Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Como usar as férias na pandemia para recuperar o tempo de estudos

Como usar as férias na pandemia para recuperar o tempo de estudos

Veja como conciliar o tempo das férias para descansar mas para colocar sua vida estudantil em ordem, já que ainda não dá para viajar e aglomerar.

Publicado por Érica Caetano
13/07/2021 10h30 , atualizado em 13/07/2021 15h46
As férias podem ser uma ótima oportunidade para colocar os estudos em dia
As férias podem ser uma ótima oportunidade para colocar os estudos em dia

Mais um período de férias chegou e, apesar da vacinação contra a Covid-19 já ter iniciado, ainda estamos vivendo com a pandemia no país. Ainda não é possível viajar e nem se aglomerar.

Com esse período atípico e sem muitas opções, estudantes podem aproveitar para terem um merecido descanso, mas, ao mesmo tempo, recuperar algum conteúdo que tenha ficado a desejar ou não tenha sido visto de forma adequada na pandemia.

É comum que o estudante fique um pouco confuso e naquele dilema: intensificar a preparação para provas como vestibulares, Enem ou até mesmo reforçar os conteúdos já estudados ou esquecer dos estudos e relaxar a cabeça.

Não existe a resposta ideal para essa dúvida, afinal de contas, o mais importante é buscar o equilíbrio entre as duas coisas.

O orientador pedagógico e professor de História do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante de Campinas-SP, Alfredo Terra Neto, afirma que, de modo geral, é preciso que se tenha harmonia entre essas duas opções.

“Se o aluno descansar o tempo todo, muito possivelmente não vai conseguir tirar o atraso das matérias acumuladas e vai perder o ritmo até as aulas voltarem. Por outro lado, se rachar de estudar nas férias, provavelmente vai haver melhora nas disciplinas em que está atrasado. Porém, ele não vai recuperar as energias e, lá na frente, ficará cansado".

Equilibrando descanso e estudo

Para Neto, o ideal é reduzir a carga horário de estudos para 50% na primeira semana de férias e, na semana do meio, o foco será o descanso. Por exemplo, se o aluno costuma estudar dez horas por dia, juntando as aulas mais o tempo que dedica em casa, deverá passar a estudar por cinco horas.

Na semana do meio, o foco será o descanso. Caso não queira desligar 100%, pode se valer de uma estratégia chamada “ócio produtivo”. Por exemplo, assistir filmes e documentários com temas que possam aparecer nos vestibulares e Enem.

Na terceira e última semana de férias, o aluno retoma a carga de 50%. "Deste modo, estará novamente no ritmo para o retorno das aulas”, aconselha o professor. 

Filmes e documentários

Um exemplo bem simples são os filmes e documentários. Escolha aqueles com assuntos relevantes, com algum conteúdo histórico e que possa estar nas provas dos vestibulares ou do próprio Enem. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira 5 filmes para conhecer mais a área do Direito

Confira 5 filmes para entender Medicina

Você vai distrair a cabeça e ao mesmo tempo não deixará de estar assimilando algum conteúdo que pode ser relevante nas provas.

Leituras

A grande maioria dos vestibulares cobram obras literárias. Se você estiver atrasado com a leitura delas, aproveite o período de férias para colocá-las em dia.

Confira as obras literárias dos Vestibulares!

Além do mais, ler diverte, agrega conhecimento e amplia o vocabulário. Por isso, é uma ótima opção. A leitura poderá te ajudar até na hora da redação das provas.

Aprofunde em conteúdos  

Como falamos desde o início, tudo dependerá de planejamento e foco que o estudante tiver para aproveitar suas férias de forma produtiva, entre descanso e estudos.

E outra maneira de aproveitar esse tempo é aprofundando os estudos em conteúdos e/ou disciplinas atrasadas ou que não ficaram muito claras durante o período letivo.

Por conta da pandemia, sabemos que a grande maioria das instituições de ensino continuam fechadas, com aulas somente no formato on-line, ou reabriram no sistema híbrido.

Pode ser que devido a estas novas ferramentas de ensino, alguns conteúdos não tenham ficado claro ou gerado alguma dúvida. Para que estas não se tornem uma "bola de neve" até o final do ano letivo, o melhor é aproveitar este período mais tranquilo para se dedicar.

O estudante poderá refazer exercícios da matéria que gosta ou da que tem dificuldade. 

Foque no Enem

Caso queira focar os conhecimentos com as questões do Enem, você pode fazer o simulado do Enemresolver as provas da última edição do Exame e ver a correção comentada.

Use a internet a seu favor

Com pontos turísticos fechados e visitações a museus proibidas, há a possibilidade de conhecer todos esses lugares com visitas virtuais através da internet. Outra maneira de relaxar a cabeça e aprender um pouco mais.

Veja 10 cursos para quem gosta de internet!

Leia também: Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

Veja também

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho
Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro