☰ MENU

Cinema e Audiovisual

Entre outras atribuições, o curso forma profissionais para atuarem na produção de conteúdos para cinema, televisão e internet.

Publicado por Rafael Batista
O profissional de Cinema e Audiovisual atua em todas as fases de produção de material cinematográfico, da pré a pós-produção.

As constantes inovações na indústria cinematográfica e audiovisual faz com que o mercado esteja sempre aquecido e em permanente expansão, carecendo de mão de obra especializada e em constante atualização. A graduação em Cinema e Audiovisual prepara os profissionais que vão atuar em todas as fases da produção cultural deste ramo.

Mesmo com as diversas possibilidades de atuação dentro deste mercado, a necessidade de domínio básico das técnicas de produção é indispensável. Além da criação de conteúdo para as telonas, a graduação forma profissionais aptos a aplicarem as técnicas de linguagem audiovisual para outros meios, como televisão e internet.

Público-alvo

Uma das habilidades que são necessárias para quem deseja ter sucesso nesta área é a criatividade, seja para desenvolver novos formatos e linguagens ou criar roteiros. Outras competências podem facilitar a atuação do cineasta, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

É fundamental que o indivíduo tenha capacidade de comunicação interpessoal e a facilidade para trabalhar em grupo. Além disso, é necessário estar bem atualizado sobre o mundo e as culturas ao seu redor para possibilitar a produção de conteúdos mais densos e informativos.

O curso

Apesar de contar com disciplinas bem abrangentes, como Filosofia, Sociologia e Antropologia, a proposta pedagógica do curso de Cinema e Audiovisual conta com um conteúdo próprio. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas bem específicas da área, como Análise da Imagem, Animação, Cinematografia e História da Arte.

Há uma grande preocupação para que o aluno seja capaz de assimilar todos os processos da produção em cinema, incluindo ideia, roteirização e as técnicas de pré e pós-produção. Outras competências que são desenvolvidas ainda na academia estão ligadas à fotografia, figurino, iluminação, edição e som.

Duração média

O curso tem em média 8 períodos ou 4 anos.

Mercado de Trabalho

Segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o mercado nesta área está em pleno crescimento. Cada vez mais pessoas têm procurado o cinema como opção de lazer e há uma progressiva demanda por filmes nacionais, o que gera novas oportunidades de emprego.

Além das produtoras independentes, as emissoras de televisão aberta ou fechada, empresas do ramo publicitário e os canais da internet (WebTV e Webcinema) também absorvem os egressos do curso de Cinema e Audiovisual.

Formas de Atuação

O cineasta formado, além de atuar diretamente na indústria cinematográfica, pode trabalhar na curadoria de eventos culturais e no desenvolvimento de projetos para a captação de recursos aplicados na produção e exibição projetos artístico-culturais.

Ainda no ramo cinematográfico, há a possibilidade de atuar como agente de mercado, distribuindo e exibindo o material de outros produtores. A comunicação empresarial e a produção de peças publicitárias também são alternativas para o exercício da profissão.

Campos de Atuação

Produção independe ou em agências
- Filmes de curta, média e longa-metragem, seriados de TV ou de Internet

Políticas públicas
- Captação de verba para projetos artístico-culturais e produções apoiadas na Lei 12.458/2011, que regula a exibição de conteúdo nacional na TV por assinatura;

Curadoria
- Produções e curadorias de mostras cinematográficas;

Crítica
- Análise de cinema em veículos de comunicação;

Publicidade
- Agências de Publicidade, de Notícias e de Conteúdo;

Edição
- Finalização de videoclipes e atuação junto a estúdios de gravação de áudio, produção de dublagem, legendagem e audiodescrição

Internet
- Canais de streaming de vídeo e webséries.

Regulamentação da profissão

As disposições sobre a profissão de Cineasta estão contidas na Lei 6.533 de 1978, que trata das Profissões de Artistas e de Técnicos em Espetáculos de Diversões.

Remuneração média

Os rendimentos deste profissional variam bastante, conforme a empresa ou o porte da produção que será executada. No entanto, a média salarial em início de carreira é de R$ 2,3 mil.

Exigências para o exercício da profissão

O mercado brasileiro não impõe exigências legais para o exercício da profissão, mas a crescente demanda na área de Cinema e Audiovisual tem exigido cada vez mais preparação técnica dos profissionais.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Cinema e Audiovisual ou estudante da área. Conte-nos!

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo