Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Medicina: 1º lugar no Vestibular da Unifesp 2020 recomenda conciliar estudos e momentos de relaxamento

Medicina: 1º lugar no Vestibular da Unifesp 2020 recomenda conciliar estudos e momentos de relaxamento

Para jovem, ter contato com amigos e família durante preparação para vestibular ajuda a ter saúde mental em ordem

Publicado por Silvia Tancredi
05/02/2020 18h13 , atualizado em 05/02/2020 18h21

Natural de Mogi-Mirim, na região leste de São Paulo, Vinicius Pinto Brito, 18 anos, deixou sua cidade, familiares e amigos para estudar no cursinho Poliedro em Campinas. A mudança valeu a pena: ele foi o primeiro colocado no vestibular do curso de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

O resultado do processo seletivo saiu no dia 29 de janeiro. A universidade recebeu 20.977 inscrições, sendo 19.512 (93%) para Medicina. Esse foi o curso mais concorrido com 161,26 candidatos por vaga.

Sabendo que o seu curso era o mais procurado, Vinícius focou em conhecer a fundo os vestibulares anteriores da sua instituição de escolha. O vestibular da Unifesp é misto, ou seja, combina as notas das provas de disciplinas do ensino médio e do Enem.

O estudante fez o Enem em novembro passado e saiu-se bem nas provas. Em redação, por exemplo, cujo tema foi “Democratização de acesso ao cinema no Brasil”, ele tirou 920. 

O desempenho na redação da Unifesp também foi considerado positivo. Nesse caso, o tema foi “Vestimentas religiosas no esporte: legitimação da opressão ou liberdade de manifestação religiosa?”.

Em uma escala de 0 a 11, o jovem de Mogi-Mirm obteve 10,5 na nota da redação da Unifesp. “Era um texto dissertativo-argumentativo e eu defendi que usar a vestimenta era uma escolha individual de cada pessoa para preservar a cultura do seu próprio país”, relembra. O vestibular considerou a nota dessa redação.

Preparação

O jovem fez um ano de cursinho. Ele conta que seguia todas as dicas dos professores. Um diferencial, segundo ele, foi seguir um plano de estudo com todas as matérias - uma planilha do próprio cursinho para aproveitar melhor o tempo.

Como preparação para o vestibular, o estudante fazia bastantes exercícios e dois simulados e duas redações por semana. “Nos horários vagos, estudava em matérias que eram muito importantes e nas quais tinha mais dificuldade, como, por exemplo, Biologia”, comenta. 

Veja também: como passar para Medicina?

Rotina

Segundo ele, sua rotina de estudos começava cedo e terminava às 19h ou 20h. “Mas não estudava horas e horas direto. Fazia muitos intervalos, conversava com os amigos, para sair um pouco da rotina. E, assim, render mais”, explica. 

Às quartas-feiras, o paulista fazia volei no cursinho. Depois, ele assistia a filmes ou a séries para relaxar. “Penso que fazer atividade física ou ter um hobby ajuda a distrair a mente e, com isso, a se preparar melhor para as provas do vestibular”, acredita. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vinícius, que também passou para medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acredita que ter momentos de descanso e lazer é muito importante no processo de preparação para vestibulares e Enem. 

“Em época de vestibular, não é necessário deixar a vida social de lado. Recomendo ter contato com amigos e família para ter apoio e saúde mental em ordem para chegar na prova de uma forma mais relaxada”, acredita Vinícius. 

Aprovação

Vinicius levou um tempo para acreditar que era verdade ter
passado em primeiro  lugar no curso de Medicina da Unifesp

O estudante ficou muito surpreso quando viu a sua colocação. “Achei que tinha algo errado no site. Levei um tempo para acreditar que era verdade. Falei: mãe, eu passei e acho que em primeiro lugar”, relembra emocionado. 

Vinicius escolheu o curso de Medicina quando estava no segundo ano do ensino médio. “Fiz orientação profissional e vi que era a melhor carreira para mim: uma profissão na qual poderei ajudar o próximo de forma humana”, salienta. 

O curso de Medicina tem várias especializações, como, por exemplo, Endocrinologia e Cardiologia, mas o estudante considera que ainda está cedo para saber qual quer escolher. Por enquanto, está na expectativa para o início das aulas, em março, em São Paulo capital. 

Leia também: 5 filmes para entender a Medicina

Dicas de estudo

E se você, estudante, também quer prestar vestibular para o curso de Medicina, Vinicius dá dicas para você arrasar também.Anote!

    • Organize sua rotina de estudos para não ficar perdido
    • Direcione seus estudos, pois isso é mais importante do que estudar durante muitas horas 
    • Conheça a si mesmo. Saiba seus pontos fortes e seus pontos fracos
    • Faça provas antigas, em especial da universidade que você escolheu
    • Aprenda a organizar uma resposta dissertativa, com ideias bem claras, as quais vão ajudá-lo a construir uma resposta mais assertiva
    • Tenha vida social. Não necessariamente só estudar garante a aprovação 
    • Faça alguma atividade física ou tenha algum hobby
    • Concilie os estudos com momentos de relaxamento
    • Cuide da sua saúde mental

Veja também

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas