Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do Enem 2014 estão chegando!

Provas do Enem 2014 estão chegando!

Falta muito pouco para o início das provas da Edição de 2014. Tire suas dúvidas!

Publicado por Érica Caetano
08/11/2014 11h16

Falta exatamente algumas horas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Este ano, foram recebidas 8.721.946 inscrições. O número é 21,6% maior do que o registrado no ano anterior, quando 7.173 estudantes se inscreveram. No total, 9,5 milhões de inscrições foram recebidas, mas cerca de 800 mil candidatos não efetuaram o pagamento da taxa de R$ 35 e foram excluídos do maior exame educacional do país. Devido as eleições presidenciais no mês de outubro, as provas desta edição acontecem neste final de semana, dias 08 e 09 de novembro, em 1.661 cidades brasileiras. 

É possível observar que a cada ano, cresce o número de estudantes que realizam o Exame. Dentre os fatores que justificam este crescimento, está o acesso que o Enem permite a programas do governo, como concorrer as duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015.

Além disso, também dá a possibilidade para o estudante de solicitar o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir o certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) referentes a edição 2014, também foi constatado um aumento significativo no número de candidatos que ainda não concluíram o Ensino Médio. Foram registrados 1.446.032 estudantes “treineiros”, ou seja, aqueles que marcaram na inscrição do Exame a opção “vou concluir o Ensino Médio após 2014”. 

O número é equivalente a 16,58% do total de participantes. Uma das causas do aumento significativo pode estar ligada a grande concorrência que os certames das instituições de ensino superior públicas possuem, ocasionando uma participação ainda mais cedo no Enem. Outro aumento ocorrido nesta edição e também disponibilizado pelo Inep, está em relação a participação de idosos. Foram contabilizadas 15,5 inscrições de candidatos nesta faixa etária.

Com as provas chegando, é mais que natural que muitas dúvidas sobre o Exame surjam ou deixem o participante confuso e ainda mais apreensivo. Então, vamos aproveitar para sanar os principais questionamentos por aqui. Acompanhe!

Qual o conteúdo cobrado no Enem?
Para saber exatamente o conteúdo cobrado nas provas do Enem é possível verificar a Matriz de Referência do Enem 2014. No entanto, a formação do conteúdo programático é basicamente a mesma desde a primeira edição realizada do Exame, em 2009. Em relação a confecção da redação, é disponibilizado o Guia do Participante, criado pelo Ministério da Educação (MEC), e que especifica as cinco competências de avaliação, como é realizado o critério de avaliação e os itens que anulam a redação.

Quando as provas serão aplicadas?
As provas do Enem 2014 serão realizadas nos dias 08 e 09 de novembro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. Os participantes deverão seguir o horário de Brasília e ficar atentos ao horário de verão, que terá início no dia 19 de outubro. Os portões de acesso serão abertos uma hora antes do início dos testes, ou seja, às 12h. É recomendável que o candidato visite o seu local de prova com antecedência. 

Nesta edição, sabadistas poderão fazer o Exame no dia 08 às 19h (horário de Brasília), com exceção nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Os candidatos destes estados poderão realizar os testes do primeiro dia às 19h do seu horário local, devido ao horário de verão.

Onde encontrar o local de prova?
Os locais e salas de prova são informados através do Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2014, disponibilizado pela internet e entregue pelos Correios a cada participante inscrito, no endereço indicado no ato da inscrição. No documento, também consta o número de inscrição, a opção de língua estrangeira, a solicitação de certificação do ensino médio, além da indicação de atendimentos diferenciados. Não há mais a possibilidade de alterar o endereço do Cartão de Confirmação de Inscrição. Isso era possível somente durante o período de inscrição.

Caso o inscrito não receba o seu Cartão de Inscrição do Enem, ele poderá ser retirado na página do Inep (desde que já esteja disponível), clicando na opção “consulta aos locais de prova”. Ao clicar, será pedido o número do CPF do inscrito e a senha de acesso. Se não recordar a senha, é possível requerer o recebimento dela por e-mail ou ainda por mensagem de celular. Após efetivar o acesso, estarão disponíveis as informações de localização e horário da prova do Enem. Caso queira imprimir, basta solicitar a impressão desta página. Qualquer dado incorreto também deve ser comunicado ao MEC, por meio do telefone 0800 616161.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que o candidato deve levar no dia das provas?
No dia das provas, o estudante deverá estar munido do seu documento oficial de identidade com foto e de uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente (tipo Bic). São aceitos como documento de identidade: RG; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Passaporte; Certificado de Reservista ou de Dispensa; Carteira Nacional de Habilitação; ou ainda identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade.

Caso o estudante tenha seu documento de identidade roubado ou extraviado, ele deverá apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes do certame. Excepcionalmente nesta situação, será realizada uma identificação especial, através da coleta de dados e assinatura em formulário específico.

O edital do Enem reforça que não é obrigatória a apresentação do Cartão de Confirmação no dia da prova, sendo exigida somente a apresentação do documento oficial de identidade, mas é recomendável que o candidato esteja munido dele, a fim de facilitar o seu acesso ao local de prova, já que no documento estão todas essas informações. Também não há no edital nenhuma especificação sobre alimentos e bebidas, mas é possível adentrar com barras de cereais, chocolates e água, desde que esta última esteja em recipiente transparente.

E o que não levar?
Durante a realização das provas, o candidato deverá portar apenas caneta esferográfica de tinta preta de material transparente e documento de identificação com foto. Esses objetos são obrigatórios. Por outro lado, lápis, lapiseira, borracha, caneta de material não transparente, livros, anotações e impressos gerais são proibidos. Eles devem ser colocados na embalagem (porta-objetos) a ser distribuída na entrada da sala e depositada na parte inferior da carteira.

Além disso, dispositivos eletrônicos, como celular, calculadora, agenda eletrônica, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3, relógio, receptores e transmissores de dados e mensagens também são vedados. Candidatos com armas, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras e gorros, se detectados, também são desclassificados do processo seletivo.

Como são constituídas as provas?
Assim como nos anos anteriores, os cadernos de provas do Enem são formados por provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no total de 90 questões objetivas, no primeiro dia, e por uma redação e outras 90 questões distribuídas entre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, no segundo.

Ao receber o caderno de questões e o cartão de respostas, o participante deverá ler todas as instruções antes de preenchê-los. Será necessário assinar o cartão, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. Muitos candidatos acabam tendo a prova anulada por esquecer-se destes detalhes.

E a redação?
Depois de muitas polêmicas e problemas quanto as redações das últimas edições do Enem, o Ministro da Educação Henrique Paim, garantiu que o rigor nas correções será mantido e ampliado, com o aprimoramento dos itens de correção e na capacitação de corretores.

Nesta edição, cada redação será avaliada por dois corretores, e caso as notas dadas por cada corretor tiverem diferença de 100 pontos, um terceiro irá avaliar o conteúdo. Até a edição de 2012 a diferença era a partir de 200 pontos. Após erros grotescos nos textos, as regras foram alteradas na edição do ano passado.

Na redação do Enem, o título da mesma é opcional, sendo que a folha destinada a confecção dela não possui espaço para o preenchimento do título. Por isso, o candidato que optar por título deverá ficar atento, pois ele será considerado uma linha escrita.

É possível estudar para o Enem pelo Super Vestibular?

Sim! O Super Vestibular disponibiliza dicas para o Enem, de todas as disciplinas cobradas, de segunda a quinta-feira. Elas estão sendo publicadas desde o início do mês de junho, e é possível verificar todas elas aqui! Além disso, também disponibilizados o Simulado Enem, provas e gabaritos anteriores e a Correção Comentada da edição anterior. 

Assim como aconteceu no ano passado, o Super Vestibular realizará no dia das provas a correção comentada do Enem 2014 em tempo real e de forma gratuita, por meio desta página. Ela será feita pelo Colégio Oficina do Estudante, de Campinas-SP. A correção também poderá ser acompanhada através de nossas redes sociais, por meio do FacebookTwitter. Hoje, as correções terão início às 18h30 e amanhã, às 19h30.

Se sua dúvida não foi respondida, faça a pergunta na parte de comentários. As perguntas referentes ao resultado do Enem serão respondidas apenas após a realização das provas. 

Veja também

Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs
URCA abre inscrições do PSU 2024/2
Processo seletivo abre mais de mil vagas para diferentes campi da URCA
Geometria para o Enem, confira dicas de estudo e fórmulas mais relevantes
Geometria pode parecer complicado para algumas pessoas. Mas, com essas dicas, tudo fica mais fácil, confira!
Aniversário de Porto Alegre: capital do Rio Grande do Sul completa 252 anos
Veja histórias sobre a capital que completa 252 anos, hoje (26), a cidade de Porto Alegre.
Complementação de informações do Fies 2024 é prorrogada até amanhã (27)
O resultado foi publicado pelo MEC no último dia 22
Ceará: UECE abre inscrição para mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2024/2
Interessados poderão se inscrever para o Vestibular 2024/2 da UECE até 8 de abril pela internet
História do Brasil: primeira Constituição completa 200 anos hoje
Documento foi outorgado por Dom Pedro I durante o Primeiro Reinado brasileiro