SiSU: MEC não divulga edital e não abre inscrições da edição de 2º semestre de 2020 irritando estudantes
Sem inscrições do SiSU iniciadas na data prevista, cronogramas do ProUni e do Fies também deverão ser alterados.
O Ministério da Educação (MEC) não divulgou o edital e nem abriu as inscrições da 2ª edição de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Prevista de ter início hoje, 16 de junho, as inscrições seriam recebidas até o dia 19 deste mês.
As datas haviam sido divulgadas no início do mês de maio, na conta do twitter do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Na mesma publicação, ele ainda informou as datas de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ambos 2020/2.
Estudantes estão reclamando bastante pelo twitter e cobram uma posição de Weintraub que, segundo alguns usuários desta rede social, estaria bloqueando aqueles que pedem uma posição sua sobre o SiSU.
Ontem, entramos em contato com o MEC para confirmar se o cronograma estava mantido, mas ainda não tivemos retorno. Também na segunda-feira, alguns portais de notícias divulgaram que o ministro poderia estar de saída do MEC. Ele já se envolveu em várias polêmicas desde que assumiu a pasta. A última delas, foi o ataque feito aos ministros do Supremo Tribunal Fdederal (STF).
Cursos EaD
Ainda no mês de maio, foi anunciado que o SiSU também ofertaria cursos na modalidade de ensino a distância (EaD) pelas instituições de ensino públicas participantes. Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais.
Veja como funcionam os cursos via EaD
De acordo com a publicação na ocasião, cursos que exigem habilidades específicas, como, por exemplo, Arquitetura e Urbanismo, Música e Artes Visuais, ainda não seriam oferecidos pelo SiSU, pois, antes do ingresso, seria necessário medir a aptidão do candidato.
SiSU
O SiSU oferece vagas em instituições de ensino públicas. Para participar é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não ter zerado a redação. Caso seja confirmado o adiamento do SiSU 2020/2, os cronogramas do ProUni e Fies do segundo semestre também deverão sofrer alterações.