Médias das notas de Redação e de Matemática do Enem 2014 caem em relação à edição passada
O balanço do exame educacional foi divulgado pelo MEC nesta tarde. Resultado está previsto para sair ainda hoje.
O novo ministro da educação, Cid Gomes, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, concederam entrevista coletiva sobre os resultados do Enem 2014 na tarde de hoje, 13 de janeiro. De acordo com o balanço, a média das notas da redação teve queda de 9,7% em comparação ao ano passado. Os dados relacionados à redação apontam, ainda, que do total de 6.193.565 milhões de participantes, apenas 250 tiraram nota mil no texto e mais de 35 mil notas entre 901 e 999. O maior desempenho foi obtido por mulheres e por candidatos com faixa etária de 15 a 18 anos.
Segundo Gomes, o tema da redação do Enem 2014 “publicidade infantil em questão no Brasil” não teve um grande processo de discussão, diferentemente do assunto contemplado na edição passada (Lei Seca), o qual foi amplamente analisado e divulgado na mídia. “Tivemos queda superior à margem, o que sinaliza que o brasileiro está lendo pouco. Isso deve estimular a comunidade acadêmica a investigar as razões desse número”, disse o ministro.
Ainda segundo o balanço apresentado, as médias das notas de matemática também sofreram queda (7,3%) em relação ao exame de 2013. Segundo o presidente do Inep, o desempenho nessa disciplina indica que os concluintes do ensino médio tiraram as notas mais altas. “Notamos que quanto mais longe da escola o participante está, as notas de matemática são mais baixas”. As médias das demais áreas tiveram aumento em relação ao ano passado. ciências humanas (5,4%), ciências da natureza ( 2,3%) e linguagens e códigos, 3,9%.
Confira como é feito o sistema de avaliação do Enem
O resultado do Enem está previsto para sair ainda hoje. Saiba mais