SiSU 2021/1: Notas de corte já podem ser acessadas
Durante o período de inscrições, os candidatos podem alterar as opções de cursos. No final de cada dia, são liberadas as notas de corte, as quais são as notas mínimas que os concorrentes precisam ter para tentar uma vaga no curso escolhido.
O Ministério da Educação (MEC) já liberou o acesso as notas de corte da primeira edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que iniciou o prazo de inscrições ontem, 06 de abril, e seguem até o dia 09 deste mês.
Veja passo a passo para se inscrever no SiSU
Durante o período de inscrições, os candidatos podem alterar as opções de cursos. No final de cada dia, são liberadas as notas de corte, as quais são as notas mínimas que os concorrentes precisam ter para tentar uma vaga no curso escolhido.
O sistema do SiSU calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Vale lembrar que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.
O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.
Saiba mais sobre as notas do corte do SiSU
O estudante também pode consultar em seu boletim, durante o período de inscrições, o que é chamado de classificação parcial na opção de curso escolhido. Ela é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção.
Vale reforçar que ela é somente uma referência e está disponível ao participante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.
Números
Até as 17h de ontem, primeiro dia de cadastro, foram registradas 1.306.000 inscrições no SiSU 2021/1. No mesmo período de 2020 foram registradas 846 mil inscrições e, em 2019, foram 400 mil.
Já o total de estudantes inscritos apenas até as 17h deste primeiro dia de inscrições é de 686 mil. Cada inscrito pode fazer inscrição em até dois cursos de sua escolha, por isso o dado de inscrição pode ser até o dobro do de inscritos.
No momento da inscrição, o estudante precisa informar o curso, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrêcia: se ampla concorrência, cotas ou programa de políticas de ações afirmativas.
Vagas
Nesta edição, o SiSU oferece 206.609 vagas, distribuídas em 5.571 cursos de graduação de 109 instituições públicas de educação superior, como universidades federais e estaduais e institutos e centros federais.
O resultado do SiSU 2021/1 deve sair no dia 13 de abril. O prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 13 a 19 de abril.
A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Quem se inscrever na lista de espera deve acompanhar a seleção pelas próprias páginas das universidades que oferecem a vaga.
Leia mais detalhes sobre a lista de espera do SiSU
Para mais detalhes, acesse o Edital SiSU 2021/1.