A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta segunda-feira, 25 de abril, o calendário do Vestibular 2023 e informou a antecipação da segunda fase do processo para dezembro deste ano.
As inscrições para o Vestibular 2023 da Unicamp poderão ser realizadas a partir de 1º de agosto até 2 de setembro. A taxa de inscrição será de R$192 e pode ser paga até 9 de setembro.
Isenção
As solicitações de isenção da taxa de inscrição serão recebidas pela página da Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest) entre os dias 16 de maio e 7 de junho.
O edital de isenção deve ser publicado em breve e contará com a relação dos documentos necessários que também devem ser enviados pela internet.
Vestibular
A primeira fase do Vestibular 2023 da Unicamp será realizada no dia 6 de novembro, já a segunda etapa será feita nos dias 11 e 12 de dezembro. Até então os candidatos passavam pela segunda fase do processo seletivo no mês de janeiro do ano de ingresso.
Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a antecipação da segunda etapa para dezembro beneficia os candidatos já que eles podem concluir o ciclo da avaliação no mesmo ano.
As provas de habilidades específicas devem ser realizadas em setembro e outubro aos candidatos interessados em cursar Música. Para os demais cursos que exigem a aplicação de provas específicas como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, os testes serão realizados entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023.
A Unicamp divulgará a primeira chamada no dia 6 de fevereiro de 2023. Já as matrículas online acontecerão entre 7 e 9 de fevereiro. A previsão é de até oito chamadas.
Obras literárias
Confira as obras que serão cobradas no Vestibular 2023 da Unicamp:
- Carta de Achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha
- Niketche – uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane
- Tarde, de Olavo Bilac
- Bons dias, de Machado de Assis
- Sonetos selecionados de Luís de Camões
- Sobrevivendo no inferno, de Racionais Mc’s
- O seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles
- O marinheiro, de Fernando Pessoa
- A falência, de Júlia Lopes de Almeida
- O Ateneu, de Raul Pompeia
Mais informações no site da Comvest.