☰ MENU

Arqueologia

Responsável por conduzir pesquisas sobre comunidades antigas, o Arqueólogo atua em áreas de preservação histórica.

Publicado por Rafael Batista
Entre outras coisas, o Arqueólogo estuda a história da humanidade por meio de objetos que indicam a presença humana.

A Arqueologia é a ciência responsável por estudar os vestígios materiais de presença humana em lugares que foram ocupados por antigas sociedades, com a finalidade de compreender os diversos aspectos culturais da humanidade. Nesta definição inicial é possível notar a diferença entre Arqueologia e a Paleontologia, pois esta segunda não estuda os vestígios humanos, mas das outras espécies de seres vivos: animais e plantas.

O Arqueólogo é o profissional que estuda as mudanças culturais por meio de registros concretos encontrados nas regiões em que houve alguma ocupação humana no passado. Além disso, com a Arqueologia é possível conhecer e compreender aspectos de civilizações que não existem mais, por meio de seus legados materiais.

Esta ciência tem uma relação bem próximas com outras Ciências Humanas e da Terra, como História, Geografia, Antropologia e Geologia. A relação com essas outras áreas é fundamental para a conclusão das pesquisas realizadas pela Arqueologia.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 12 mil sítios arqueológicos catalogados, a maior concentração é no estado do Piauí, no Parque Nacional da Serra da Capivara. É também no Piauí, na cidade de São Raimundo Nonato, que é ministrado o curso de Arqueologia mais antigo do país, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Público-alvo

Para ajudar nos estudos é indispensável ter afinidade com as disciplinas que estão relacionadas com esta ciência, especialmente Geografia e História. Estar sempre atualizado com temas sociais e culturais e ter interesse pelas artes podem facilitar a vida do estudante.

Na área profissional, é necessário que o Arqueólogo seja detalhista e tenha gosto por pesquisas e investigações científicas. Possuir capacidade de análise e ser curioso são outras características que também contribuem para o bom desempenho do ofício.

O curso

A base curricular do curso de Arqueologia é bem específica, com matérias como as de Introdução à Arqueologia, Pré-História, História Antiga, Bioarqueologia e Zooarqueologia. Há ainda conteúdos interdisciplinares, como Geologia Geral, Topografia e História da Arte.

Por ter boa parte do trabalho realizado em campo, algumas disciplinas são desenvolvidas em áreas de pesquisas ou laboratórios específicos. Nas aulas práticas, os estudantes são levados a desenvolver métodos e técnicas arqueológicas de estudos.

Duração Média

8 períodos – 4 anos

Mercado de Trabalho

Com a grande quantidade de sítios Arqueológicos no Brasil e o reduzido número de cursos na área, há uma grande carência de profissionais formados. Além disso, desde 1986, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) exige que obras de grande porte, como hidrelétricas e ferrovias, tenham no relatório de impacto ambiental o parecer de um Arqueólogo, que indica se há ou não sítios arqueológicos no espaço destinado à construção.

Formas de Atuação

Os Arqueólogos são profissionais habilitados a trabalhar em assessorias para as entidades públicas, realizando estudos e fornecendo laudos inerentes ao patrimônio cultural e natural. Ele também conduz pesquisas científicas e procede a coleta de objetos arqueológicos em áreas de preservação. Pode ainda realizar consultoria em grandes empresas da inciativa privada que atuam em áreas de exploração mineral, agrícola e imobiliária.

A atuação em museus, cuidando de materiais arqueológicos, e a docência e pesquisas em universidades são outras opções do mercado para esta área.

Campos de Atuação

Pesquisa arqueológica
- Realizando estudos em sítios arqueológicos e desenvolvendo ações de preservação e recuperação do patrimônio histórico;

Laudos
- Análise de regiões nas quais devem ser empreendidas grandes obras, considerando possíveis impactos em áreas preservadas;

Museus
- Curadoria de exposições e de acervos arqueológicos;

Turismo cultural
- Roteiros e exposições que tornem públicas as pesquisas e os artefatos recolhidos, como patrimônio cultural;

Academia
- Pesquisas desenvolvidas pelos departamentos de Arqueologia, Antropologia e História das instituições de educação superior.

Regulamentação da profissão

Apesar da Lei 3.924/1961 tratar dos monumentos arqueológicos e pré-históricos e de estar listada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a profissão de Arqueólogo ainda não é regulamentada. No entanto, o projeto de Lei 5.456/2016, que está em tramitação no Congresso Nacional, prevê as normas para esta categoria.

Remuneração média

Os salários variam, conforme e experiência e região de atuação, com um valor médio de R$ 4 mil.

Exigências para o exercício da profissão

Apesar de não haver regulação na área ainda, boa parte das empresas que contratam esses profissionais preferem aqueles que tenham formação superior e experiência na área.

Relacionados

Guia de Profissões

Antropologia

Guia de Profissões

Geografia

Guia de Profissões

Geologia

Guia de Profissões

História

Guia de Profissões

História da Arte

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas

Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito


Local de prova do Enem 2024 é divulgado

As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.


Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)

As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.


Inscrição do Fies 2024/2 está aberta

Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010


MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024

Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo


MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024

Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil


Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta

Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)


MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho


Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul