☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Relatório da Polícia Federal aponta vazamento de provas do Enem 2016

Relatório da Polícia Federal aponta vazamento de provas do Enem 2016

De acordo, o órgão dois candidatos cometeram crime de estelionato qualificado

Publicado por Silvia Tancredi
01/12/2016 14h05 , atualizado em 01/12/2016 17h12

A Polícia Federal, por meio de relatório encaminhado ao Ministério Público do Ceará nesta quinta-feira, 1º de dezembro, informou que dois candidatos tiveram acesso antecipado às provas objetivas e à redação Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Segundo a PF, foi cometido crime de estelionato qualificado.

De acordo com o documento, a PF fez análises de celulares confiscados durante os dias das provas e constatou que os dois inscritos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antes do início do exame. 

Veja outros casos de fraudes no Enem

Conforme consta no relatório, os candidatos tiveram acesso à "frase-código" da prova rosa; desse modo, eles poderiam preencher o cartão de respostas com o gabarito ao qual tiveram acesso. 

Os candidatos que estavam com as provas são de estados diferentes: um é de Minas Gerais e outro do Maranhão. Segundo a Polícia Federal, os dois estavam com as mesmas fotografias dos gabaritos das provas. Isso indica que apesar de haver intermediários diferentes, a origem do vazamento seria a mesma. 

O relatório mostra também que os candidatos fizeram pesquisas na internet sobre o tema da redação a partir das 9h38 do dia 6 de novembro, quando foi aplicada a prova de produção textual. Isso sinalizada, segundo a PF, que eles tiveram acesso ao tema antes da realização dos testes desse dia. 

Inep

O Super Vestibular entrou em contato com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e recebeu nota sobre o assunto. Confira na íntegra:

-O Inep oficiou, nesta quinta-feira, a Superintendência da Polícia Federal (ofício 4076, de 01/12/2016) sobre o referido vazamento, sendo informado que o inquérito está em curso e corre sob sigilo. Ao contrário do que informou o procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público do Ceará, o inquérito não foi concluído;

-O Inep reafirma que as operações deflagradas no último dia 06/11 são reflexo da ação conjunta com a Polícia Federal, que trabalham em parceria para garantir a segurança e a lisura do certame;

-Os casos de tentativa de fraude identificados estão sob investigação e delimitarão a responsabilidade dos envolvidos. Não há indicio de vazamento de gabarito oficial. Como é de conhecimento público, a Polícia Federal já efetuou prisões de envolvidos na tentativa de fraude e o Inep já os excluiu do Exame;

-O Inep reitera o empenho de colaborar com a Polícia Federal para apurar os fatos, garantindo que não haja prejuízo aos participantes do Enem 2016;

-O Inep lamenta que o procurador Oscar Costa Filho do Ministério Público do Ceará use da prerrogativa institucional de ter acesso ao inquérito para vazar informações antes da Polícia Federal concluí-lo. Segundo a Polícia Federal foi submetido ao procurador o pedido de extensão do prazo do inquérito e, com isso, este teve acesso às investigações em curso;

-Ao mesmo tempo, o Inep estranha o fato de que este procurador venha a público, mais uma vez, às vésperas da aplicação de provas do Enem, marcadas para os dias 3 e 4 de dezembro, gerar fatos que provocam tumulto e insegurança para milhares de estudantes inscritos. O Inep lembra que o procurador tem histórico de tentativas de impedir a realização do Enem em anos anteriores;

-Por fim, o Inep reitera que o Enem foi realizado com segurança para mais de 5,8 milhões de estudantes nos dias 5 e 6 de novembro de 2016. A segunda aplicação do Exame, que acontecerá no próximo final de semana, dias 3 e 4, para 277 mil candidatos, se fez necessária por conta das ocupações em locais de aplicação ou em decorrência de problemas de infraestrutura ocorridas nas datas das primeiras provas.

Entenda o caso

Na noite do dia 7 de novembro, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), por meio do procurador Oscar Costa Filho, pediu a anulação da redação do Enem 2016. A solicitação foi feita por causa de suposto vazamento do tema do texto no Ceará, onde um participante foi preso PF durante as provas com rascunho da redação dentro do bolso e com ponto eletrônico. 

Oscar Filho também citou na ação que o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” foi semelhante ao da prova falsa do Enem 2015 que circulou nas redes sociais às vésperas da edição do ano passado. O tema da prova falsa era “Intolerância religiosa no Brasil” e um dos textos de apoio era uma pesquisa que também está na proposta da redação do Enem 2016.

Na ocasião, por meio de nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o tema da redação do Enem 2016 não é mesmo da prova falsa do Enem 2015. Segundo o órgão, o tema da prova falsa “não permitia que o participante desenvolvesse uma proposta de intervenção na realidade, respeitando os direitos humanos, o que contraria os pressupostos metodológicos previstos no Edital do Enem”. 

*Com informações do MPF-CE

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho


Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023