Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como equilibrar estudo e descanso para o vestibular?

Como equilibrar estudo e descanso para o vestibular?

Pesquisas comprovam que o descanso pode auxiliar diretamente na capacidade de aprendizado do vestibulando e no seu bom desempenho no vestibular.

Publicado por Wanja Borges
Intervalo entre os estudos para o vestibular é de fundamental importância para seu aproveitamento
Intervalo entre os estudos para o vestibular é de fundamental importância para seu aproveitamento

“Todo excesso traz, em si, o germe da autodestruição”, já dizia Aldous Huxley, renomado escritor inglês. Essa frase representa, com propriedade, as consequências da intensa rotina de estudos adotada por milhares de vestibulandos atualmente. Dedicar todo o tempo do seu dia para a temática vestibular nunca foi (e nem será) a melhor estratégia. Pesquisas comprovam que o ser humano, neurologicamente falando, necessita de intervalos entre suas atividades, sejam elas quais forem.

Em relação ao estudo, a situação é ainda mais delicada porque existe um cansaço mental, além de físico. Muitos estudantes chegam a dedicar cerca de 15 horas à preparação para o vestibular e, com medo de perderem tempo ou até mesmo de estarem em desvantagem em relação à concorrência, acabam fazendo isso sem qualquer pausa significativa. O que eles esquecem é que o cansaço gera perda de concentração e, consequentemente, reduz a produtividade e o rendimento dos estudos.

Dica

Nesse sentido, o ideal é reservar ao menos 10 minutos, a cada hora de estudo, para atividades secundárias que auxiliem o estudante a assimilar o conteúdo e recuperar suas energias. Tomar água, fazer um lanche, checar o Facebook, ir ao banheiro, conversar com outras pessoas, alongar e tomar um banho são algumas opções. O importante é se deslocar, temporariamente, para ambientes e temáticas diferentes, sem ultrapassar o tempo destinado ao intervalo e sem perder o foco e a concentração

Além disso, também é aconselhável destinar parte do tempo para sair com amigos e familiares, fazer uma atividade física ou assistir a um filme. O mais importante é aproveitar esse descanso como um momento de descontração, sem qualquer culpa. E, para isso, o ideal é não abusar dos excessos, como sair para uma boate, beber a noite inteira e dormir apenas quatro horas. Esse tipo de programação ajuda a tirar o estudante da rotina e do seu ponto de equilíbrio e acarreta na famosa consciência pesada. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Descanse

Outra boa notícia é que o tão sonhado cochilo depois do almoço também pode auxiliar na capacidade de aprendizado. Se o seu corpo está dando sinais de que precisa de descanso, o melhor a fazer é atender ao pedido, principalmente quando o sono noturno não conta com horários regulares. Por outro lado, é preciso estabelecer um limite. Dormir mais do que o necessário pode dificultar o retorno dos estudos. Neste caso, 20 minutos são suficientes para o estudante relaxar seu corpo e mente e voltar à sua rotina pré-vestibular. 

O descanso não é um inimigo do vestibulando, pelo contrário, se for bem administrado, ele pode se transformar em um aliado capaz de auxiliá-lo, inclusive, a garantir um bom desempenho nas provas de seleção. Por outro lado, o estudo em excesso, bem como o lazer em excesso, como já dizia Aldous Huxley, podem se transformar em germes da autodestruição, por isso, para manter o equilíbrio, mais importante do que seguir todas essas dicas, é conhecer seus limites e saber respeitá-los. Bom senso em primeiro lugar. 

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.