☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp aprova cotas étnico-raciais e vagas via Enem

Unicamp aprova cotas étnico-raciais e vagas via Enem

Decisão da Universidade é histórica e será válida já para o Vestibular 2019.

Publicado por Érica Caetano
22/11/2017 09h56 , atualizado em 22/11/2017 10h50

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou ontem, 21 de novembro, que aprovou por meio do Conselho Universitário (Consu) a decisão histórica da adoção do sistema de cotas étnico-raciais, com a reserva de 25% de vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos, além da criação do Vestibular Indígena.

 De acordo com a instituição, o objetivo é fazer com que a sociedade se veja representada na instituição. As medidas serão aplicadas de forma gradual, a partir do Vestibular 2019.

Além das cotas étnico-raciais e do Vestibular Indígena, também foi aprovada mudanças no que diz respeito ao Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS). Dentre as mudanças, está a concessão de bonificação de 20 pontos na primeira e segunda fase do Vestibular também aos candidatos que cursaram o Ensino Fundamental II em escola pública. 

Atualmente, o Programa oferece a pontuação adicional somente aos candidatos que fizeram o Ensino Médio em escola pública.

Enem

Também foi confirmada a indicação da Comissão Central de Graduação (CCG), que sugeriu a oferta parcial de vagas por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e não pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), como constava originalmente na proposta. A designação de vagas para os melhores colocados em olimpíadas e competições de conhecimento foi outro ponto aprovado.

De acordo com os dados fornecidos pela Unicamp, baseado em simulações, o índice geral de candidatos aprovados oriundos de escolas públicas na Universidade passaria dos atuais 38,1% para 45,9%. 

A expectativa é que, com a oferta de novas formas de acesso à graduação, aumente a procura por parte dos candidatos de escolas públicas. O mesmo também é esperado em relação aos candidatos autodeclarados pretos e pardos. 

Atualmente, a presença desse segmento no conjunto dos estudantes de graduação é de 29,5%. Com a utilização das cotas, a expectativa é que essa taxa passe num primeiro momento para 33,6%. A meta que a Unicamp pretende atingir é de 37,2%, que corresponde à participação de pretos e pardos na população do Estado de São Paulo.

Separados por cursos, a participação dos estudantes negros também apresentaria aumento. Cerca de 20 cursos passariam a contar com um contingente de pretos e pardos equivalente ou superior ao da representação desse grupo étnico na população paulista. Como o Vestibular Indígena ainda está para ser criado, não há números possíveis para a realização de comparativos.

Política de cotas na Unicamp

O processo para elaboração de uma política de adoção de cotas nos cursos de graduação na Unicamp teve início em 2016. Até ser aprovada, a proposta de adoção de cotas étnico-raciais e demais mudanças nas formas de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp percorreu um longo caminho. O trabalho envolveu audiências públicas, criação de grupos específicos para estudo e elaboração de um modelo.

Foto: Unicamp

Vestibular 2018

As provas da 1a fase do Vestibular 2018 da Unicamp foram aplicadas no último domingo, 19 de novembro. A expectativa é que os gabaritos oficiais sejam liberados amanhã, dia 23. Enquanto isso, você conferir a correção comentada disponibilizada pelo Super Vestibular.

O resultado da 1a etapa e os locais de prova da segunda serão anunciados no dia 11 de dezembro. Os candidatos poderão consultar as notas da primeira fase no dia 21 de dezembro.

O Vestibular 2018 da Unicamp recebeu 83.782 inscrições para as 3.340 vagas distribuídas em 70 cursos em Campinas, Limeira, Paulínia e Piracicaba. Para mais informações, acesse o Manual do Candidato ou o site da Comvest.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024

Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo


MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024

Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil


Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta

Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)


MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho


Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil