FIES 2018: inscrições para 2º semestre abrirão em julho
Ministério da Educação informou também mudanças no Fies 1 (público)
O Ministério da Educação (MEC) anunciou na tarde de hoje, 6 de junho, por meio de coletiva de imprensa, que as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018 vão abrir na metade de julho.
Saiba como se inscrever no Fies
O órgão também anunciou novidades relacionadas ao Fies 1 (público), que é o financiamento com juros zero. Para 2018, essa modalidade oferece 100 mil vagas. Desse total, 30 mil já estão preenchidas e 16 mil estão em fase de assinatura de contrato.
Confira abaixo as principais mudanças do Fies público:
Valor mínimo
Agora, os estudantes deverão financiar, no mínimo, 50% do curso. Antes não havia valor mínimo. No 1º semestre, de acordo com o MEC, cerca de 25% dos beneficiados do Fies tiveram o financiamento aprovado em menos de 50% da mensalidade. Em alguns casos, o financiamento aprovado era de menos de 10%.
Menor mensalidade
Outra novidade do Fies 2018/2 é que, agora, as instituições de ensino serão obrigadas a cobrar do aluno a menor mensalidade do curso. Antes, algumas instituições cobravam uma mensalidade maior do estudante beneficiado pelo Fies.
Limite máximo
Ainda segundo o MEC, o limite máximo de financiamento semestral subiu de 30 mil para 42 mil. Essa medida vai beneficiar principalmente estudantes de Medicina, cujas mensalidades chegam a R$ 9 mil em algumas faculdades.
Sobre o Fies
O Fies oferece financiamentos em instituições de ensino superiores particulares. O foco é beneficiar estudantes com baixa renda.
Após o fim do curso, o estudante começa a pagar as parcelas do financiamento, mas o valor da mensalidade será definida com base na renda familiar.
Para participar do Fies, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tirado, no mínimo, nota acima de 450 nas provas objetivas sem ter zerado a redação.
Veja também: tire suas dúvidas sobre o Fies