Ciências do Esporte
O curso prepara profissionais que podem atuar no desenvolvimento de política de esporte em diversas instituições.
Apesar de ter uma atuação próxima ao do profissional de Educação Física, o Cientista do Esporte tem uma função que vai além da preparação física. Ele atua também como gestor de marketing e organizador de eventos esportivos. O graduado em Ciências do Esporte estará apto a atuar de uma forma mais ampla na área esportiva, desenvolvendo uma política de esporte em clubes, associações, condomínios, etc.
O profissional formado em Ciências do Esporte deve entender o esporte enquanto prática corporal, de lazer e qualidade de vida, além de dominar a metodologia e avaliação do treinamento esportivo. Para pleitear espaço no mercado de trabalho, atuando nesta área, é preciso ainda ter uma consciência crítica que una a vida profissional aos contextos social, político e histórico.
O curso
Com duração média de oito períodos, ou seja, quatro anos, a graduação em Ciências do Esporte possui em sua grade conteúdos da área da saúde, como Biologia Celular, Anatomia Humana e Fisiologia, e disciplinas específicas sobre modalidades esportivas, como Handebol, Natação, Futebol e Atletismo.
Além disso, o projeto pedagógico inclui matérias ligadas a Nutrição, Psicologia e Marketing. Outras matérias como Políticas Públicas, Saúde Coletiva, Esportes Adaptados e Administração e Gestão também compõem o currículo do curso.
A interdisciplinaridade do curso tem como objetivo desenvolver habilidades para que o profissional atue com equipes esportivas, marketing e consultoria. A graduação é estruturada de maneira que o egresso possa, entre outras coisas, atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde no nível individual e coletivo, por meio da prática de esportes.
Mercado
A evolução no mercado do esporte, aliada ao desenvolvimento tecnológico, estão contribuindo para a criação e o aprimoramento de técnicas para otimizar o desempenho de atletas. Na maioria das vezes, esses métodos adotados precisam da avaliação de cientista do esporte, o que tem gerado novas oportunidades na área.
Além disso, o envelhecimento da população brasileira e a preocupação com o bem-estar são fatores que aumentam a demanda destes profissionais em centros de esportes das iniciativas públicas, privadas e terceiro setor. Há, ainda, a oferta de vagas nas secretarias de esporte e lazer dos municípios e estados.
Formas de atuação
O egresso do curso de Ciências do Esporte pode atuar em academias e clubes esportivos, desenvolvendo planos de atividades, seja individual ou coletivo. É comum também encontrar este profissional atuando em pesquisas científicas, desenvolvendo métodos para otimização do desempenho de atletas.
Campos de atuação
- Professor em escolinhas de iniciação esportiva;
- Personal Trainer, desenvolvendo métodos de treinamento para atletas;
- Em clubes esportivos, como técnico, preparador físico ou dirigente;
- Em centros de esportes, desenvolvendo e supervisionando programas de exercícios físicos voltados à promoção da saúde;
- Consultoria em empresas de marketing e organização de eventos esportivos;
- Pesquisa científica, com investigações e estudos referentes às variadas temáticas relacionadas ao esporte e à atividade física.
Salário
Um profissional de Ciências do Esporte em início de carreira tem salário médio de R$ 1.500, mas dependendo das atividades que serão exercidas, os ganhos podem ultrapassar os R$ 10 mil.
Opinião de quem entende!
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de Ciências do Esporte ou estudante da área. Conte-nos!