Gabaritos do Enem 2021 são divulgados
De acordo com a organização do Enem, os participantes não podem entrar com recurso contra os gabaritos divulgados.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, os cadernos de prova e os gabaritos oficiais do Enem 2021. Os exames foram aplicados nos dias 21 e 28 de novembro.
Baixe as provas e gabaritos do Enem 2021
1º dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação
2º dia: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
A questão 157 de Ciências da Natureza da prova rosa foi anulada. Todas as cinco alternativas apresentadas na prova não correspondiam à resposta da questão. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, já havia adiantado sobre a anulação em coletiva de imprensa, que ocorreu na última segunda-feira (29).
Segundo o Edital do Enem, os participantes não podem entrar com recurso contra os gabaritos divulgados.
O curso e colégo Oficina do Estudante, que realizou a correção comentada do Enem 2021 em parceria com o Mundo Educação, também recomendou na ocasião a anulação da questão 157 de Ciências da Natureza da prova rosa. Veja os números nos cadernos das outras cores:
-
Prova cinza - questão 155
-
Prova amarela - questão 178
-
Prova azul - questão 138
Resultado
O resultado do Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2022. Cerca de 60 dias depois os inscritos terão acesso ao espelho da redação e os treineiros, às notas.
Veja como é calculada a nota do Enem
Com as notas em mãos, os estudantes poderão participar de programas para acesso à educação superior como:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): instituições de ensino públicas
-
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em instituições particulares
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento de cursos em instituições particulares
Reaplição do Enem
Começou na segunda-feira, dia 29, o período para solicitar a reaplição das provas do Enem 2021. Os interessados podem fazer as solicitações até sexta-feira, 03 de dezembro.
Podem fazer o pedido pessoas que faltaram ao exame por doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, além dos participantes que foram impedidos de fazer as provas por problemas logísticos.
São considerados problemas desastres naturais, falta de energia elétrica no local de prova e qualquer outro problema que impediu a aplicação das provas.
O Enem
As últimas provas do Enem 2021 foram aplicadas no domingo, dia 28, em todo o Brasil. No total, 29% de inscritos faltaram às provas. O número é um pouco mais alto do que o primeiro dia, que registrou 26% de ausentes.
No total, entre os 3,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão não compareceu ao Exame. O número registrado é a menor participação em mais de uma década.
1º dia
As primeiras provas do Enem 2021, aplicadas no dia 21 de novembro, cobraram uma redação dissertativa-argumentativa, 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas (Historia, Geografia, Sociologia e Física).
Professores elogiaram as provas, destacando os temas sociais e assuntos ligados a minorias. Os estudantes responderam questões sobre escravidão, povos indígenas e refugiados.
Para Fernando Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro Educação, a prova foi boa, como nos anos anteriores, e o aspecto pedagógico prevaleceu ao político.
“O Enem 2021 merece elogios por todas essas temáticas sociais consideradas. Os técnicos do Inep estão de parabéns, pois é perceptível o esforço na escolha das questões considerando o repositório de itens que está disponível”, analisou.
Saiba como foi o primeiro dia do Enem 2021
A tema da redação do Enem 2021 foi sobre "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". O assunto surpreendeu estudantes e professores.
2º dia
As provas do Enem 2021 do segundo domingo foram compostas por 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que abrange as disciplinas de Biologia, Física e Química.
O diretor pedagógico do preparatório, Daniel Cecílio, comentou que a equipe de professores, no geral, não considerou a presença de questões polêmicas. "O Enem ignorou o momento atual que estamos atravessando. Não houve também citações clássificadas como 'pop", diferente do que encontramos na edição passada", avaliou.
A maioria dos estudantes considerou a prova de química como a mais difícil, mas houve quem avaliou Física também como mais cansativa.
Veja o que professores falaram sobre o 2º dia do Enem 2021
Mais detalhes sobre o Enem podem ser obtidos no site do Inep.