Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Como usar as férias na pandemia para recuperar o tempo de estudos

Como usar as férias na pandemia para recuperar o tempo de estudos

Veja como conciliar o tempo das férias para descansar mas para colocar sua vida estudantil em ordem, já que ainda não dá para viajar e aglomerar.

Publicado por Érica Caetano
13/07/2021 10h30 , atualizado em 13/07/2021 15h46
As férias podem ser uma ótima oportunidade para colocar os estudos em dia
As férias podem ser uma ótima oportunidade para colocar os estudos em dia

Mais um período de férias chegou e, apesar da vacinação contra a Covid-19 já ter iniciado, ainda estamos vivendo com a pandemia no país. Ainda não é possível viajar e nem se aglomerar.

Com esse período atípico e sem muitas opções, estudantes podem aproveitar para terem um merecido descanso, mas, ao mesmo tempo, recuperar algum conteúdo que tenha ficado a desejar ou não tenha sido visto de forma adequada na pandemia.

É comum que o estudante fique um pouco confuso e naquele dilema: intensificar a preparação para provas como vestibulares, Enem ou até mesmo reforçar os conteúdos já estudados ou esquecer dos estudos e relaxar a cabeça.

Não existe a resposta ideal para essa dúvida, afinal de contas, o mais importante é buscar o equilíbrio entre as duas coisas.

O orientador pedagógico e professor de História do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante de Campinas-SP, Alfredo Terra Neto, afirma que, de modo geral, é preciso que se tenha harmonia entre essas duas opções.

“Se o aluno descansar o tempo todo, muito possivelmente não vai conseguir tirar o atraso das matérias acumuladas e vai perder o ritmo até as aulas voltarem. Por outro lado, se rachar de estudar nas férias, provavelmente vai haver melhora nas disciplinas em que está atrasado. Porém, ele não vai recuperar as energias e, lá na frente, ficará cansado".

Equilibrando descanso e estudo

Para Neto, o ideal é reduzir a carga horário de estudos para 50% na primeira semana de férias e, na semana do meio, o foco será o descanso. Por exemplo, se o aluno costuma estudar dez horas por dia, juntando as aulas mais o tempo que dedica em casa, deverá passar a estudar por cinco horas.

Na semana do meio, o foco será o descanso. Caso não queira desligar 100%, pode se valer de uma estratégia chamada “ócio produtivo”. Por exemplo, assistir filmes e documentários com temas que possam aparecer nos vestibulares e Enem.

Na terceira e última semana de férias, o aluno retoma a carga de 50%. "Deste modo, estará novamente no ritmo para o retorno das aulas”, aconselha o professor. 

Filmes e documentários

Um exemplo bem simples são os filmes e documentários. Escolha aqueles com assuntos relevantes, com algum conteúdo histórico e que possa estar nas provas dos vestibulares ou do próprio Enem. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira 5 filmes para conhecer mais a área do Direito

Confira 5 filmes para entender Medicina

Você vai distrair a cabeça e ao mesmo tempo não deixará de estar assimilando algum conteúdo que pode ser relevante nas provas.

Leituras

A grande maioria dos vestibulares cobram obras literárias. Se você estiver atrasado com a leitura delas, aproveite o período de férias para colocá-las em dia.

Confira as obras literárias dos Vestibulares!

Além do mais, ler diverte, agrega conhecimento e amplia o vocabulário. Por isso, é uma ótima opção. A leitura poderá te ajudar até na hora da redação das provas.

Aprofunde em conteúdos  

Como falamos desde o início, tudo dependerá de planejamento e foco que o estudante tiver para aproveitar suas férias de forma produtiva, entre descanso e estudos.

E outra maneira de aproveitar esse tempo é aprofundando os estudos em conteúdos e/ou disciplinas atrasadas ou que não ficaram muito claras durante o período letivo.

Por conta da pandemia, sabemos que a grande maioria das instituições de ensino continuam fechadas, com aulas somente no formato on-line, ou reabriram no sistema híbrido.

Pode ser que devido a estas novas ferramentas de ensino, alguns conteúdos não tenham ficado claro ou gerado alguma dúvida. Para que estas não se tornem uma "bola de neve" até o final do ano letivo, o melhor é aproveitar este período mais tranquilo para se dedicar.

O estudante poderá refazer exercícios da matéria que gosta ou da que tem dificuldade. 

Foque no Enem

Caso queira focar os conhecimentos com as questões do Enem, você pode fazer o simulado do Enemresolver as provas da última edição do Exame e ver a correção comentada.

Use a internet a seu favor

Com pontos turísticos fechados e visitações a museus proibidas, há a possibilidade de conhecer todos esses lugares com visitas virtuais através da internet. Outra maneira de relaxar a cabeça e aprender um pouco mais.

Veja 10 cursos para quem gosta de internet!

Leia também: Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

Veja também

Manual do Candidato do Vestibular 2022 da Fuvest é disponibilizado
No documento, é possível verificar os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª fases, além de matrículas e outras informações.

2ª chamada do ProUni 2021/2 já pode ser acessada
Agora, os selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A documentação deverá ser apresentada até o dia 11 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021 do 2º semestre
Nesta edição, oferta é de 62.365 vagas em 70 instituições públicas de educação superior

UPE publica resultado dos pedidos de isenção de taxa do SSA 2022
Instituição receberá recursos de amanhã (3) até a próxima quinta-feira, 5 de agosto

Unemat está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2 via Enem
Processo seletivo oferece 2.570 vagas em 62 carreiras ministradas em Cuiabá e outras cidades do interior

UFRGS recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021/2
Para participar, é necessário possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter estudado na rede pública

ITA recebe inscrições do Vestibular 2022
As oportunidades do ITA são divididas para quem decidir cursar a graduação como civil e e para quem optar por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

Inscrições do Vestibular 2022 da Unicamp estão abertas
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 08 de setembro. Pedidos de isenção de taxa já foram recebidos.

Unesp solta resultado do Vestibular EaD 2021 de Pedagogia
Seleção ofertou 700 vagas para São Paulo, 50 para Guarulhos e 50 para Cubatão

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2021/2 via Enem do IFF
Devido a pandemia de Covid-19, as provas não serão aplicadas de forma presencial, sendo aceitas as notas do Enem das edições entre 2018 e 2020.

Provas das etapas I e II do PAC 2020 da Unicentro (PR) são aplicadas
As provas das duas primeiras etapas do PAC 2020 serão formadas por conhecimentos dos anos respectivos do Ensino Médio.

Provas do Vestibular 2021 da Unioeste (PR) são aplicadas neste domingo
Os mais de 10 mil inscritos farão as provas de manhã e à tarde, nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo.