Inep disponibiliza notas por escola do Enem 2012
Um sistema também foi criado pelo Instituto para facilitar o entendimento sobre a metodologia de cálculo das proficiências do Exame.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta segunda-feira, 25 de novembro, o sistema de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 por Escola. Para o cálculo da proficiência média, foram consideradas apenas unidades escolares que tiveram mais de 10 participantes no Exame em 2012 e com taxa de adesão dos alunos concluintes do ensino médio acima de 50%.
Confira aqui as notas por escola do Enem 2012
Além de apresentar as proficiências médias por Área do Conhecimento, o sistema detalha a quantidade de estudantes concluintes do Ensino Médio matriculados no ano de 2012, a taxa de participação e o número de participantes na edição do Exame de 2012. Foram divulgadas as médias de 11.239 unidades escolares e 683.839 estudantes. Matemática é a Área do Conhecimento que apresentou maior média, o equivalente a 625,24 na rede federal.
Mapa de Itens
Um mapa de itens do Enem também foi criado pelo Inep com o objetivo de facilitar o entendimento acerca da metodologia de cálculo das proficiências do maior exame educacional do país. Além de acessar itens das provas e verificar o grau de dificuldade de cada um deles, os estudantes também contam com explicações sobre o cálculo das notas e a variação da complexidade de cada item.
Acesse o Mapa de Itens do Enem
Em 2009, ao apresentar uma reformulação do Enem, o Inep adotou um novo método de avaliação: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além de avaliar as habilidades e conhecimentos do estudante, ela também foi instituída com a proposta de detectar os chutes cometidos pelos alunos. A partir dessa ideia, o Instituto dividiu as questões objetivas do Enem conforme seus graus de dificuldade. A prova é constituída, basicamente, por 25% de perguntas fáceis, 50% intermediárias e 25% difíceis.