vaga; História, com 28,9 candidatos por vaga; Ciências Econômicas, com 28,3 candidatos por vaga e Enfermagem, com 27,3 candidatos por vaga.

As isenções concedidas esse ano cresceram 48%, saltando de de 7.380 do ano passado para 10.925 no Vestibular 2021, o maior número de beneficiados desde o início do Programa de Isenção, em 2000.

O percentual de candidatos autodeclarados pretos e pardos ficou em 21% e o percentual de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico-raciais foi de 12% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2021.

Os estudantes de escola pública, o percentual chegou a 34,2%, marca nunca antes alcançada. No ano passado, os candidatos de escola pública representaram 32,2% do total de inscritos.

Vestibular 2021

As provas da primeira fase ocorrerão em dois dias diferentes, conforme a área de cada curso concorrido pelos inscritos, para que a quantidade de candidatos nas provas seja menor. Elas ficaram agendadas para os dias 06 e 07 de janeiro de 2021 e será formada por 72 questões objetivas.

Os candidatos sabatistas, que por convicção religiosa restringem suas atividades aos sábados, poderão ter horário específico para fazerem as provas, desde que informem tal condição no ato de inscrição. As informações ainda estarão detalhadas no edital a ser divulgado em breve.

O número de questões foi reduzido de 90 para 72 e o tempo máximo para a realização passará a ser de quatro horas e não mais de cinco, como ocorria em anos anteriores. 

As questões serão distribuídas da seguinte forma: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.Confira a distribuição:

06 de janeiro - candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas
07 de janeiro - candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

As provas da segunda etapa do Vestibular 2021 ficaram marcadas para os dias 07 e 08 de fevereiro e não sofreram alterações. Os candidatos terão 5 horas para responder as questões em cada um dos dias.

  • 1º dia: Provas comuns a todos os candidatos, com 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura, 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa e haverá a aplicação da prova de redação.
  • 2º dia: Provas comuns a todos os candidatos, com 6 questões de Matemática e prova interdisciplinar com 2 questões de Ciências Humanas e 2 questões de Ciências da Natureza; Também haverá duas provas de conhecimentos específicos, cada uma com 6 questões conforme a opção de curso.

A Univerisdade também divulgou que ampliou o número de locais de provas e também incluiu as cidades

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mudanças

Conforme já tinha sido anunciado, o Vestibular 2021 da Unicamp teve algumas alterações por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A começar pela data das inscrições.

Além disso, o diretor da Comissão do Vestibular (Comvest) da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, afirmou que a universidade está acompanhando com preocupação a situação da pandemia e sabe dos impactos na aprendizagem e que, provavelmente, os estudantes não verão a totalidade dos conteúdos ou com a mesma profundidade. 

Sendo assim, tranquiliza os vestibulandos, destacando que a prova será feita considerando a excepcionalidade do ano escolar. A prova deve cobrar mais:

•    Leitura e interpretação
•    Raciocínio lógico 
•    Uso de referenciais básicos das linguagens e ciências

Obras literárias

A Unicamp também já anunciou a retirada de cinco obras literárias da relação que seria cobrada no Vestibular 2021. Os estudantes teriam que ler 12 livros e agora, serão apenas sete.

Veja aqui as obras!

O ajuste na lista de obras de leitura obrigatória também foi feito considerando o contexto da pandemia do coronavírus. de Barueri e Fernandópolis para a aplicação do Vestibular. O intuito é evitar longos deslocamentos e ampliar a cobertura do Vestibular.

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, além das duas fases de provas, serão submetidos às provas de Habilidades Específicas.

As provas serão aplicadas em 11 e 12 de fevereiro para todos os cursos, exceto Música, que terá uma fase a mais. 

Para Música as provas serão realizadas antes das provas do Vestibular 2021, em três etapas. A primeira etapa será de 21 de setembro a 02 de outubro e as demais etapas entre 23 e 27 de novembro.

Resultado

O resultado do Vestibular 2021 Unicamp etá previsto de ser divulgado no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Oportunidades

O processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

Mais detalhes neste Edital ou no site da Comvest.

Veja também

Vestibular 2021 da PUC-Rio começa neste domingo (25)
Interessados nas mais de 1,4 mil vagas fazem provas de manhã ou à tarde em uma plataforma on-line

Procura por cursos tecnológicos cresce mais de 130% nos últimos dez anos
Dado consta no resultado do Censo da Educação Superior 2019 divulgado na manhã de hoje pelo MEC

Censo da Educação Superior: número de estudantes no ensino superior cresceu 43% em 10 anos
O levantamento completo faz parte do resultado do Censo da Educação Superior 2019, disponibilizado na manhã de hoje pelo Inep.

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.