Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Vestibular 2021 da Unicamp começa hoje (6)

Vestibular 2021 da Unicamp começa hoje (6)

Estimativa é que mais de 77 mil candidatos façam provas da 1ª fase hoje e amanhã (7), em mais de 30 cidades

Publicado por Silvia Tancredi
06/01/2021 04h00 , atualizado em 06/01/2021 08h50
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica nesta quarta e quinta-feira, 6 e 7 de janeiro, as provas da primeira fase do Vestibular 2021. A expectativa é que 77.653 candidatos participem do processo seletivo. 

Veja aqui os locais de prova!

Os vestibulandos farão provas em um dia específico conforme o curso de escolha para evitar aglomeração nas escolas e evitar disseminação do coronavírus. 

  • 06/01: candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas
  • 07/01: candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

Os testes começarão às 13h e terminarão às 17h, nas cidades de Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fernandópolis, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília e Mogi das Cruzes.

Também haverá provas em Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. 

As provas serão formadas por 72 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.

Saiba mais: como é realizado o vestibular da Unicamp, um dos mais procurados do Brasil

Orientações

Recomenda-se que os vestibulandos cheguem com antecedência ao local de prova. Os portões de acesso às salas serão fechados às 13h. Os candidatos devem levar documento de identificação com fotografia indicado no formulário de inscrição e caneta na cor preta.

A Unicamp informou que, durante as provas, serão seguidas todas as recomendações e protocolos de biossegurança definidas pelas autoridades de saúde pública, em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Veja as principais medidas:

  • Uso obrigatório de máscara. Os inscritos podem levar máscara extra, caso precisem trocá-la durante a prova;
  • Ampliação no número de salas onde serão aplicadas as provas para respeitar o distanciamento necessário (1,5 metro);
  • Fornecimento de álcool gel em todas as salas, mas os candidatos também podem levar o seu próprio frasco;
  • Acesso ao banheiro será controlado e será feita higienização constante do local.

Acesse o protocolo de biossegurança completo contra Covid no vestibular 2021 da Unicamp

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mudanças

Neste vestibular, a Unicamp realizou algumas alterações na 1ª etapa para ampliar as medidas sanitárias e de segurança por causa do coronavírus, entre as quais a aplicação das provas em dois dias com objetivo de reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas. 

Outras medidas tomadas foram a diminuição de uma hora nos dias das provas e a redução na quantidade de questões objetivas. Antes, eram 90 itens. Hoje, são 18 questões a menos.

Resultado

O resultado da primeira fase deve sair no dia 29 de janeiro. Os convocados farão as provas da segunda etapa nos dias 7 e 8 de fevereiro. Quem for selecionado precisará elaborar uma redação e responder questões comuns a todos os cursos e questões específicas conforme a carreira de escolha.

Conforme o cronograma, o resultado do Vestibular 2021 Unicamp deve sair no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Números Unicamp 2021

Do total de inscritos no processo seletivo, 34,2% são alunos da rede pública de ensino. Segundo a Unicamp, essa marca nunca antes foi alcançada e, por isso, é histórica.

O processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para oriundos de escola pública e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Medicina é o curso mais procurado do vestibular, com 308,3 candidatos por vaga (c/v). Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (79,5 c/v) e de Ciências Biológicas (47,1 c/v).

Para mais informações, acesse este Edital ou o site da Comvest.

Veja também

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Resultado era esperado somente para 13 de dezembro, mas relação de classificados para a 2ª etapa saiu nesta segunda-feira (29).

Enem 2021: prazo para solicitar reaplicação é iniciado
A reaplicação do Enem 2021 acontece nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro.

UFMS divulga local de prova do Vestibular 2022 e Passe 2021
Processos seletivos serão aplicados nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente

Faculdade Albert Einstein finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas 300 vagas no Vestibular 2022 para os dois semestres letivos do próximo ano. Esta é a primeira edição que tem a oferta do curso de Fisioterapia.

Inscrições do Vestibular de Outono 2022 da UEPG encerram nesta segunda (29)
O vestibular ocorrerá nas cidades paranaenses de Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Umuarama.

Enem 2021: provas do 2º dia ignoram pandemia e vacinação
Provas do segundo dia do Enem 2021 foram consideradas não atualizadas e contextualizadas com assuntos relacionados ao momento atual que o mundo está passando.

IFG encerra inscrições para Vestibular 2022/1
Processo seletivo oferece vagas em cursos ministrados em Goiânia e em seis cidades do interior de Goiás

Enem 2021: participantes passam pelas provas de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (28)
Os testes começam a ser realizados às 13h30, mas terminam mais cedo que o primeiro dia, às 18h30.

São Paulo: Vestibular 2022/1 on-line do Insper começa nesta segunda-feira (29)
Processo seletivo oferece 600 vagas em cursos como Administração, Direito e Engenharias

UnB abre inscrições para PAS 2021
Participantes farão provas em janeiro ou fevereiro de 2022, conforme etapa na qual se encontram

Uepa prorroga inscrições para Vestibular 2022
Os candidatos deste processo seletivo serão selecionados por análise das notas do Enem 2021, cujas provas já estão sendo realizadas.