Medicina Veterinária, Zootecnia ou Zoologia?
Apesar de ambos os cursos estarem ligados ao contato com animais, cada um deles possui suas particularidades
Os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia e a área de Zoologia se assemelham em muitos aspectos. Os mesmos visam o bem-estar e as melhores condições para os animais. Por conta disso, muitos estudantes ficam na dúvida e não sabem exatamente entre qual deles optar para prestar vestibular.
O vestibulando que pensa em fazer faculdade nestas áreas deve gostar, primeiramente, de animais, claro! No entanto, este não é o único fator para fazer um desses cursos, já que cada deles um possui suas particularidades. Mas, e agora? Já que os três tratam de animais e seus cuidados, qual a diferença entre eles? Confira!
Medicina Veterinária
O curso de Medicina Veterinária visa preparar o estudante para diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, aplicar vacinas, realizar cirurgias, dentre outras orientações acerca da criação e alimentação do mundo animal. Por isso, para atuar neste curso, além de gostar muito de animais, é preciso ter boa comunicação e relacionamento com as pessoas, já que nem sempre as situações em que profissional terá que lidar serão de alegria. Muitas vezes é preciso dar diagnósticos delicados relacionados a doenças, complicações cirúrgicas e até mesmo morte dos bichinhos.
Também é necessário ter facilidade e interesse por ciências biológicas e da saúde, áreas bastante estudados nos primeiros anos de curso. Concentração e paciência também são duas características muito importantes para quem pensa em fazer esta faculdade.
O profissional graduado em Medicina Veterinária pode atuar em clínicas para animais de estimação, seja como empreendedor ou como médico veterinário responsável, em indústrias, na produção de alimentos e/ou remédios, no setor de marketing ou assistência técnica, centros de pesquisa, fazendas, zoológicos, centros de controle de zoonoses e perícia técnica. Sua atuação também pode ser encontrada no trabalho de inspeção e fiscalização sanitárias e agronegócios.
Zootecnia
Apesar de muitos acharem que se trata da mesma atuação que a graduação de Medicina Veterinária, o curso superior em Zootecnia tem as suas especificidades. Enquanto o primeiro curso tem como principal pilar de trabalho a saúde e o bem-estar do animal, a Zootecnia trabalha principalmente na garantia da quantidade e a qualidade dos alimentos de origem animal para a distribuição em determinada população, controle de reprodução e aprimoramento genético e nutricional do animal, geralmente para fins comerciais.
Aquele estudante que deseja fazer este curso deve ter facilidade em disciplinas ligadas a área de exatas, com foco em matemática e química. Se identificar com questões ligadas ao campo também auxiliará. Gostar de animais poderá facilitar o aprendizado, mas não é considerado um requisito primordial para fazer esta graduação.
O profissional graduado em Zootecnia está habilitado para trabalhar em fazendas, atuando no ramo bastante promissor no momento, que é o agronegócio. Ainda há a possibilidade de trabalho em indústrias, fábricas e cooperativas, órgãos ligados à esfera governamental, no serviço público, em centros de pesquisa e instituições de ensino.
Os zootecnistas também podem ser encontrados em zoológicos e centros de triagem de animais silvestres. Neste segmento, a atuação se dá no controle de produtividade dos animais. Caso o profissional ao concluir a faculdade venha a fazer pós-graduação, também poderá dar aulas em universidades em disciplinas ligadas a área.
Zoologia
A Zoologia é uma ciência que estuda os animais nos seus mais diversos aspectos, sejam espécies vivas ou extintas. Ao contrário do que muitos pensam, a Zoologia não é um curso superior, mas sim uma especialidade do curso de Ciências Biológicas. Portanto, para atuar nesta área é preciso, primeiramente, cursar faculdade de Biologia e depois uma pós-graduação em Zoologia.
Esta especialidade engloba basicamente todas as questões biológicas e de relações entre animais e ambiente. Estuda-se nela ecologia, morfologia, funcionamento dos animais, suas formações e desenvolvimentos, propriedades, funções celulares e etc, podendo ser dividida em vários outros segmentos. Ou seja, é uma área bastante ampla de estudos dos animais.
O profissional especializado em Zoologia pode trabalhar em instituições públicas e privadas, através de estudos para a área ambiental e seus respectivos impactos aos animais; na gestão de zoológicos, parques, reservas naturais e museus; e na área acadêmica, junto a universidade e órgãos de pesquisas.