Vestibular
Os interessados em estudar na Universidade Federal do Tocantins (UFT) podem ingressar por duas formas: pelos vestibulares tradicionais de cursos presenciais e a distância e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
As vagas dos processos seletivos da UFT são para cursos ministrados nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Vestibular
A UFT realiza dois vestibulares tradicionais por ano. O primeiro ocorre em maio, para ingresso no segundo semestre, e o segundo em outubro, para ingresso no primeiro semestre.
As provas são aplicadas de manhã e à tarde, geralmente em um domingo, nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Veja a distribuição das provas:
- Manhã: 20 questões objetivas de Ciências Humanas e 24 de Ciências da Natureza
- Tarde: 24 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 8 de Matemática e uma Redação
No primeiro semestre, são oferecidas mais de 700 vagas. Já no segundo, mais de 900.
Como se inscrever no vestibular da UFT?
As inscrições para o vestibular da UFT podem ser feitas nos meses de fevereiro e março e de julho e agosto, no site da Copese. Os interessados devem pagar taxa de R$ 120.
Os estudantes podem pedir isenção de taxa de inscrição do vestibular da UFT nos meses de janeiro e de junho. Podem participar os candidatos que se enquadram nas seguintes situações:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
- Ser membro de família de baixa renda, renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.
Enem e SiSU
No primeiro semestre, a UFT também oferece vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Enem. Os pesos e as notas mínimas variam conforme o curso de escolha.
Na edição do SiSU 2020/1, foram disponibilizadas 50 opções de carreiras. Das mais de 900 vagas, 100 destinaram-se a ações afirmativas e 475, à Lei nº 12.711/2012 ou Lei de Cotas.
Eventualmente, a UFT pode realizar vestibulares complementares ou de vagas remanescentes do SiSU nos quais os candidatos são avaliados pelas notas do Enem. As notas mínimas exigidas variam conforme o curso de escolha.
Vestibular EaD
A UFT também conta com vestibular para cursos oferecidos via Ensino a Distância (EaD). As provas são formadas por 22 questões objetivas de conhecimentos gerais.
Os cursos EaD da UFT são ministrados em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os polos de ensino presenciais localizam-se nos campi e nas cidades de Ananás, Cristalândia, Araguacema, Araguatins, Dianópolis e Wanderlândia.
Confira também: cursos presenciais ou EaD?
Cotas
As vagas para cotistas da UFT são divididas da seguinte forma:
Sistema de reserva legal de vagas
- 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, conforme prevê a Lei de Cotas.
- Dentro desse universo, há vagas destinadas a Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e Pessoas com Deficiência (PCD)
Ações afirmativas para etnia
- 5% para indígenas
- 5% para quilombolas