A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) liberou nesta sexta-feira, 11 de dezembro, o acesso ao cartão com os locais onde serão aplicadas as provas da primeira fase do Vestibular 2021. Confira:
Local de prova 1ª fase Unicamp 2021
Nesta edição, a instituição realizou algumas alterações na 1ª etapa para ampliar as medidas sanitárias e de segurança por causa do coronavírus, entre as quais a aplicação das provas em dois dias com objetivo de reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas.
Outra medida tomada foi a diminuição de uma hora nos dias das provas. Antes, o vestibular era aplicado das 13h às 18h. Agora, os testes começarão a ser realizados às 13h e terminarão às 17h.
=>1ª fase: 6 e 7 de janeiro de 2021
As provas serão realizadas nas cidades de Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fernandópolis, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília e Mogi das Cruzes.
Também haverá provas em Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Saiba mais: como é realizado o vestibular da Unicamp, um dos mais procurados do Brasil
Conteúdo
Os vestibulandos farão provas em um dia específico conforme o curso de escolha. Confira:
- 06/01: candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas
- 07/01: candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde
Outra mudança realizada pela Unicamp foi a redução na quantidade de questões. Antes, os inscritos respondiam 90 itens; agora, eles resolverão 72 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.
O diretor da Comissão do Vestibular (Comvest) da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, afirmou que a universidade entende o momento da pandemia do coronavírus, mas tranquiliza os vestibulandos, destacando que a prova será feita considerando a excepcionalidade do ano escolar.
"A prova da Unicamp deve cobrar mais leitura e interpretação, raciocínio lógico e uso de referenciais básicos das linguagens e ciências", avisa o diretor da Comvest, organizadora do vestibular
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Orientações
Recomenda-se que os vestibulandos cheguem com antecedência ao local de prova. Os portões de acesso às salas serão fechados às 13h. Os candidatos devem levar documento de identificação com fotografia indicado no formulário de inscrição e caneta na cor preta.
A Unicamp informou que, durante as provas, serão seguidas todas as recomendações e protocolos de biossegurança definidas pelas autoridades de saúde pública, em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Veja as principais medidas:
- Uso obrigatório de máscara. Os inscritos podem levar máscara extra, caso precisem trocá-la durante a prova;
- Ampliação no número de salas onde serão aplicadas as provas para respeitar o distanciamento necessário (1,5 metro);
- Fornecimento de álcool gel em todas as salas, mas os candidatos também podem levar o seu próprio frasco;
- Acesso ao banheiro será controlado e será feita higienização constante do local.
Acesse o protocolo de biossegurança completo contra Covid no vestibular 2021 da Unicamp
2ª fase
O resultado da primeira fase deve sair no dia 29 de janeiro. Os convocados farão as provas da segunda etapa nos dias 7 e 8 de fevereiro. Quem for selecionado precisará elaborar uma redação e responder questões comuns a todos os cursos e questões específicas conforme a carreira de escolha.
Resultado
Conforme o cronograma, o resultado do Vestibular 2021 Unicamp deve sair no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.
Números Unicamp 2021
O vestibular conta com 77.653 inscritos. Desse total, 34,2% são alunos da rede pública de ensino. Segundo a Unicamp, essa marca nunca antes foi alcançada e, por isso, é histórica.
O processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para oriundos de escola pública e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
Medicina é o curso mais procurado do vestibular, com 308,3 candidatos por vaga (c/v). Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (79,5 c/v) e de Ciências Biológicas (47,1 c/v).
Para mais informações, acesse este Edital ou o site da Comvest.