Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp 2023: pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular estão abertos

Unicamp 2023: pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular estão abertos

Os interessados podem se inscrever até o dia 07 de junho, exclusivamente pela internet.

Publicado por Érica Caetano
16/05/2022 09h18
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Campinas
Crédito da Imagem: Divulgação / Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deu início nesta segunda-feira, 16 de maio, ao prazo de solicitações de isenção de taxa de inscrição do Vestibular tradicional 2023 e pelas notas do Enem. Os pedidos podem ser feitos neste site. Os interessados podem se inscrever até o dia 07 de junho, exclusivamente pela internet, por meio deste link.

A partir deste ano, a Comissão abriu a possibilidade para estudantes que são ou foram bolsistas em escolas particulares ou privadas solicitarem o benefício. O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2022 o ensino médio.

Além da condição citada acima, conforme este Edital, podem participar os candidatos que se encaixam nestas três modalidades.

I - Candidatos de baixa renda e de escola pública (Modalidade 1);
II - Candidatos funcionários da Unicamp ou Funcamp (Modalidade 2);
III - Candidatos aos cursos de Licenciatura e Tecnologia em período noturno (Modalidade 3).

A Comvest está oferecendo 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.

Para solicitar a isenção na nova modalidade, os interessados deverão comprovar ter recebido bolsa de estudo, parcial ou integral, em escolas privadas, em todo ensino médio (ou alternativamente, ter cursado escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi, SENAC e/ou outra instituição privada que mantém educação gratuita, em todo o ensino médio) e estar integrado a domicílio familiar cuja renda bruta corresponda a um salário mínimo e meio mensal por morador.

Documentação

Candidatos que estudaram ou concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) precisam apresentar documentação comprobatória.

Para ajudar estudantes que possam ter dificuldade em conseguir a documentação durante a pandemia de coronavírus, principalmente junto às escolas, pode-se anexar uma declaração. Matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir o Histórico Escolar pela internet e depois salvar em PDF.

Resultado

O resultado dos pedidos de isenção de taxa será divulgado no dia 29 de julho. Os contemplados com a gratuidade também precisam se inscrever no processo seletivo, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. 

Unicamp 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou as principais datas do vestibular 2023 da Unicamp. Confira abaixo:

A primeira fase do Vestibular 2023 da Unicamp será realizada no dia 06 de novembro, já a segunda etapa será feita nos dias 11 e 12 de dezembro. Até então os candidatos passavam pela segunda fase do processo seletivo no mês de janeiro do ano de ingresso. 

Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a antecipação da segunda etapa para dezembro beneficia os candidatos já que eles podem concluir o ciclo da avaliação no mesmo ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas de habilidades específicas devem ser realizadas em setembro e outubro aos candidatos interessados em cursar Música. Para os demais cursos que exigem a aplicação de provas específicas como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, os testes serão realizados entre os dias 04 e 06 de janeiro de 2023.

A Unicamp divulgará a primeira chamada no dia 06 de fevereiro de 2023. Já as matrículas online acontecerão entre 07 e 09 de fevereiro. A previsão é de até oito chamadas. 

Obras literárias

Confira as obras que serão cobradas no Vestibular 2023 da Unicamp:

Mais informações no site da Comvest.

 

Veja também

Inscrições para o SiSU 2022/2 terminam nesta sexta (1)
Nesta edição são oferecidas mais de 65 mil vagas em cursos de 73 instituições de ensino superior públicas.

Unitins divulga resultado do seu Vestibular 2022
A previsão é que as aulas comecem no dia 03 de agosto. Foram ofertadas 240 vagas distribuídas entre os cursos do campus Palmas.

Candidatos ao Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) já podem acessar locais de provas
Exame será aplicado neste domingo (3), das 13h30 às 17h30.

Mackenzie divulga aprovados no Vestibular 2022/2
Os convocados das unidades Higienópolis e Alphaville deverão se matricular de hoje até 07 de julho. Em Campinas até 19 de julho.

Pernambuco: FPS divulga resultado do Vestibular 2022/2
Instituição disponibilizou neste vestibular 62 vagas para Medicina e 168 para demais cursos de graduação.

UFT e UFNT publicam 2ª chamada do Vestibular 2022/2 via Enem
Etapa de matrículas online ocorre nos dias 5 e 6 de julho.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/2 da UFU termina hoje (30)
Inscrições podem ser feitas pela internet até às 16h. Taxa é de R$117.

UPE encerra nesta quinta-feira as inscrições do Vestibular EaD 2023
Estão sendo ofertadas 1.410 vagas distribuídas em 16 polos presenciais. Provas acontecem em agosto.

UEMA informa locais de prova do Vestibular 2022/2 de cursos a distância
Candidatos farão provas no dia 3 de julho, para concorrer a mais de 3,5 mil vagas em cursos da modalidade EaD.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da Acafe está disponível
Os participantes fizeram as provas em 12 de junho, das 13h às 18h20. 

Unisc solta resultado do seu Vestibular de Inverno 2022
Aprovados em Medicina devem se matricular presencialmente na próxima segunda (4), para demais candidatos prazo vai até sexta (1) pela internet.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.