Resultado do Enem 2020 será divulgado no final de março
Com notas do exame educacional em mãos, participantes poderão se inscrever em programas como o SiSU e ProUni e em vestibulares
As provas do Enem 2020 começaram a ser aplicadas no último domingo (17). Os participantes continuam a fazer os testes no próximo dia 24 de janeiro. A próxima etapa do exame educacional é a liberação das notas, marcada para 29 de março.
Nesse dia, os inscritos somente terão acesso à nota da redação e dos demais testes. O espelho da redação deve ser publicado cerca de 60 dias depois, quanto também serão publicadas as notas dos treineiros.
Com as notas do Enem 2020 em mãos, os estudantes poderão participar de programas de acesso ao ensino superior, tais como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Programa Universidade para Todos (ProUni). Também será possível usar o desempenho no exame para fazer vestibulares e estudar em Portugal.
Enem 2020
No primeiro dia do Enem 2020, os estudantes responderam 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. O Mundo Educação conversou com professores, os quais consideraram que as provas evitaram temas polêmicos.
Nesse dia, os inscritos também produziram a redação, cujo tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". O assunto foi elogiado por alunos e professores, que comentaram o que os participantes poderiam ter abordado no texto.
No total, o Enem 2020 teve mais de 5 milhões de inscritos. Porém, mais 51% faltaram ao primeiro dia de provas, registrando índice de abstenção recorde na história do exame.
O segundo dia de provas contará com 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza. As provas vão começar às 13h30 mas devem terminar mais cedo, às 18h.
Leia também:
- 5 temas de Biologia para revisar antes da prova do Enem 2020
- 5 coisas que você precisa saber para a prova de Matemática
- 5 temas de Química que com certeza estarão no Enem 2020
Enem Digital
As provas do Enem Digital 2020 estão agendadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro em quase cem cidades brasileiras. O teor dos testes será o mesmo que do Enem Impresso.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje que, dos 96.086 inscritos no Enem Digital 2020, 54.397 (53%) ainda não consultaram o cartão com os locais onde serão aplicadas as provas.
Saiba mais sobre o Enem Digital
Reaplicação do Enem 2020
Estudantes que testaram positivo para o coronavírus ou outras doenças infectocontagiosas podem solicitar reaplicação das provas do Enem 2020 desde que apresentem documentação comprobatória.Os interessados devem pedir a reaplicação entre 25 e 29 de janeiro na Página do Participante do Enem.