A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) soltou na manhã desta sexta-feira, 12 de fevereiro, as respostas esperadas da segunda fase do Vestibular 2021.
Respostas esperadas - 2ª fase Unicamp 2021
As provas foram aplicadas na última segunda e terça-feira, 8 e 9, em mais de 30 cidades. Os vestibulandos dos cursos de exigem aptidão, como Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais, realizam os testes de habilidades específicas até hoje (12).
Como foi a segunda fase
Os inscritos produziram uma redação e responderam questões discursivas na segunda fase do Vestibular 2021 da Unicamp. No primeiro dia, todos os candidatos elaboraram uma redação e responderam 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura e 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa.
Na prova de redação, os vestibulandos poderiam optar por fazer um discurso político sobre a derrubada de estátuas ou um texto de entrada para um diário, no papel de um trabalhador que ficou exposto ao coronavírus.
As provas do segundo dia tiveram 6 questões de Matemática, 2 de Ciências Humanas, 2 de Ciências da Natureza e 6 questões de disciplinas conforme o curso de escolha.
De acordo com avaliação de professores, as provas do primeiro dia foram mais fáceis que as do segundo. "Foi uma prova mais trabalhosa, exigente, exigindo do candidato uma capacidade crítica e de dominar bem interpretação", afirmou Daniel Cecílio, diretor pedagógico do Colégio e Curso Oficina do Estudante, sobre o segundo dia.
Leia também: Professores comentam a segunda fase do Vestibular da Unicamp
A previsão é que o resultado do Vestibular 2021 da Unicamp seja liberado no dia 10 de março, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.
Vestibular
A primeira fase do vestibular, que ocorreu nos dias 6 e 7 de janeiro, teve algumas alterações por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As provas contaram com questões objetivas de conhecimentos gerais e foram aplicadas em dois dias diferentes, conforme a área de cada curso concorrido pelos inscritos.
Mais de 77 mil candidatos se inscreveram no vestibular, mas mais de 14% faltaram às provas da primeira etapa. Já na segunda etapa eram esperados mais de 15 mil vestibulandos, mas 8,8% não compareceram. Segundo a Unicamp, essa foi a menor abstenção em dez anos.
Vagas
O Vestibular 2021 da Unicamp oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.
Medicina é o curso mais procurado do processo seletivo. Na segunda fase, foram contabilizados 9,37 candidatos por vaga.
Para mais informações, acesse este Edital ou o site da Comvest.