Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Medicina: 1º lugar no Vestibular da Unifesp 2020 recomenda conciliar estudos e momentos de relaxamento

Medicina: 1º lugar no Vestibular da Unifesp 2020 recomenda conciliar estudos e momentos de relaxamento

Para jovem, ter contato com amigos e família durante preparação para vestibular ajuda a ter saúde mental em ordem

Publicado por Silvia Tancredi
05/02/2020 18h13 , atualizado em 05/02/2020 18h21

Natural de Mogi-Mirim, na região leste de São Paulo, Vinicius Pinto Brito, 18 anos, deixou sua cidade, familiares e amigos para estudar no cursinho Poliedro em Campinas. A mudança valeu a pena: ele foi o primeiro colocado no vestibular do curso de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

O resultado do processo seletivo saiu no dia 29 de janeiro. A universidade recebeu 20.977 inscrições, sendo 19.512 (93%) para Medicina. Esse foi o curso mais concorrido com 161,26 candidatos por vaga.

Sabendo que o seu curso era o mais procurado, Vinícius focou em conhecer a fundo os vestibulares anteriores da sua instituição de escolha. O vestibular da Unifesp é misto, ou seja, combina as notas das provas de disciplinas do ensino médio e do Enem.

O estudante fez o Enem em novembro passado e saiu-se bem nas provas. Em redação, por exemplo, cujo tema foi “Democratização de acesso ao cinema no Brasil”, ele tirou 920. 

O desempenho na redação da Unifesp também foi considerado positivo. Nesse caso, o tema foi “Vestimentas religiosas no esporte: legitimação da opressão ou liberdade de manifestação religiosa?”.

Em uma escala de 0 a 11, o jovem de Mogi-Mirm obteve 10,5 na nota da redação da Unifesp. “Era um texto dissertativo-argumentativo e eu defendi que usar a vestimenta era uma escolha individual de cada pessoa para preservar a cultura do seu próprio país”, relembra. O vestibular considerou a nota dessa redação.

Preparação

O jovem fez um ano de cursinho. Ele conta que seguia todas as dicas dos professores. Um diferencial, segundo ele, foi seguir um plano de estudo com todas as matérias - uma planilha do próprio cursinho para aproveitar melhor o tempo.

Como preparação para o vestibular, o estudante fazia bastantes exercícios e dois simulados e duas redações por semana. “Nos horários vagos, estudava em matérias que eram muito importantes e nas quais tinha mais dificuldade, como, por exemplo, Biologia”, comenta. 

Veja também: como passar para Medicina?

Rotina

Segundo ele, sua rotina de estudos começava cedo e terminava às 19h ou 20h. “Mas não estudava horas e horas direto. Fazia muitos intervalos, conversava com os amigos, para sair um pouco da rotina. E, assim, render mais”, explica. 

Às quartas-feiras, o paulista fazia volei no cursinho. Depois, ele assistia a filmes ou a séries para relaxar. “Penso que fazer atividade física ou ter um hobby ajuda a distrair a mente e, com isso, a se preparar melhor para as provas do vestibular”, acredita. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vinícius, que também passou para medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acredita que ter momentos de descanso e lazer é muito importante no processo de preparação para vestibulares e Enem. 

“Em época de vestibular, não é necessário deixar a vida social de lado. Recomendo ter contato com amigos e família para ter apoio e saúde mental em ordem para chegar na prova de uma forma mais relaxada”, acredita Vinícius. 

Aprovação

Vinicius levou um tempo para acreditar que era verdade ter
passado em primeiro  lugar no curso de Medicina da Unifesp

O estudante ficou muito surpreso quando viu a sua colocação. “Achei que tinha algo errado no site. Levei um tempo para acreditar que era verdade. Falei: mãe, eu passei e acho que em primeiro lugar”, relembra emocionado. 

Vinicius escolheu o curso de Medicina quando estava no segundo ano do ensino médio. “Fiz orientação profissional e vi que era a melhor carreira para mim: uma profissão na qual poderei ajudar o próximo de forma humana”, salienta. 

O curso de Medicina tem várias especializações, como, por exemplo, Endocrinologia e Cardiologia, mas o estudante considera que ainda está cedo para saber qual quer escolher. Por enquanto, está na expectativa para o início das aulas, em março, em São Paulo capital. 

Leia também: 5 filmes para entender a Medicina

Dicas de estudo

E se você, estudante, também quer prestar vestibular para o curso de Medicina, Vinicius dá dicas para você arrasar também.Anote!

    • Organize sua rotina de estudos para não ficar perdido
    • Direcione seus estudos, pois isso é mais importante do que estudar durante muitas horas 
    • Conheça a si mesmo. Saiba seus pontos fortes e seus pontos fracos
    • Faça provas antigas, em especial da universidade que você escolheu
    • Aprenda a organizar uma resposta dissertativa, com ideias bem claras, as quais vão ajudá-lo a construir uma resposta mais assertiva
    • Tenha vida social. Não necessariamente só estudar garante a aprovação 
    • Faça alguma atividade física ou tenha algum hobby
    • Concilie os estudos com momentos de relaxamento
    • Cuide da sua saúde mental

Veja também

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho
Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro