De forma antecipada, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quarta-feira, 20 de julho, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023. A lista com os nomes dos beneficiados era esperada para o dia 29.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) concedeu 8.454 isenções da taxa, número um pouco maior que o registrado no ano passado, quando foram beneficidos 8.386 estudantes. O recorde é do Vestibular 2021, que teve 11.810 candidatos isentos.
Quem teve o pedido de isenção negado poderá entrar com recurso até as 17h do dia 1º de agosto, pela internet.
Quem pôde solicitar isenção
As solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023 da Unicamp foram recebidas entre os dias 16 de maio e 20 de junho. Para receber a gratuidade era preciso se encaixar em uma das quatro modalidades:
Modalidade 1: candidatos de baixa renda e de escola pública
Modalidade 2: candidatos funcionários da Unicamp ou Funcamp
Modalidade 3: candidatos aos cursos de Licenciatura e Tecnologia em período noturno
Modalidade 4: candidatos com bolsa de estudo, parcial ou integral, em escolas privadas, em todo ensino médio; ou alternativamente, em escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi, SENAC e/ou outra instituição privada que mantém educação gratuita, em todo o ensino médio; integrados a domicílio familiar cuja renda bruta corresponda a um salário mínimo e meio mensal por morador.
O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2022 o ensino médio.
Foram beneficiados 6.667 estudantes na modalidade 1; 40 na modalidade 2; 850 na modalidade 3; e 897 na modalidade 4.
Vestibular 2023
Todos os candidatos beneficiados com a isenção deverão se inscrever no Vestibular da Unicamp entre os dias 1º de agosto e 2 de setembro. Para os não isentos a taxa será de R$ 192.
A primeira fase do Vestibular 2023 da Unicamp será realizada no dia 06 de novembro, já a segunda etapa será feita nos dias 11 e 12 de dezembro. Até então os candidatos passavam pela segunda fase do processo seletivo no mês de janeiro do ano de ingresso.
Baixe as provas anteriores de vestibular da Unicamp
As provas de habilidades específicas devem ser realizadas em setembro e outubro aos candidatos interessados em cursar Música. Para os demais cursos que exigem a aplicação de provas específicas como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, os testes serão realizados entre os dias 04 e 06 de janeiro de 2023.
Obras literárias
Confira as obras que serão cobradas no Vestibular 2023 da Unicamp:
-
Carta de Achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha
-
Niketche – uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane
-
Tarde, de Olavo Bilac
-
Bons dias, de Machado de Assis
-
Sonetos selecionados de Luís de Camões
-
Sobrevivendo no inferno, de Racionais Mc’s (álbum musical)
-
O seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles
-
O marinheiro, de Fernando Pessoa
-
A falência, de Júlia Lopes de Almeida
-
O Ateneu, de Raul Pompeia
Mais informações no site da Comvest.