Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. As principais causas da reprovação no vestibular

As principais causas da reprovação no vestibular

Reprovação no vestibular nem sempre está relacionada somente a aspectos educacionais.

Publicado por Wanja Borges
Se você foi reprovado no vestibular, mantenha a calma, analise os passos em falso e reflita sobre suas escolhas
Se você foi reprovado no vestibular, mantenha a calma, analise os passos em falso e reflita sobre suas escolhas

Estudar para o vestibular nunca foi, e nem será, garantia de aprovação. A cada processo seletivo cresce o número de vestibulandos que chegam a essa constatação. Ainda assim, as causas das reprovações continuam sendo imperceptíveis para grande parte deles. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que os motivos do “fracasso” não se restringem somente aos aspectos relacionados ao estudo, como falta de orientação ou adoção do método errado. 

Existem muitos vestibulandos que se dedicam, integralmente, ao sonho de conseguir uma vaga no ensino superior e, ainda assim, são reprovados. Mas por que isso acontece? Para muitos, o momento escolhido para prestar um vestibular ainda não é o certo. A escolha do curso e, consequentemente, da profissão tem sido imposta cada vez mais cedo, o que vem gerando insegurança e indecisão a alguns estudantes.

O que eu quero?

Essa dúvida acaba resultando, muitas vezes, em uma falta de dedicação e interesse do candidato. “Para que se matar de estudar se eu nem sei se é isso mesmo que eu quero?” Esse é um dos questionamentos responsáveis pela dispersão e falta de convicção do vestibulando, além do prejuízo aos estudos. A falta de estrutura educacional nos ensinos fundamental e médio também pode prejudicar a atuação de muitos jovens nessa disputa.

Por outro lado, até os estudantes decididos e que possuem uma boa base educacional correm esse risco, seja por problemas familiares que afetam diretamente o seu desempenho, seja por conta da pressão pessoal e/ou familiar pela aprovação. Além disso, transformar o momento em único pode aumentar ainda mais a tensão, medo e ansiedade, prejudicando o desempenho do candidato na hora da prova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fatores psicológicos

Uso de bebidas e entorpecentes, além dos problemas psicológicos decorrentes da adolescência também são fatores que possuem parcela de responsabilidade nas reprovações. O famoso “branco” também é outro inimigo do vestibulando, que costuma surgir justamente por conta do nervosismo e estresse exacerbado. A busca de ajuda profissional, geralmente de psicólogos, é uma das alternativas mais adotadas pelos pais para auxiliarem os filhos no controle emocional. 

Assim como existem outras inúmeras causas de reprovações, também existem outras chances de passar no processo seletivo, por isso, sem desesperos. Se você foi reprovado, mantenha a calma, analise os passos em falso e reflita sobre suas escolhas. Essa é a hora de reavaliar o curso e faculdade escolhida, os métodos de estudo e amadurecer sua decisão. Enfrentar o “fracasso” como uma oportunidade é a melhor forma de conseguir êxito no futuro que, diga-se de passagem, nem está tão distante.     

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho