Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como equilibrar estudo e descanso para o vestibular?

Como equilibrar estudo e descanso para o vestibular?

Pesquisas comprovam que o descanso pode auxiliar diretamente na capacidade de aprendizado do vestibulando e no seu bom desempenho no vestibular.

Publicado por Wanja Borges
Intervalo entre os estudos para o vestibular é de fundamental importância para seu aproveitamento
Intervalo entre os estudos para o vestibular é de fundamental importância para seu aproveitamento

“Todo excesso traz, em si, o germe da autodestruição”, já dizia Aldous Huxley, renomado escritor inglês. Essa frase representa, com propriedade, as consequências da intensa rotina de estudos adotada por milhares de vestibulandos atualmente. Dedicar todo o tempo do seu dia para a temática vestibular nunca foi (e nem será) a melhor estratégia. Pesquisas comprovam que o ser humano, neurologicamente falando, necessita de intervalos entre suas atividades, sejam elas quais forem.

Em relação ao estudo, a situação é ainda mais delicada porque existe um cansaço mental, além de físico. Muitos estudantes chegam a dedicar cerca de 15 horas à preparação para o vestibular e, com medo de perderem tempo ou até mesmo de estarem em desvantagem em relação à concorrência, acabam fazendo isso sem qualquer pausa significativa. O que eles esquecem é que o cansaço gera perda de concentração e, consequentemente, reduz a produtividade e o rendimento dos estudos.

Dica

Nesse sentido, o ideal é reservar ao menos 10 minutos, a cada hora de estudo, para atividades secundárias que auxiliem o estudante a assimilar o conteúdo e recuperar suas energias. Tomar água, fazer um lanche, checar o Facebook, ir ao banheiro, conversar com outras pessoas, alongar e tomar um banho são algumas opções. O importante é se deslocar, temporariamente, para ambientes e temáticas diferentes, sem ultrapassar o tempo destinado ao intervalo e sem perder o foco e a concentração

Além disso, também é aconselhável destinar parte do tempo para sair com amigos e familiares, fazer uma atividade física ou assistir a um filme. O mais importante é aproveitar esse descanso como um momento de descontração, sem qualquer culpa. E, para isso, o ideal é não abusar dos excessos, como sair para uma boate, beber a noite inteira e dormir apenas quatro horas. Esse tipo de programação ajuda a tirar o estudante da rotina e do seu ponto de equilíbrio e acarreta na famosa consciência pesada. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Descanse

Outra boa notícia é que o tão sonhado cochilo depois do almoço também pode auxiliar na capacidade de aprendizado. Se o seu corpo está dando sinais de que precisa de descanso, o melhor a fazer é atender ao pedido, principalmente quando o sono noturno não conta com horários regulares. Por outro lado, é preciso estabelecer um limite. Dormir mais do que o necessário pode dificultar o retorno dos estudos. Neste caso, 20 minutos são suficientes para o estudante relaxar seu corpo e mente e voltar à sua rotina pré-vestibular. 

O descanso não é um inimigo do vestibulando, pelo contrário, se for bem administrado, ele pode se transformar em um aliado capaz de auxiliá-lo, inclusive, a garantir um bom desempenho nas provas de seleção. Por outro lado, o estudo em excesso, bem como o lazer em excesso, como já dizia Aldous Huxley, podem se transformar em germes da autodestruição, por isso, para manter o equilíbrio, mais importante do que seguir todas essas dicas, é conhecer seus limites e saber respeitá-los. Bom senso em primeiro lugar. 

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho