O que está por trás do resultado do Sisu?
Além de selecionar candidatos melhores classificados, Sisu estabelece critérios para convocação, desempate e matrícula.
De um lado, estudantes ansiosos na espera e expectativa do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Do outro, um trabalho árduo para selecionar os candidatos mais bem classificados em cada curso e divulgar o resultado em tempo hábil. Esse cenário expressa, com lealdade, as inúmeras peculiaridades que compõem todo o processo do Sisu, versão que muitos desconhecem. Quer ver?
Você já parou para pensar como é feita a seleção, o que acontece quando o estudante é classificado nas duas opções, quais os critérios de desempate, como funciona a lista de espera e/ou, ainda, como a matrícula pode ser feita? Se sim, ótimo! Você já sabe o quanto é minuciosa a seleção. Se não, pode ficar tranquilo. O Super Vestibular tem resposta para todas suas perguntas.
Como muitos sabem, ao final da inscrição, o sistema seleciona os candidatos mais bem classificados, conforme nota no Enem e pesos ou bônus atribuídos à sua nota. Os aprovados dentro do número de vagas são selecionados e, quando há classificação nas duas opções escolhidas, prevalece a primeira. Independente de efetuar ou não a matrícula, o estudante selecionado nesta primeira opção não participa da chamada subsequente.
Já os candidatos selecionados em segunda opção, continuarão concorrendo à vaga escolhida na primeira. Além disso, após as chamadas regulares, o Sisu disponibiliza, ainda, uma lista de espera para as instituições preencherem as vagas possivelmente disponíveis. Para participar, o candidato não selecionado em nenhuma de suas opções deve manifestar interesse em seu boletim, no site do Sisu.
Quanto aos casos de empate, tem prioridade o estudante com maior nota na redação, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e/ou Ciências Humanas e suas Tecnologias, respectivamente. Por isso, atenção às suas notas em cada uma dessas disciplinas e foco, sempre, na produção de texto e nas questões sobre linguagens e códigos.
Geralmente, o resultado do Sisu é disponibilizado para consulta individual no boletim do candidato, contudo, a lista também pode ser consultada nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161. O prazo para matrícula é definido pelo Sisu, mas as informações sobre o local, horário e procedimentos do registro acadêmico são de responsabilidade da universidade.
Se você foi selecionado na primeira chamada, parabéns! Se não, muita calma nessa hora. No máximo em duas semanas, após a divulgação da primeira lista, a segunda chamada será disponibilizada. Se também não foi classificado na segunda, ainda assim não há o que temer. Manifeste interesse na lista de espera e aguarde o resultado. Só de ter se preparado e participado do Sisu, você já é um vencedor. Se não foi dessa vez, semestre que vem tem mais.