UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. No Ceará, Justiça Federal nega pedido de anulação das provas de Redação do Enem 2016

No Ceará, Justiça Federal nega pedido de anulação das provas de Redação do Enem 2016

Uma ação do Ministério Público Federal pediu o cancelamento da prova alegando o vazamento do tem.

Publicado por Rafael Batista
10/11/2016 10h00 , atualizado em 10/11/2016 10h07

A Justiça Federal do Ceará (JFCE) indeferiu o pedido do Ministério Público Federal daquele estado (MPF-CE) para que as provas de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 fossem canceladas. Segundo o Juiz que assinou a decisão, o candidato que foi flagrado com um modelo de redação preenchido deve ser eliminado e que não há razões para anular as provas de todos os candidatos.

Sobre a semelhança do tema da Redação com o da falsa prova que circulou na internet em 2015, o magistrado afirmou que, apesar da semelhança, são diferentes no alcance e perspectivas. A decisão tem caráter liminar e ainda cabe recurso.

Veja outros casos de fraudes de no Enem

A ação que pediu a anulação da prova de redação foi protocolada pelo Promotor Oscar Costa Filho na noite da última segunda-feira, dia 7 de novembro. Na ação o promotor afirmou que aso o vazamento seja comprovado, o tratamento isonômico entre os candidatos teria sido desrespeitado.

Antes da realização da prova, o mesmo promotor já havia questionado a isonomia do exame, em virtude das duas aplicações da prova. No entanto, a primeira ação, que pedia o cancelamento da prova para todos os inscritos, também foi negada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entenda o caso

Durante a realização do Enem, no último final de semana, a Polícia Federal deflagrou duas operações que terminou no cumprimento de diversos mandados judiciais. Uma das apreensões foi de um estudante com uma folha de redação preenchida. O participante afirmou que recebeu o tema horas antes da prova.

Oscar Filho também citou na ação que o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” é semelhante ao da prova falsa do Enem 2015 que circulou nas redes sociais às vésperas da edição do ano passado. O tema da prova falsa era “Intolerância religiosa no Brasil” e um dos textos de apoio era uma pesquisa que também está na proposta da redação do Enem 2016.

Mais sobre o Enem 2016

- Veja a correção comentada
- Acesse o comentário da Redação
- Confira o gabarito oficial
- Veja a data de publicação do resultado final

Veja também

Minas Gerais: UFV abre inscrição para PASES 2025
O processo seletivo é realizado durante os três anos de ensino médio, participantes das etapas 1 e 2 podem se inscrever.
Candidatos podem realizar inscrição para PSI 2026 da UFAM
São oferecidas 636 vagas em cursos de graduação em campus localizados no interior do Amazonas, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.
UFRGS solta resultado da isenção do Vestibular 2026: confira lista de beneficiados
Benefício da isenção da taxa de inscrição permite estudantes participarem de forma gratuita do Vestibular 2026 da UFRGS
Olimpíada de Português 2025: local de prova da 2ª fase já pode ser consultado
Candidatos selecionados farão segunda etapa da Olimpíada de Português 2025 no dia 28 de agosto, a partir das 15h
UEM abre inscrição para Vestibular de Verão 2026 e PAS 2025
No Paraná, os dois processos seletivos acumulam mais de 1,7 mil vagas em cursos de graduação para ingresso em 2026.
Isenção de taxa do Vestibular 2026 da Fatec (SP) aberta
As inscrições para o processo seletivo para cursos de grau tecnológico iniciam no dia 15 de setembro.
Fuvest 2026: Guia de Jornada do vestibular da USP é divulgado
Inscrições para o Vestibular 2026 estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 18.
Datas do Vestibular 2026 da Fatec (SP) são divulgadas: confira cronograma de provas
Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo (Fatec - SP) oferece vagas em cursos gratuitos de grau tecnológico
Dia do Estudante: com casca de jatobá-do-cerrado, alunas de escola pública desenvolvem soluções sustentáveis
Estudantes de escola pública de Luziânia (GO) foram premiadas com projeto científico de plástico biodegradável e larvicida contra dengue
Gabarito do Encceja 2025 está disponível para consulta: confira respostas
Mais de 700 mil candidatos se inscreveram para o Encceja 2025 que foi realizado no dia 3 de agosto
Gabarito do Encceja 2025 é liberado: confira respostas da prova
Encceja 2025 poderá ser utilizado para pegar certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio
Dia do Estudante: saiba como organizar seus estudos no segundo semestre para o Enem 2025
As provas do Enem 2025 acontecerão em três meses, nos dias 9 e 16 de novembro e 30 de novembro e 7 de dezembro.