Enem 2018: item que zerava redações desrespeitando direitos humanos é retirado da cartilha
Cartilha do participante - Redação do Enem 2018 foi já foi liberada pelo Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou a Cartilha do Participante da Redação do Enem 2018. O documento informa tudo o que o estudante precisa saber para se dar bem nessa prova.
Confira Cartilha Redação Enem 2018
A principal novidade desta edição é que, na cartilha, não consta mais o item que zerava as redações dos participantes que desrespeitassem os direitos humanos.
A mudança veio para atender a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que, em outubro de 2017, determinou a suspensão do referido item no edital do Enem.
Competência 5
Apesar da retirada do item, a competência 5 avaliada pelos corretores da redação do Enem, que diz “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos” continua valendo.
Na prática, isso significa que o estudante que desrespeitar os direitos humanos na redação do Enem 2018 perde a chance de tirar nota mil no texto. Sendo assim, se ele cometer esse deslize, perde 200 pontos.
A redação do Enem é corrigida por dois corretores. Porém, caso eles discordem em algum ponto, é chamado um terceiro corretor para avaliar o texto.
Veja como é corrigida a redação do Enem
Redação
Na cartilha da redação do Enem 2018, estão listadas as instruções para a prova de redação, as competências avaliadas e exemplos de redações nota máxima no Enem 2017.
Saiba quais são outras quatro competências avaliadas pelos corretores:
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
A redação do Enem tem características específicas. Ao dissertar sobre o tema exposto, os participantes não só têm que discutir o problema, mas também fazer uma proposta de intervenção, apontando possíveis melhorias e soluções.
No ano passado, a redação teve como tema: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Confira a correção comentada.
Enem 2018
As provas do Enem 2018 estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, das 13h30 às 19h e das 13h30 às 18h30, respectivamente.
No primeiro dia, os candidatos deverão produzir uma redação e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No dia 11 de novembro, será a vez de 90 questões de matemática e ciências da natureza.