Sem estrutura, UEG mantém suspensão do Vestibular 2021 de Medicina
Precariedade do curso foi denunciada pelo Cremego e confirmada por professores da faculdade de Itumbiara. Novo vestibular depende de investimentos do estado.
Em reunião virtual realizada na tarde de hoje, 23 de fevereiro, o Conselho Superior Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU|UEG) decidiu manter a suspensão das inscrições para o Vestibular 2021 do curso de Medicina em Itumbiara. O placar da votação foi apertado: 17 a 16 pela suspensão, com uma abstenção.
No início do mês, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) denunciou que a faculdade não tem estrutura física adequada nem cumpre a carga horária de acordo com o exigido. Provocada pela denúncia, a UEG decidiu suspender as inscrições e convocar uma reunião do CsU. Inicialmente, ela seria realizada antes do Carnaval, mas foi adiada para contar com a presença de um representante do governo de Goiás.
Leia também: Como passar em Medicina
Na reunião, o Conselho ouviu do coordenador do curso e do representante dos docentes que a situação da faculdade é grave. Existem apenas cinco professores, sendo que dois deles manifestaram a intenção de pedir exoneração. Há perspectiva de contratação de três professores em cadastro de reserva, mas a quantidade mínima para funcionamento da faculdade de Medicina é de 50 professores.
Os professores do curso também relataram a situação de precariedade do laboratório de anatomia. Faltam cadáveres e peças para o estudo dos alunos, que são obrigados a estudar em manequins.
Governo não envia representante
Apesar de a reunião ter sido marcada para hoje para contar com a presença de um representante do governo estadual, isso não aconteceu. Em diversos momentos, membros do Conselho mostraram indignação pela falta de iniciativa do governo do estado em resolver o problema da faculdade, que perdura há dois anos.
Diante deste cenário, o Conselho decidiu manter a suspensão até que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), apresente um plano de investimentos específicos para a faculdade de Medicina, com contratação de professores, técnicos e modernização de laboratórios. Na imprensa, Caiado tem se manifestado a favor da manutenção do curso.
Veja abaixo o vídeo da reunião:
Vestibular 2021/1
O Conselho também decidiu prorrogar até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o Vestibular 2021/1, pois a procura até o momento foi baixa. Elas encerrariam hoje. A taxa é de R$ 80 e poderá ser paga até o dia 1º de março.
A previsão é que as provas ocorram no dia 21 de março, de forma presencial. No entanto, a UEG espera um parecer da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás para decidir sobre a manutenção da data ou adiamento. Atualmente, Goiás é um dos estados com situação mais grave em relação à pandemia de coronavírus, com poucos leitos de UTI.