Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Como usar as férias na pandemia para recuperar o tempo de estudos

Como usar as férias na pandemia para recuperar o tempo de estudos

Veja como conciliar o tempo das férias para descansar mas para colocar sua vida estudantil em ordem, já que ainda não dá para viajar e aglomerar.

Publicado por Érica Caetano
13/07/2021 10h30 , atualizado em 13/07/2021 15h46
As férias podem ser uma ótima oportunidade para colocar os estudos em dia
As férias podem ser uma ótima oportunidade para colocar os estudos em dia

Mais um período de férias chegou e, apesar da vacinação contra a Covid-19 já ter iniciado, ainda estamos vivendo com a pandemia no país. Ainda não é possível viajar e nem se aglomerar.

Com esse período atípico e sem muitas opções, estudantes podem aproveitar para terem um merecido descanso, mas, ao mesmo tempo, recuperar algum conteúdo que tenha ficado a desejar ou não tenha sido visto de forma adequada na pandemia.

É comum que o estudante fique um pouco confuso e naquele dilema: intensificar a preparação para provas como vestibulares, Enem ou até mesmo reforçar os conteúdos já estudados ou esquecer dos estudos e relaxar a cabeça.

Não existe a resposta ideal para essa dúvida, afinal de contas, o mais importante é buscar o equilíbrio entre as duas coisas.

O orientador pedagógico e professor de História do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante de Campinas-SP, Alfredo Terra Neto, afirma que, de modo geral, é preciso que se tenha harmonia entre essas duas opções.

“Se o aluno descansar o tempo todo, muito possivelmente não vai conseguir tirar o atraso das matérias acumuladas e vai perder o ritmo até as aulas voltarem. Por outro lado, se rachar de estudar nas férias, provavelmente vai haver melhora nas disciplinas em que está atrasado. Porém, ele não vai recuperar as energias e, lá na frente, ficará cansado".

Equilibrando descanso e estudo

Para Neto, o ideal é reduzir a carga horário de estudos para 50% na primeira semana de férias e, na semana do meio, o foco será o descanso. Por exemplo, se o aluno costuma estudar dez horas por dia, juntando as aulas mais o tempo que dedica em casa, deverá passar a estudar por cinco horas.

Na semana do meio, o foco será o descanso. Caso não queira desligar 100%, pode se valer de uma estratégia chamada “ócio produtivo”. Por exemplo, assistir filmes e documentários com temas que possam aparecer nos vestibulares e Enem.

Na terceira e última semana de férias, o aluno retoma a carga de 50%. "Deste modo, estará novamente no ritmo para o retorno das aulas”, aconselha o professor. 

Filmes e documentários

Um exemplo bem simples são os filmes e documentários. Escolha aqueles com assuntos relevantes, com algum conteúdo histórico e que possa estar nas provas dos vestibulares ou do próprio Enem. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira 5 filmes para conhecer mais a área do Direito

Confira 5 filmes para entender Medicina

Você vai distrair a cabeça e ao mesmo tempo não deixará de estar assimilando algum conteúdo que pode ser relevante nas provas.

Leituras

A grande maioria dos vestibulares cobram obras literárias. Se você estiver atrasado com a leitura delas, aproveite o período de férias para colocá-las em dia.

Confira as obras literárias dos Vestibulares!

Além do mais, ler diverte, agrega conhecimento e amplia o vocabulário. Por isso, é uma ótima opção. A leitura poderá te ajudar até na hora da redação das provas.

Aprofunde em conteúdos  

Como falamos desde o início, tudo dependerá de planejamento e foco que o estudante tiver para aproveitar suas férias de forma produtiva, entre descanso e estudos.

E outra maneira de aproveitar esse tempo é aprofundando os estudos em conteúdos e/ou disciplinas atrasadas ou que não ficaram muito claras durante o período letivo.

Por conta da pandemia, sabemos que a grande maioria das instituições de ensino continuam fechadas, com aulas somente no formato on-line, ou reabriram no sistema híbrido.

Pode ser que devido a estas novas ferramentas de ensino, alguns conteúdos não tenham ficado claro ou gerado alguma dúvida. Para que estas não se tornem uma "bola de neve" até o final do ano letivo, o melhor é aproveitar este período mais tranquilo para se dedicar.

O estudante poderá refazer exercícios da matéria que gosta ou da que tem dificuldade. 

Foque no Enem

Caso queira focar os conhecimentos com as questões do Enem, você pode fazer o simulado do Enemresolver as provas da última edição do Exame e ver a correção comentada.

Use a internet a seu favor

Com pontos turísticos fechados e visitações a museus proibidas, há a possibilidade de conhecer todos esses lugares com visitas virtuais através da internet. Outra maneira de relaxar a cabeça e aprender um pouco mais.

Veja 10 cursos para quem gosta de internet!

Leia também: Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

Veja também

IFG encerra inscrições para Vestibular 2022/1
Processo seletivo oferece vagas em cursos ministrados em Goiânia e em seis cidades do interior de Goiás

Enem 2021: participantes passam pelas provas de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (28)
Os testes começam a ser realizados às 13h30, mas terminam mais cedo que o primeiro dia, às 18h30.

São Paulo: Vestibular 2022/1 on-line do Insper começa nesta segunda-feira (29)
Processo seletivo oferece 600 vagas em cursos como Administração, Direito e Engenharias

UnB abre inscrições para PAS 2021
Participantes farão provas em janeiro ou fevereiro de 2022, conforme etapa na qual se encontram

Uepa prorroga inscrições para Vestibular 2022
Os candidatos deste processo seletivo serão selecionados por análise das notas do Enem 2021, cujas provas já estão sendo realizadas.

Resultado do Vestibular 2022 da PUC Minas é publicado
Os selecionados deverão realizar matrículas entre os dias 1º e 02 de dezembro, das 8h às 19h. 

ESPM publica resultado do Vestibular 2022/1
Processo seletivo ofereceu vagas em cursos ministrados nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

UEA recebe pedidos de isenção de taxa do SIS e Vestibular 2021/2022
Os interessados podem solicitar a gratuidade até a próxima segunda-feira, dia 30, às 17h, tanto para o SIS quanto para o Vestibular.

Facape (PE) solta resultado do Vestibular 2022/1
Candidatos às mais de 500 vagas foram avaliados pelas notas do Enem ou do histórico escolar

UEMG realizará Vestibular próprio novamente a partir de 2022
Instituição havia extinto processos seletivos em março de 2019 para usar somente notas do Enem

UFPA divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022
Inscritos neste processo seletivo serão selecionados pelas notas do Enem 2021. Primeiro dia do exame educacional foi no último domingo (21).

Unioeste (PR) anuncia datas e informações do Vestibular 2022
Processo seletivo será realizado apenas em 2022. Previsão é que provas sejam aplicadas em julho.