Inep informa a anulação de uma questão do Enem 2019
O Inep afirma que a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou no final da manhã desta terça-feira, 19 de novembro, a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
De acordo com o órgão, o cancelamento foi necessário por tal questão ter feito parte do caderno de questões Braile e Ledor da aplicação do Enem 2018 (questão 56 do Caderno Laranja).
O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.
O cálculo estatístico da nota do Enem, conforme a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.
Por conta disso, o Inep afirma que a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.
Quando sai o resultado do Enem?
As notas do Enem 2019 devem ser liberadas em janeiro de 2020 para quem já terminou o ensino médio. Os treineiros poderão ver suas notas somente em março, quando também será divulgado o espelho da redação.
E depois do resultado?
Com as notas do Enem, os estudantes poderão participar de programas de acesso à educação superior, como:
- Sistema de Seleção Unificada (SiSU): oferece vagas em instituições públicas (veja quais universidades participam do SiSU)
- Programa Universidade para Todos (ProUni): disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): realiza financiamento de cursos em universidades particulares
Também é permitido usar as notas do Enem em vestibulares e processos seletivos específicos. Há ainda a chance de aproveitar o desempenho para ingressar em universidades portuguesas.
Enem 2019
No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2019, mas 23% e 27% dos inscritos faltaram às provas, realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. O índice de abstenção foi o mais baixo da história do exame educacional.
O primeiro dia contou com 45 questões de linguagens e códigos e 45 de ciências humanas. As provas não abordaram questões ideológicas.
Nesse dia, também foi necessário produzir uma redação com o tema “democratização de acesso ao cinema no Brasil”. Professores destacaram ideias que poderiam ter sido desenvolvidas.
No segundo dia, foi a vez de 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. As provas foram consideradas de alto nível e química, a mais difícil.