Enem 2014: Mais de 160 mil candidatos solicitaram atendimento diferenciado
Número refere-se aos que declararam necessidade especial ou atendimento especializado
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final da tarde de ontem, 13 de outubro, o número de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 que declaram serem portadores de algum tipo de necessidade especial ou que ainda necessitam de atendimento especializado para a realização dos testes, que serão aplicados nos próximos dias 08 e 09 de novembro.
Segundo o órgão, dos mais de 8,7 milhões de inscritos, 76.676 candidatos se inscreveram como portadores de necessidades especiais, enquanto outros 92.972, solicitaram atendimento especial. No total, juntos o montante soma 169.648 participantes.
O atendimento especializado é oferecido aos candidatos com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (dificuldade ao calcular) ou outra condição especial. No momento da inscrição, eles podem solicitar esse tipo de atendimento. Contarão, portanto, entre outros recursos, com sala de mais fácil acesso (para 15.115 participantes), prova superampliada (6.768) e auxílio para transcrição (6.328).
Já o atendimento específico será oferecido a gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Estão aí incluídos ainda os sabatistas, que por convicção religiosa guardam os sábados (62.396 participantes). As lactantes são 13.882 e as gestantes, 9.256.
Provas
As provas do Enem 2014 seguirão a mesma estrutura das edições anteriores. Elas serão realizadas das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. Este ano, os testes não serão aplicados no mês de outubro, como aconteceu nos outros anos, devido as eleições presidenciais que ocorrerão no mês em questão. Os participantes deverão seguir o horário de Brasília e levar o documento de identidade no dia dos exames. O conteúdo das provas está na Matriz de Referência do Enem 2014.
No primeiro dia do Enem serão realizadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no total de 90 questões objetivas, e no segundo dia serão aplicadas as provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos.
Nesta edição de 2014, sabadistas poderão fazer o Exame no dia 08 às 19h (horário de Brasília), com exceção nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Os candidatos destes estados poderão realizar os testes do primeiro dia às 19h do seu horário local, devido ao horário de verão.
Os locais e salas de prova serão informados através do Cartão de Confirmação de Inscrição, que será disponibilizado pela internet e entregue pelos Correios. No ano passado, os cartões começaram a ser entregues cerca de um mês antes das provas.
Os gabaritos oficiais do Enem 2014 serão divulgados em até três dias posteriores a aplicação do exame, enquanto o resultado é esperado entre final de dezembro e início de janeiro. Os participantes poderão requerer vista da prova de redação apenas para fins pedagógicos, pois continua proibido entrar com recurso. O MEC deve disponibilizar o espelho das redações ainda nos primeiros meses de 2015. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.